Página principal: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
A '''eViterbo''' propõe-se ser uma actualização conceptual e metodológica do <i>Dicionário Histórico e Documental dos Arquitectos, Engenheiros e Construtores Portugueses</i> (Lisboa, 1899, 1904 e 1922) da autoria de [https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Marques_de_Sousa_Viterbo Francisco Sousa Viterbo (1845-1910)], acrescentando-se-lhe outras actividades/ofícios/profissões, sublinhando a sua extensão geográfica de modo a que abarque todos os espaços de influência portuguesa em outras cronologias. Ao mesmo tempo, propõe-se fazer a ligação entre autores e as suas obras, assim como às fontes utilizadas no desenvolvimento do trabalho.
eViterbo é um projecto ancorado no grupo “As Artes e a Expansão Portuguesa” e na linha “Património e Memória” do CHAM – Centro de Humanidades. O seu objectivo principal é a criação de um recurso electrónico que visa, por um lado, dar apoio à investigação académica nas áreas da história de arte e das artes decorativas, da história da arquitectura, da história e, por outro, servir a comunidade em geral, através da disponibilização on-line de um instrumento que reúne e actua como mediador de informação de uma da herança cultural colectiva.
Ancorado no grupo “As Artes e a Expansão Portuguesa” e na linha “Património e Memória” do CHAM – Centro de Humanidades, esta plataforma funcionará em três eixos:
Desenvolvida em parceria com Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro, decorre das temáticas de trabalho e da reflexão interna do Grupo “As Artes e a Expansão Portuguesa”, permitindo optimizar e divulgar o trabalho já desenvolvido, e em curso.
# como um recurso electrónico, apresentando-se como um “Dicionário” em linha;  
 
# como um interface de ligação entre recursos electrónicos já existentes;
A plataforma em linha, principal objectivo deste projecto, funcionará em quatro eixos:
# como um repositório de fontes históricas.  
1. como um recurso electrónico que conjuga diversas valências de conhecimento apresentando-se como um “Dicionário” e um “Glossário” em linha; 
Este projecto permitirá ainda optimizar trabalho já desenvolvido, e em desenvolvimento, pelos diversos investigadores do CHAM que participam nesta equipa de investigação, garantindo assim a sustentabilidade e o desenvolvimento, quer da plataforma eViterbo, quer dos diversos recursos aos quais a plataforma se ligará.  
2. como um interface de ligação entre recursos electrónicos já existentes;
3. como um repositório de fontes históricas;
4. como um conjunto de dados estruturados (base de dados curada)  que se pretende seja de utilização livre  através da ligação da plataforma à DBpedia (http://pt.dbpedia.org). 
 
Fases de desenvolvimento:
 
Fase 1 – (a decorrer) implementação da plataforma wiki, tomando como ponto de partida o conjunto de informação constante em obras de Francisco Viterbo.
Fase 2 – Desenvolvimento da informação através da conjugação de contributos dos vários investigadores do grupo As Artes e a Expansão Portuguesa, bem como de outros investigadores do CHAM;
Fase 3 – Posteriormente ao lançamento do portal (2022), alargar-se-á a possibilidade de contribuição à comunidade científica em geral.  


== Categorias ==
== Categorias ==

Revisão das 17h12min de 15 de janeiro de 2018

eViterbo é um projecto ancorado no grupo “As Artes e a Expansão Portuguesa” e na linha “Património e Memória” do CHAM – Centro de Humanidades. O seu objectivo principal é a criação de um recurso electrónico que visa, por um lado, dar apoio à investigação académica nas áreas da história de arte e das artes decorativas, da história da arquitectura, da história e, por outro, servir a comunidade em geral, através da disponibilização on-line de um instrumento que reúne e actua como mediador de informação de uma da herança cultural colectiva. Desenvolvida em parceria com Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro, decorre das temáticas de trabalho e da reflexão interna do Grupo “As Artes e a Expansão Portuguesa”, permitindo optimizar e divulgar o trabalho já desenvolvido, e em curso.

A plataforma em linha, principal objectivo deste projecto, funcionará em quatro eixos: 1. como um recurso electrónico que conjuga diversas valências de conhecimento apresentando-se como um “Dicionário” e um “Glossário” em linha;  2. como um interface de ligação entre recursos electrónicos já existentes; 3. como um repositório de fontes históricas; 4. como um conjunto de dados estruturados (base de dados curada) que se pretende seja de utilização livre através da ligação da plataforma à DBpedia (http://pt.dbpedia.org).

Fases de desenvolvimento:

Fase 1 – (a decorrer) implementação da plataforma wiki, tomando como ponto de partida o conjunto de informação constante em obras de Francisco Viterbo. Fase 2 – Desenvolvimento da informação através da conjugação de contributos dos vários investigadores do grupo As Artes e a Expansão Portuguesa, bem como de outros investigadores do CHAM; Fase 3 – Posteriormente ao lançamento do portal (2022), alargar-se-á a possibilidade de contribuição à comunidade científica em geral.

Categorias

Guia eViterbo

Onde começar geral