Ralo

From eViterbo
Revision as of 10:44, 18 August 2022 by Alice (talk | contribs) (Substituição de texto - "==Referências bibliográficas== " por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

Instrumento de folha de Flandres, côncavo, cheio de buraquinhos e escabroso a modo de lima para esmiuçar pão, queijo, etc. Scobina e Radula que se acham em vários dicionários neste sentido, não são propriamente ralo (...)

Nas portarias dos conventos das freiras, é em lugar da grade uma janelinha tapada com uma folha de metal, mas furada em muitas partes, por onde passa a voz[1].

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo VII: R), 57.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo VII: Letra Q-S. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1716-1728.