Relógio (Joaquim José Pires): diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(Criou a página com "{{Info/Obra de arte | imagem = | tamanho = | título = Relógio | título_original = | autor = Joaquim José Pires |...")
 
Linha 19: Linha 19:


==Descrição==
==Descrição==
Descrição de Viterbo: "Formam-no duas caixas ou estojos ; a primeira de tartaruga, com lavores de oiro, com um ramo a desabrochar na tampa. A segunda é de oiro rebatido, tendo na tampa um quadrosinho, representando talvez uma scena mythologica ou uma partida de caça, sendo a figura principal um guerreiro, e aos pés um javali. O relogio é de repetição sobre campainha. Na caixa, que fecha a machina, lê-se a seguinte inscripção repetida na machina : «Joaquim José Pires, London 27»<ref> Francisco de Sousa Viterbo, <i>Artes e Artistas em Portugal</i>. (Lisboa: Livraria Ferreira, 1892).</ref>, 43".
Relógio de bolso estilo Luís XV, descrito por Viterbo da seguinte maneira: "Formam-no duas caixas ou estojos ; a primeira de tartaruga, com lavores de oiro, com um ramo a desabrochar na tampa. A segunda é de oiro rebatido, tendo na tampa um quadrosinho, representando talvez uma scena mythologica ou uma partida de caça, sendo a figura principal um guerreiro, e aos pés um javali. O relogio é de repetição sobre campainha. Na caixa, que fecha a machina, lê-se a seguinte inscripção repetida na machina : «Joaquim José Pires, London 27»<ref> Francisco de Sousa Viterbo, <i>Artes e Artistas em Portugal</i>. (Lisboa: Livraria Ferreira, 1892).</ref>, 43".


==Referências Bibliográficas ==
==Referências Bibliográficas ==

Revisão das 17h33min de 7 de setembro de 2017

Relógio
Autor Joaquim José Pires
Género Relógio de bolso
Técnica ouro rebatido, casca de tartaruga lavrada a ouro e pintura

Historial

Relógio de bolso feito em Londres por Joaquim José Pires. Em 1892 encontrava-se na colecção de Jerónimo Ferreira das Neves, a propósito da qual Viterbo o cita.

Descrição

Relógio de bolso estilo Luís XV, descrito por Viterbo da seguinte maneira: "Formam-no duas caixas ou estojos ; a primeira de tartaruga, com lavores de oiro, com um ramo a desabrochar na tampa. A segunda é de oiro rebatido, tendo na tampa um quadrosinho, representando talvez uma scena mythologica ou uma partida de caça, sendo a figura principal um guerreiro, e aos pés um javali. O relogio é de repetição sobre campainha. Na caixa, que fecha a machina, lê-se a seguinte inscripção repetida na machina : «Joaquim José Pires, London 27»[1], 43".

Referências Bibliográficas

  1. Francisco de Sousa Viterbo, Artes e Artistas em Portugal. (Lisboa: Livraria Ferreira, 1892).

Bibliografia

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo