Pano

Fonte: eViterbo
Revisão em 18h37min de 24 de janeiro de 2018 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "Tecido de lã, algodão, seda ou linho. Os que contratam em panos para diferenciarem a fineza e largura deles inventaram os nomes que se seguem (...) Pano de algodão (...)...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Tecido de lã, algodão, seda ou linho. Os que contratam em panos para diferenciarem a fineza e largura deles inventaram os nomes que se seguem (...) Pano de algodão (...) de rás (...) de seda (...) de linho).

Pano, ou lenço do muro. Vid. Lenço (...)

Pano de pintor. É uma sorte de pano cru sobre o qual se pinta e tem diversos nomes, Brim. Setelarão, linhagem, etc. Tela, cui pictor colores inducit (...)

Em algumas partes de Àfrica há uns panos que servem de moeda em Luanda. Panos zimbos chamam os portugueses a uns panos de três quartas de vara, que se fazem com os fios da casca da planta a que chamam matomba, chamam panos resgates de Beirre a outros panos de algodão que vem do Rei no Benim. África de Dapper. 367[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo VI: P), 224-225.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo VI: Letra O-P. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.