Opa

Fonte: eViterbo
Revisão em 15h05min de 24 de janeiro de 2018 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "Vestidura solta e comprida que colegiais e eclesiásticos trazem etc. sobre outras que vêm justas ao corpo. ''Vestis talaris, is. Fem. Cic. Vestis longa Quintil.'' Opa rea...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Vestidura solta e comprida que colegiais e eclesiásticos trazem etc. sobre outras que vêm justas ao corpo. Vestis talaris, is. Fem. Cic. Vestis longa Quintil.

Opa real. Vestidura rica, pomposa e roçagante de que usam os reis no dia de sua sagração ou em cerimónias pública (...) também é insígnia da dignidade real e assim podemos chamar opa real regium ou regale paludamentum ou com menos escrúpulo regia ou regalis trabea, ae. Fem. As três sortes de vestiduras se dava antigamente este nome trabea às vestiduras das figuras dos falsos deuses da antiguidade as quais eram de púrpura às que traziam os reis, que também eram de púrpura salpicada de branco e finalmente às vestiduras dos agoureiros, que também eram de cor de púrpura, mistura com outra cor vermelha, a que vulgarmente chamamos grã ou escarlata e os latinos coccum[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo VI: O), 82.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo VI: Letra O-P. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.