Palatina

Fonte: eViterbo
Revisão em 17h51min de 24 de janeiro de 2018 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "É uma pele de marta da largura de uma mão travessa que cai por diante com duas pontas compridas e tem três mais pequenas, uma em cada ombro e outra no meio das costas. De...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

É uma pele de marta da largura de uma mão travessa que cai por diante com duas pontas compridas e tem três mais pequenas, uma em cada ombro e outra no meio das costas. De alguns anos a esta parte usam as senhoras de Portugal de palatina, trazem-na no pescoço para defensivo do frio. A inventora deste reparo foi uma dama da corte do príncipe palatino de onde tomou o nome. De Inglaterra vêm palatinas de pluma, para o mesmo efeito[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo VI: P), 193.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo VI: Letra O-P. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.