Lourenço da Cunha

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Lourenço da Cunha
Nome completo Lourenço da Cunha
Outras Grafias valor desconhecido
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge Jacinta Inês
Filho(s) José Anastácio da Cunha
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento 1709
Morte 1760
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido
Residência
Residência Itália
Data Fim: 1744

Residência Lisboa, Lisboa, Portugal
Data Início: 1744
Fim: 1760
Formação
Formação Pintor
Data Fim: 1744
Local de Formação Roma, Itália


Biografia

Dados biográficos

Lourenço da cunha terá tido formação em Roma, de onde regressa em 1744, onde terá assimilado os conhecimentos vertidos na realização de quadraturas e cenografias. Terá sido o mestre de Matemática de seu filho, José Anastácio da Cunha o qual lente de Matemática e Geometria na Universidade de Coimbra.

Carreira

Regressado de Roma em 1744, ingressa nesse mesmo ano na irmandade de S. Lucas, servindo na meza de 1745 a 1753, sendo duas vezes juíz. Após o regresso de Roma e admissão à Academia de S. Lucas, trabalha como cenógrafo sob alçada de Inácio de Oliveira Bernardes, regendo mais tarde os teatros dos Congregados do Espírito Santo e o do Bairro Alto competindo directamente com o Teatro Régio dirigido por Giovanni Bibiena (Machado 1823, 197).

Outras informações

Obras

  • s.d. – Pinta: capela na Igreja dos Clérigos Pobres; Lisboa.
  • s.d. – Pinta: coro das Trinas do Mocambo, Lisboa (desaparecida)
  • s.d. – Pinta: retábulo para a “barraca” de S. Julião.
  • s.d. – Pinta: teto da casa do capítulo em São Domingos de Benfica, Lisboa.
  • 1740 – Pinta: teto da igreja do Santuário de Nossa Senhora do Cabo, Cabo Espichel.
  • 1740 - Pinta: perspectiva no Solar do Albuquerques (atribuição por Serrão 1997, 267)


Notas


Fontes

Bibliografia

  • Almada, Carmen; Figueira, Luís Tovar. “Igreja do Cabo Espichel: recuperação de um interior”, Monumentos , vol. 16 (2002): 122-127.
  • Mello, Magno Moraes. “Falsos espaços e ilusão arquitectónica no tecto da nave do Santuário do Cabo Espichel”, Sesimbra Cultural , 4 (1994): 27-29.
  • Mello, Magno. A pintura de tectos em perspectiva no Portugal de D. João V , Lisboa: Estampa, 1998.
  • Mello, Magno. “De Bacherelli aux Jésuites. Itinéraire de la perspective à la cour portugaise au XVIIIe siècle”, in Cojannot-Le Blanc, Marianne; Dalai, Marisa; Dubourg Glatigny, Pascal (ed.) L'Artiste et L'Œuvre a L'Epreuve de la Perspective , Roma: Ecole Française de Rome, 2006.
  • Serrão, Vítor. “O Conceito de Totalidade nos Espaços do Barroco Nacional: A Obra da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres em Beja (1672-1698)”, Revista da Faculdade de Letras , 5-XXI-XXII (1997): 245-267.


Ligações Externas

Autor(es) do artigo

João Cabeleira

Lab2PT - Universidade do Minho

http://orcid.org/0000-0002-6800-8557


Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

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