Grão: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
(Criou a página com "(Termo de moedeiro, ourives da prata, etc.). Tem a prata em sua maior fineza, 12 dinheiros e em cada dinheiro se contam 24 grãos e cada grão se reduz até 14 de um grão....")
 
Linha 10: Linha 10:
{{DEFAULTSORT: Grao}}  
{{DEFAULTSORT: Grao}}  
[[Categoria: Glossário]]
[[Categoria: Glossário]]
[[Categoria: Moedas]]
[[Categoria: Joalharia]]

Revisão das 17h54min de 16 de janeiro de 2018

(Termo de moedeiro, ourives da prata, etc.). Tem a prata em sua maior fineza, 12 dinheiros e em cada dinheiro se contam 24 grãos e cada grão se reduz até 14 de um grão. Resumo do valor da prata, pág. 53 (...)

(Termo de Joalheiro) Diamante de grão é o que pesa um grão, diamante de dois grãos é o que pesa dois grãos e assim se vai subindo até quatro grãos, que é um quilate e dali em diante se diz diamante e um, dois ou mais quilates ou diamante de quinze, vinte ou mais grãos. Os diamantes miudinhos, a que chamam senal, não são de grão nem de meio grão. Deste número arriba os diamantes são conforme a peça tantos em mangelim. Vid. Mangelim. Grão aperolado chamam os ourives aos aljofres redondos que não têm a perfeição nem o lustro da massa da pérola e por isso não se chamam pérolas, mas aperoladas. Também chamam os ourives grão assento ao aljofre, ou pérola, que não tem mais que uma vista boa e da outra parte é chato a modo de laranja partida. Grãos de conta chamam os mesmos às pérolas mal feitas, sendo grandes. Vid. Aljôfar[1].

Referências bibliográficas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: G), 125-126.

Bibliografia e Fontes

  • Bluteau, Rafael. Vocabulario portuguez e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico, brasilico, comico, critico, chimico, dogmatico, dialectico, dendrologico, ecclesiastico, etymologico, economico, florifero, forense, fructifero... autorizado com exemplos dos melhores escritores portugueses, e latinos... Tomo IV: Letra F-J. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1713.