Pita

Fonte: eViterbo
Revisão em 19h23min de 26 de janeiro de 2018 por Morujao (discussão | contribs) (Criou a página com "É palavra do Brasil e o nome de uns fios amarelinhos com que antigamente se faziam os pespontos nos punhos das camisas (...) O modo de fazer estes fios consiste em apertar...")
(dif) ← Revisão anterior | Revisão atual (dif) | Revisão seguinte → (dif)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

É palavra do Brasil e o nome de uns fios amarelinhos com que antigamente se faziam os pespontos nos punhos das camisas (...) O modo de fazer estes fios consiste em apertar a folha ainda verde no meio de um laço corredio e puxar com força pela folha, a qual se despe da lanugem que tem na sua superfície, desta lanugem que por este modo se tira de uma e outra parte da folha se fazem os fios e cada fio não é mais comprido que a folha, contudo é tão rijo como seda e dele fazem os gentios cedelas para pescar e as cordas dos seus arcos. Com esta mesma matéria, os castelhanos, que também têm pitas nas suas Índias, fazem meias e outras obras[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo VI: P), 535.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo VI: Letra O-P. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.