Púrpura

Fonte: eViterbo
Revisão em 19h32min de 29 de janeiro de 2018 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "Cor muito vermelha que se forma de um precioso licor, o qual se acha em um pequeno peixe de concha também chamado púrpura. A concha deste marisco é amarela por fora, bran...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Cor muito vermelha que se forma de um precioso licor, o qual se acha em um pequeno peixe de concha também chamado púrpura. A concha deste marisco é amarela por fora, branca por dentro e guarnecida de bicos ásperos e a figura dela a modo de búzio, por isso lhe chamam buccinum. (...) Antigamente, com esta preciosa cor, se tingiam as opas dos reis e imperadores. (...) Hoje se faz a púrpura com grã ou cochonilha. (...) Murex, icis. Masc.

(...) Vestidura de pano tinto em púrpura[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo VI: P), 835.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo VI: Letra O-P. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.