Mordente

Fonte: eViterbo
Revisão em 00h03min de 18 de agosto de 2022 por Alice (discussão | contribs) (Substituição de texto - "==Referências bibliográficas== <references />" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

(Termo de Pintores, Douradores,etc.) Faz-se de cores baixas, muito bem moídas a óleo, postas ao fogo em um púcaro, e com um pequeno de verniz, até que se cosam bem. Também se faz das sobras das tintas da paleta, e de peles servidas em óleo, e coado por um pano grosso. Para dourar o vidro, se há de fazer o mordente liquido, que corra pela paleta, e há de ser de ocre escuro para bom, ou dourado. Mordente (genericamente falando) parece que o pudéramos chamar em Latim, color mordax (…)[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo V: M), 577.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo V: Letra K-NYS. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.