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Começou a trabalhar para as obras do [[Palácio da Ajuda]] a 23 de fevereiro de 1803. Em 1804 fazia retratos em cera e em 1807 trabalhava já para a família real, como retratista. <! - Viterbo cita: ANTT, Archivo do Ministério do Reino, m. 282 --> | Começou a trabalhar para as obras do [[Palácio da Ajuda]] a 23 de fevereiro de 1803. Em 1804 fazia retratos em cera e em 1807 trabalhava já para a família real, como retratista. <!-- Viterbo cita: ANTT, Archivo do Ministério do Reino, m. 282 --> | ||
Aparece na <i>Gazeta de Lisboa</i> de 6 de setembro de 1811, citado por Sousa Viterbo, como Escultor da Câmara de Sua Alteza Real, o príncipe-regente D. João, futuro D. João VI. Num requerimento de 1803, também citado por Viterbo, já aparece como Escultor e Retratista do mesmo príncipe<ref>Francisco de Sousa Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série), 40-41.</ref>. | Aparece na <i>Gazeta de Lisboa</i> de 6 de setembro de 1811, citado por Sousa Viterbo, como Escultor da Câmara de Sua Alteza Real, o príncipe-regente D. João, futuro D. João VI. Num requerimento de 1803, também citado por Viterbo, já aparece como Escultor e Retratista do mesmo príncipe<ref>Francisco de Sousa Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série), 40-41.</ref>. | ||
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Revisão das 12h39min de 14 de agosto de 2017
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| Carlo Amatucci | |
|---|---|
| Nascimento | Nápoles |
| Morte | 1819 Lisboa |
| Residência | Lisboa |
| Nacionalidade | Italiana |
| Sexo | masculino |
| Filho(s) | João Carlos Amatucci, Emídio Carlos Amatucci, Rafaela Amatucci |
Biografia
Dados biográficos
Escultor italiano, provavelmente de origem napolitana, veio para Lisboa no contexto das obras do Palácio da Ajuda, entre 1802 e 1803[1]. Sabe-se que em 1811 vivia no Largo do Rato, em Lisboa. Morreu em 1819[2].
Com Mariana Vitória foi pai de João Carlos Amatucci, Emídio Carlos Amatucci e [Rafaela Amatucci]], todos também artistas[3].
Carreira
Começou a trabalhar para as obras do Palácio da Ajuda a 23 de fevereiro de 1803. Em 1804 fazia retratos em cera e em 1807 trabalhava já para a família real, como retratista.
Aparece na Gazeta de Lisboa de 6 de setembro de 1811, citado por Sousa Viterbo, como Escultor da Câmara de Sua Alteza Real, o príncipe-regente D. João, futuro D. João VI. Num requerimento de 1803, também citado por Viterbo, já aparece como Escultor e Retratista do mesmo príncipe[4].
Outras informações
Obras
- 1807 - Medalha do Príncipe D. João para os órgãos do palácio de Mafra.
- c. 1811 - Desenho do retrato do Marquês de la Romana.
- 1818 - Estátua da Liberalidade para o Palácio da Ajuda, Lisboa.
Referências bibliográficas
- ↑ J. Francisco Ferreira Queiroz, "Os Amatucci - três gerações de uma família de artistas.", 221.
- ↑ J. Francisco Ferreira Queiroz, "Os Amatucci - três gerações de uma família de artistas.", 225.
- ↑ J. Francisco Ferreira Queiroz, "Os Amatucci - três gerações de uma família de artistas.", 225.
- ↑ Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série), 40-41.
Bibliografia e Fontes
- Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
DOI
Citar este artigo
- Carlo Amatucci (última modificação: 14/08/2017). eViterbo. Visitado em 05 de dezembro de 2025, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Carlo_Amatucci
[[Categoria: Nascidos Século XVIII]