Luís Pereira Dias: diferenças entre revisões

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==Biografia==
==Biografia==


=== Dados biográficos === <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->
=== Dados biográficos ===
Luís Pereira Dias era natural da Freguesia de Cedofeita, na cidade do Porto (Portugal). Casou-se no Brasil a 2 de Fevereiro de 1832 com Margarida Josefa de Bragança, com quem teve Luís Pereira Dias (01/01/1833), José Pereira Dias (10/12/1833), Vicente Pereira Dias (17/01/1835), Diogo Pereira Dias (22/03/1836), Josefa Eulália de Bragança Dias (1840) e Luís Pereira Dias (15/06/1842). Em 1857 fez o pedido de nacionalidade brasileira e de fixação de residência no Brasil<ref name=":0">Fialho, Daniela Marzola. "Cidades Visíveis: Para uma história da cartografia como documento de identidade urbana". Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010</ref>.


===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
===Carreira===
É referido como sendo mestre construtor, arruador e arquiteto.
 
A 22 de abril de 1841 tomou posse como arruador da cidade de Porto Alegre.
 
Em abril de 1850 ocupava o cargo de Encarregado de Obras da Câmara. Com a contratação do engenheiro [[Frederico Sarmento Mena|Frederico Augusto do Amaral Sarmento Mena]] em 1853, Luís Pereira Dias foi nomeado seu ajudante, passando a responder por toda a atividade quando aquele pediu exoneração em 1855.
 
Em 1856 foi nomeado Encarregado das Obras Públicas. No desempenho deste cargo, recebia um ordenado inferior ao habitual por não possuir a habilitação de engenheiro.
 
Com a contratação do engenheiro Frederico Heydtmann, Luis Pereira Dias foi despromovido.
 
Não se encontram registos da sua atividade no cenário das Obras Públicas de Porto Alegre posteriormente a 1859<ref name=":0" />.


===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->
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==Obras==
==Obras==
No desempenho do cargo de arruador da cidade de Porto Alegre, terá procedido, em 1843, ao alinhamento da Estrada dos Moinhos de Vento, a mando de José Pinto da Fonseca Gomes.
Foi o autor do primeiro esboço da planta do Liceu de D. Afonso, que foi modificada em 1846 por Lopo d’Almeida Henriques Botelho e Mello, e de plantas parciais de Porto Alegre entre 1853 e 1855<ref name=":0" />.
No Arquivo Histórico do Exército, no Rio de Janeiro, consta a seguinte obra:
No Arquivo Histórico do Exército, no Rio de Janeiro, consta a seguinte obra:


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Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx)
Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx)


==Bibliografia == <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
Fundação Biblioteca Nacional - Brasil (BNB)


==Ligações Externas== <!--Ligações externas a sítios de internet, etc. que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->
==Bibliografia ==
Fialho, Daniela Marzola. "Cidades Visíveis: Para uma história da cartografia como documento de identidade urbana". Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.


<!-- Comentários vossos e bibliografia citada pelas fontes -->
==Ligações Externas==
[http://acervo.bndigital.bn.br/sophia/index.html Biblioteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional]


==Autor(es) do artigo==
==Autor(es) do artigo==
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[[Categoria: Brasil]]
[[Categoria: Brasil]]
[[Categoria: Estado do Rio Grande do Sul]]
[[Categoria: Estado do Rio Grande do Sul]]
[[Categoria: Arquitectos]]
[[Categoria: Mestres de Obras]]
[[Categoria: Arruador]]
[[Categoria:TechNetEMPIRE]]
[[Categoria:TechNetEMPIRE]]
[[Categoria:TechNetEMPIRE Pessoas]]
[[Categoria:TechNetEMPIRE Pessoas]]

Edição atual desde as 12h22min de 8 de junho de 2023


Luís Pereira Dias
Nome completo Luís Pereira Dias
Outras Grafias Luiz Pereira Dias, L. P. Dias
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge Margarida Josefa de Bragança
Filho(s) Luís Pereira Dias (1), José Pereira Dias, Vicente Pereira Dias, Diogo Pereira Dias, Josefa Eulália de Bragança Dias, Luís Pereira Dias (2)
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento valor desconhecido
Porto, Porto, Portugal
Morte valor desconhecido
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido


Biografia

Dados biográficos

Luís Pereira Dias era natural da Freguesia de Cedofeita, na cidade do Porto (Portugal). Casou-se no Brasil a 2 de Fevereiro de 1832 com Margarida Josefa de Bragança, com quem teve Luís Pereira Dias (01/01/1833), José Pereira Dias (10/12/1833), Vicente Pereira Dias (17/01/1835), Diogo Pereira Dias (22/03/1836), Josefa Eulália de Bragança Dias (1840) e Luís Pereira Dias (15/06/1842). Em 1857 fez o pedido de nacionalidade brasileira e de fixação de residência no Brasil[1].

Carreira

É referido como sendo mestre construtor, arruador e arquiteto.

A 22 de abril de 1841 tomou posse como arruador da cidade de Porto Alegre.

Em abril de 1850 ocupava o cargo de Encarregado de Obras da Câmara. Com a contratação do engenheiro Frederico Augusto do Amaral Sarmento Mena em 1853, Luís Pereira Dias foi nomeado seu ajudante, passando a responder por toda a atividade quando aquele pediu exoneração em 1855.

Em 1856 foi nomeado Encarregado das Obras Públicas. No desempenho deste cargo, recebia um ordenado inferior ao habitual por não possuir a habilitação de engenheiro.

Com a contratação do engenheiro Frederico Heydtmann, Luis Pereira Dias foi despromovido.

Não se encontram registos da sua atividade no cenário das Obras Públicas de Porto Alegre posteriormente a 1859[1].

Outras informações

Obras

No desempenho do cargo de arruador da cidade de Porto Alegre, terá procedido, em 1843, ao alinhamento da Estrada dos Moinhos de Vento, a mando de José Pinto da Fonseca Gomes.

Foi o autor do primeiro esboço da planta do Liceu de D. Afonso, que foi modificada em 1846 por Lopo d’Almeida Henriques Botelho e Mello, e de plantas parciais de Porto Alegre entre 1853 e 1855[1].


No Arquivo Histórico do Exército, no Rio de Janeiro, consta a seguinte obra:

Planta da Cidade de Porto Alegre – por L. P. Dias, monocromático, impresso, legenda, nota explicativa, rosa dos ventos, papel canson, telado, bom estado, medindo 53 cm x 68,5 cm[2].


Na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, consta a seguinte obra:

Planta da Cidade de Porto-Allegre, por L. P. Dias. Com a linha de Trincheiras e Fortificações que lhe tem servido de defesa desde o memoravel dia 15 de Junho de 1836, com as rectificações e melhoramentos que se tem feito por motivo de ter sido atacada pelos sediciosos em 1836, 1837, e sitiada em 1838, 1839, tempo em que esta he concluida com duas Vistas, hua de Leste, outra do Oeste com as declarações a respeito. Porto Alegre 2 de Dezembro de 1839[3].

Notas

  1. 1,0 1,1 1,2 Fialho, Daniela Marzola. "Cidades Visíveis: Para uma história da cartografia como documento de identidade urbana". Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010
  2. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 06.05.1365
  3. Fundação Biblioteca Nacional - Brasil (BNB). Cota: ARC.007,05,012 - Cartografia. Disponível em Biblioteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional

Fontes

Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx)

Fundação Biblioteca Nacional - Brasil (BNB)

Bibliografia

Fialho, Daniela Marzola. "Cidades Visíveis: Para uma história da cartografia como documento de identidade urbana". Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.

Ligações Externas

Biblioteca Digital da Fundação Biblioteca Nacional

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

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