Pórfido

Fonte: eViterbo
Revisão em 15h40min de 29 de janeiro de 2018 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "Pedra mármore, assim chamada de ''porphyros'' que em grego vale o mesmo que púrpura, porque o porfido ainda que salpicado de várias cores, é quase sempre purpúreo, ora...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Pedra mármore, assim chamada de porphyros que em grego vale o mesmo que púrpura, porque o porfido ainda que salpicado de várias cores, é quase sempre purpúreo, ora mais ora menos escuro. Este é o mais precioso e o mais duro dos mármores, o segredo de o lavrar ou se perdeu ou é muito raro. Os pintores para moer as cores e os boticários para fazerem em pó os fragmentos de algumas pedras preciosas medicinais, usam de pedaços de pórfido, porque não larga na de si por muito que o rocem. O pórfido vermelho, salpicado de branco se chama porphyrites, ae. Masc. Plin. Hist. ou Porphyreticum marmor, is. Neut. Plin. Hist. Sueton. ou Leucos-stictos[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo VI: P), 620-621.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo VI: Letra O-P. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.