Ralo: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(Criou a página com "Instrumento de folha de Flandres, côncavo, cheio de buraquinhos e escabroso a modo de lima para esmiuçar pão, queijo, etc. ''Scobina'' e ''Radula'' que se acham em vário...")
 
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
Instrumento de folha de Flandres, côncavo, cheio de buraquinhos e escabroso a modo de lima para esmiuçar pão, queijo, etc. ''Scobina'' e ''Radula'' que se acham em vários dicionários neste sentido, não são propriamente ralo (...)<ref>Bluteau, ''Vocabulario Portuguez e latino'' (Tomo VII: R), 57.</ref>.
Instrumento de folha de Flandres, côncavo, cheio de buraquinhos e escabroso a modo de lima para esmiuçar pão, queijo, etc. ''Scobina'' e ''Radula'' que se acham em vários dicionários neste sentido, não são propriamente ralo (...)
 
Nas portarias dos conventos das freiras, é em lugar da grade uma janelinha tapada com uma folha de metal, mas furada em muitas partes, por onde passa a voz<ref>Bluteau, ''Vocabulario Portuguez e latino'' (Tomo VII: R), 57.</ref>.


==Referências bibliográficas==
==Referências bibliográficas==
Linha 9: Linha 11:
[[Categoria: Glossário]]
[[Categoria: Glossário]]
[[Categoria: Ferramentas]]
[[Categoria: Ferramentas]]
[[Categoria: Arquitectura]]

Revisão das 19h15min de 30 de janeiro de 2018

Instrumento de folha de Flandres, côncavo, cheio de buraquinhos e escabroso a modo de lima para esmiuçar pão, queijo, etc. Scobina e Radula que se acham em vários dicionários neste sentido, não são propriamente ralo (...)

Nas portarias dos conventos das freiras, é em lugar da grade uma janelinha tapada com uma folha de metal, mas furada em muitas partes, por onde passa a voz[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo VII: R), 57.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo VII: Letra Q-S. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716-1728.