Pelote

Fonte: eViterbo
Revisão em 15h25min de 26 de janeiro de 2018 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "Rústica vestidura de pano grosso com mangas e abas grandes, pode ser que a forrassem de peles e que por isso lhe chamassem pelote; ou porque era tecida de pano de pêlo com...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Rústica vestidura de pano grosso com mangas e abas grandes, pode ser que a forrassem de peles e que por isso lhe chamassem pelote; ou porque era tecida de pano de pêlo comprido. Das palavras que se seguem consta que pelote não era todo de peles (Traziam estes pobres lavradores e pastores as suas peles, as suas mantes, os seus pelotes de pano da serra. Vieira, tom. I, 306-307) (...)[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo VI: P), 381-382.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo VI: Letra O-P. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.