Grão

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search

Definição

(Termo de moedeiro, ourives da prata, etc.). Tem a prata em sua maior fineza, 12 dinheiros e em cada dinheiro se contam 24 grãos e cada grão se reduz até 14 de um grão. Resumo do valor da prata, pág. 53 (...)

(Termo de Joalheiro) Diamante de grão é o que pesa um grão, diamante de dois grãos é o que pesa dois grãos e assim se vai subindo até quatro grãos, que é um quilate e dali em diante se diz diamante e um, dois ou mais quilates ou diamante de quinze, vinte ou mais grãos. Os diamantes miudinhos, a que chamam senal, não são de grão nem de meio grão. Deste número arriba os diamantes são conforme a peça tantos em mangelim. Vid. Mangelim. Grão aperolado chamam os ourives aos aljofres redondos que não têm a perfeição nem o lustro da massa da pérola e por isso não se chamam pérolas, mas aperoladas. Também chamam os ourives grão assento ao aljofre, ou pérola, que não tem mais que uma vista boa e da outra parte é chato a modo de laranja partida. Grãos de conta chamam os mesmos às pérolas mal feitas, sendo grandes. Vid. Aljôfar[1].


Tecido de lã de cor vermelha. Cf. Glossário Portas Adentro, ICS-uMinho

Sinónimo(s): graam.

Referências Documentais

Outras informações

Obra

Notas

  1. Bluteau, Vocabulario Portuguez e latino (Tomo IV: G), 125-126.

Fontes

Bibliografia

Bluteau, Rafael, Vocabulário Português e Latino…, 8 vols. e 2 Suplementos. Coimbra: Colégio das Artes da Companhia de Jesus, 1712-1728.

Moraes, António de, Novo Dicionário Compacto de Língua Portuguesa, 5 vols. Mem Martins: Horizonte, 1980.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

André Filipe Neto e Maria Teresa Oliveira ; Andreia Fontenete Louro

Financiamento

Fundação Calouste Gulbenkian - Projetos de Investigação em Língua e Cultura Portuguesa 2019, Ref.: 227751.

DOI

Citar este artigo