Planisfério

From eViterbo
Revision as of 21:35, 17 August 2022 by Alice (talk | contribs) (Substituição de texto - "==Referências bibliográficas== <references />" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

É a representação do globo terráqueo no plano de um mapa, quando esta representação se faz em dois círculos dos quais cada uma mostra uma metade da terra (como de ordinário sucede) então chama-se plan-hemisfério. Também planisfério é instrumento matemático plano, serve para tomar a altura do pólo e para resolver todos os problemas de trigonometria esférica e é o que vulgarmente chamamos astrolábio[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo VI: P), 542.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo VI: Letra O-P. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716.