Pelicano (medalhão)

Fonte: eViterbo
Revisão em 12h42min de 18 de agosto de 2022 por Alice (discussão | contribs) (Substituição de texto - "==Referências Bibliográficas == <references />" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Pelicano (medalhão)
Autor Della Robbia
Data c. 1484-1525
Género Escultura
Técnica Barro cozido, vidrado, esmaltado e policromado.
Encomendador D. Leonor de Lencastre (?)
Localização Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

Historial

Medalhão representando a divisa de D. João II, o Pelicano que alimenta as suas crias com o próprio sangue, é considerado uma encomenda de D. Leonor de Lencastre, sua mulher e irmã de D. Manuel I para o Mosteiro da Madre de Deus de Xabregas.

Em 1882 esteve exposta na Exposição Retrospectiva Ornamental de Arte Portuguesa e Espanhola, na Sala F, onde se encontravam as peças provenientes da colecção particular do rei D. Fernando II, com o número 28 e a seguinte descrição: "Medalhão de faiança. Representa em alto-relevo o pelicano com a divisa de el-rei D. João II: IVSTVS VT PALMA FLOREBIT. Moldura de folhas e fructos.[1]".

Descrição

Notas

  1. Catalogo illustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola. (Lisboa: Imprensa Nacional, 1882), 243.

Bibliografia e Fontes

  • Catalogo illustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola. Lisboa: Imprensa Nacional, 1882.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo