Moeda

Fonte: eViterbo
Revisão em 23h46min de 17 de agosto de 2022 por Alice (discussão | contribs) (Substituição de texto - "==Referências bibliográficas== <references />" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Porção de metal, ou outra matéria, a que a autoridade pública deu peso, e valor fixo, para servir de preço a tudo, no comércio (...)

Casa da Moeda. A primeira casa de moeda que houve em Portugal foi na cidade do Porto, onde os primeiros reis deste reino fizeram bater moeda por oficiais estrangeiros que mandavam vir e aos quais concederam grandes privilégios (...) D. Fernando consta que também houve casa de bater moeda em Valença e em Lisboa e (...) se diz que também a houve em Évora. Depois passando a corte para Coimbra, também houve casa da moeda na dita cidade (...) Ultimamente se pôs esta casa em Lisboa onde hoje está e muito acrescentada com a inscrição latina sobre a porta que se fez de novo. É esta casa sujeita ao tribunal da fazenda e ao vedor da fazenda da repartição da Índia, preside na mesa que dois juízes da balança e dois escrivães da receita e despesa (...)[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo V: M), 533-534.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo V: Letra K-NYS. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.