Lourenço da Cunha: diferenças entre revisões
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Lourenço da cunha terá obtido a sua formação em Roma, de onde regressa em 1744, tendo aí assimilado os conhecimentos vertidos na realização de quadraturas e cenografias. Terá sido o mestre de Matemática de seu filho, José Anastácio da Cunha o qual se torna lente de Matemática e Geometria na Universidade de Coimbra. | Lourenço da cunha terá obtido a sua formação em Roma, de onde regressa em 1744, tendo aí assimilado os conhecimentos vertidos na realização de quadraturas e cenografias. Terá sido o mestre de Matemática de seu filho, José Anastácio da Cunha o qual se torna lente de Matemática e Geometria na Universidade de Coimbra. | ||
===Carreira=== | ===Carreira=== | ||
Regressado de Roma em 1744, ingressa nesse mesmo ano na irmandade de S. Lucas, servindo na meza de 1745 a 1753, sendo duas vezes juíz. | Regressado de Roma em 1744, ingressa nesse mesmo ano na irmandade de S. Lucas, servindo na meza de 1745 a 1753, sendo duas vezes juíz. | ||
Após o regresso de Roma e admissão à Academia de S. Lucas, trabalha como cenógrafo sob alçada de Inácio de Oliveira Bernardes, regendo mais tarde os teatros dos Congregados do Espírito Santo e o do Bairro Alto competindo directamente com o Teatro Régio dirigido por Giovanni Bibiena (Machado 1823, 197). | Após o regresso de Roma e admissão à Academia de S. Lucas, trabalha como cenógrafo sob alçada de Inácio de Oliveira Bernardes, regendo mais tarde os teatros dos Congregados do Espírito Santo e o do Bairro Alto competindo directamente com o Teatro Régio dirigido por Giovanni Bibiena (Machado 1823, 197). | ||
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*s.d. – Pinta: capela na Igreja dos Clérigos Pobres; Lisboa. | *s.d. – Pinta: capela na Igreja dos Clérigos Pobres; Lisboa. | ||
*s.d. – Pinta: coro das Trinas do Mocambo, Lisboa (desaparecida) | *s.d. – Pinta: coro das Trinas do Mocambo, Lisboa (desaparecida) | ||
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==Fontes== | ==Fontes== | ||
[https://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar. <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal / recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. </i> Lisboa : Victorino Rodrigues da Silva, 1823.] | [https://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar. <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal / recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. </i> Lisboa : Victorino Rodrigues da Silva, 1823.] | ||
[https://purl.pt/6391 Raczynski, Atanazy. <i> Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre : Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents / par Le Comte A. Raczynski </i>. Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847. ] | [https://purl.pt/6391 Raczynski, Atanazy. <i> Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre : Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents / par Le Comte A. Raczynski </i>. Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847. ] | ||
==Bibliografia == | ==Bibliografia == | ||
Almada, Carmen; Figueira, Luís Tovar. “Igreja do Cabo Espichel: recuperação de um interior”, <i> Monumentos </i>, vol. 16 (2002): 122-127. | Almada, Carmen; Figueira, Luís Tovar. “Igreja do Cabo Espichel: recuperação de um interior”, <i> Monumentos </i>, vol. 16 (2002): 122-127. | ||
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Serrão, Vítor. “O Conceito de Totalidade nos Espaços do Barroco Nacional: A Obra da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres em Beja (1672-1698)”, <i> Revista da Faculdade de Letras </i>, 5-XXI-XXII (1997): 245-267. | Serrão, Vítor. “O Conceito de Totalidade nos Espaços do Barroco Nacional: A Obra da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres em Beja (1672-1698)”, <i> Revista da Faculdade de Letras </i>, 5-XXI-XXII (1997): 245-267. | ||
==Ligações Externas== | ==Ligações Externas== | ||
==Autor(es) do artigo== | ==Autor(es) do artigo== | ||
João Cabeleira | João Cabeleira | ||
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http://orcid.org/0000-0002-6800-8557 | http://orcid.org/0000-0002-6800-8557 | ||
==Financiamento== | ==Financiamento== | ||
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017 | Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017 | ||
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Revisão das 12h26min de 28 de setembro de 2022
Lourenço da Cunha | |
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Nome completo | Lourenço da Cunha |
Outras Grafias | valor desconhecido |
Pai | valor desconhecido |
Mãe | valor desconhecido |
Cônjuge | Jacinta Inês |
Filho(s) | José Anastácio da Cunha |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | 1709 |
Morte | 1760 |
Sexo | Masculino |
Religião | valor desconhecido |
Residência | |
Residência | Itália |
Data | Fim: 1744 |
Residência | Lisboa, Lisboa, Portugal |
Data | Início: 1744 Fim: 1760 |
Formação | |
Formação | Pintor |
Data | Fim: 1744 |
Local de Formação | Roma, Itália |
Biografia
Dados biográficos
Lourenço da cunha terá obtido a sua formação em Roma, de onde regressa em 1744, tendo aí assimilado os conhecimentos vertidos na realização de quadraturas e cenografias. Terá sido o mestre de Matemática de seu filho, José Anastácio da Cunha o qual se torna lente de Matemática e Geometria na Universidade de Coimbra.
Carreira
Regressado de Roma em 1744, ingressa nesse mesmo ano na irmandade de S. Lucas, servindo na meza de 1745 a 1753, sendo duas vezes juíz. Após o regresso de Roma e admissão à Academia de S. Lucas, trabalha como cenógrafo sob alçada de Inácio de Oliveira Bernardes, regendo mais tarde os teatros dos Congregados do Espírito Santo e o do Bairro Alto competindo directamente com o Teatro Régio dirigido por Giovanni Bibiena (Machado 1823, 197).
Outras informações
Obras
- s.d. – Pinta: capela na Igreja dos Clérigos Pobres; Lisboa.
- s.d. – Pinta: coro das Trinas do Mocambo, Lisboa (desaparecida)
- s.d. – Pinta: retábulo para a “barraca” de S. Julião.
- s.d. – Pinta: teto da casa do capítulo em São Domingos de Benfica, Lisboa.
- 1740 – Pinta: teto da igreja do Santuário de Nossa Senhora do Cabo, Cabo Espichel.
- 1740 - Pinta: perspectiva no Solar do Albuquerques (atribuição por Serrão 1997, 267)
Notas
Fontes
Bibliografia
Almada, Carmen; Figueira, Luís Tovar. “Igreja do Cabo Espichel: recuperação de um interior”, Monumentos , vol. 16 (2002): 122-127.
Cabeleira, João. “Arquitecturas Imaginárias. Espaço real e ilusório no Barroco português.” PhD thesis., Universidade do Minho, 2015.
Mello, Magno Moraes. “Falsos espaços e ilusão arquitectónica no tecto da nave do Santuário do Cabo Espichel”, Sesimbra Cultural , 4 (1994): 27-29.
Mello, Magno. A pintura de tectos em perspectiva no Portugal de D. João V , Lisboa: Estampa, 1998.
Mello, Magno. “De Bacherelli aux Jésuites. Itinéraire de la perspective à la cour portugaise au XVIIIe siècle”, in Cojannot-Le Blanc, Marianne; Dalai, Marisa; Dubourg Glatigny, Pascal (ed.) L'Artiste et L'Œuvre a L'Epreuve de la Perspective , Roma: Ecole Française de Rome, 2006.
Serrão, Vítor. “O Conceito de Totalidade nos Espaços do Barroco Nacional: A Obra da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres em Beja (1672-1698)”, Revista da Faculdade de Letras , 5-XXI-XXII (1997): 245-267.
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
João Cabeleira
Lab2PT - Universidade do Minho
http://orcid.org/0000-0002-6800-8557
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
- Lourenço da Cunha (última modificação: 28/09/2022). eViterbo. Visitado em 27 de abril de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Louren%C3%A7o_da_Cunha