Virgem com Menino e João Baptista (medalhão de Beja)

From eViterbo
Revision as of 12:46, 18 August 2022 by Alice (talk | contribs) (Substituição de texto - "==Referências Bibliográficas == <references />" por "==Notas== <!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago Manual Style 17th edition (note), notas" ou seja ou sistema "shortened notes--> <references />")
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search
Virgem com Menino e S. João Baptista (medalhão)
Autor Andrea della Robbia
Género Escultura
Técnica Escultura em barro em baixo, médio e alto relevo. Cozida, policromada e vidrada.
Encomendador D. Beatriz, duquesa de Viseu
Localização Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa

Historial

Este medalhão parece corresponder à descrição contida no catálogo da Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola de 1882, relativa à peça exposta na Sala I com o número 83: "Medalhão em faiança branca, com vestigios de douradura, representando Nossa Senhora com o Menino ao collo e adiante S. João Baptista, O todo está dentro de uma grinalda formada de flores brancas e folhas verdes. Trabalho de della Robbia".

Segundo o mesmo catálogo, a parte de dentro teria sido doada por D. Beatriz, mãe do rei D. Manuel I, ao Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Beja (o que faz com que a ficha do MatrizNet não possa estar correcta, visto que D. Beatriz morreu em 1506 e a datação da peça vai até 1520...)[1].

Na época da exposição, a grinalda pertencia à Academia Real de Belas Artes de Lisboa. Actualmente, encontra-se no Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.

Descrição

Notas

  1. Catalogo illustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola. (Lisboa: Imprensa Nacional, 1882), 176.

Bibliografia e Fontes

  • Catalogo illustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola. Lisboa: Imprensa Nacional, 1882.
  • Viterbo, Francisco de Sousa, Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883.

Ligações Externas

  • Virgem com o Menino e S. João Baptista In MatrizNet.
  • Virgem com o Menino e S. João Baptista In Europeana

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo