Gregório Lopes: diferenças entre revisões

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===Carreira===
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A 25 de abril de 1529 recebeu de D. João III a renovação do seu cargo de pintor régio.  
A 25 de abril de 1522 recebeu de D. João III a renovação do seu cargo de pintor régio, que já era no tempo de D. Manuel.
Entre 1520 e 1525 pintou com [[Jorge Leal]] o políptico da Capela do Salvador para o Mosteiro de S. Francisco de Lisboa.
Entre 1520 e 1525 pintou com [[Jorge Leal]] o políptico da Capela do Salvador para o Mosteiro de S. Francisco de Lisboa.
Em 1529 diz-se numa carta de pagamento que estava a trabalhar nas lezírias de Vila Franca.
Em 1529 diz-se numa carta de pagamento que estava a trabalhar nas lezírias de Vila Franca.
Entre 1536 e 1539 pintou para a Charola do Convento de Cristo, Tomar.
Entre 1536 e 1539 pintou para a Charola do Convento de Cristo em Tomar.
   
   
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==Obras==
==Obras==
*1520-1525 - [https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADptico_da_Capela_do_Salvador Pintura do Políptico da Capela do Salvador do Mosteiro de S. Francisco de Lisboa, com [[Gregório Lopes]], Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.]
*1520-1525 - [https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADptico_da_Capela_do_Salvador Pintura do Políptico da Capela do Salvador do Mosteiro de S. Francisco de Lisboa, com [[Jorge Leal]], Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.]
 
*1527 - [https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADptico_do_Convento_do_Para%C3%ADso Políptico do Mosteiro do Paraíso de Évora, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa].
 
*1536-1539 - Retábulo para a Charola do Convento de Cristo, representando Santo António, [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=248609 S. Sebastião], S. Bernardo e St. Maria Madalena. <!-- recebeu pelo retábulo 168$000 rs. -->
 
*1544 - [https://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%ADptico_do_Bom_Jesus_de_Valverde Tríptico do Bom Jesus de Valverde, Museu de Évora].
 
*Retábulo com o Martírio de S. Quintino para a Igreja de Nossa Senhora do Sobral de Monte Agraço. <!-- é mencionada numa carta de António Dias, provedor das capelas e hospitais, para D. João III, mas Viterbo diz que não existe mais nenhuma menção e que as pinturas que então se encontravam na dita igreja eram mais recentes; a menção é esta "hum retavollo dos martirios do dito santo, que em branco custou vinte mil rs. e a pintura com o seu ouro chegara a sincoenta mil rs.; estase acabando em casa de Gregorio Lopez pintor de Vossa Alteza" -->


==Referências bibliográficas==<!--Ou seja, a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação-->  
==Referências bibliográficas==<!--Ou seja, a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação-->  
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==Bibliografia e Fontes==
==Bibliografia e Fontes==
*Jordan, Annemarie. <i>Retrato de corte em Portugal: o legado de António Moro, 1552-1572.</i> Lisboa: Quetzal, 1994.
*[http://hdl.handle.net/10174/18922 Caetano, Joaquim de Oliveira, "Jorge Afonso: uma interrogação essencial na pintura primitiva portuguesa". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Évora, 2014.]
 
*[http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/6620.pdf Casimiro, Luís Alberto, "Pintura e Escultura do Renascimento no Norte de Portugal". <i>Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto</i>, 5-6 (2006-2007): 87-114.]
 
*Correia, Vergílio, <i>Pintores Portugueses nos séculos XV e XVI.</i> Coimbra: Imprensa da Universidade, 1928.


*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha, <i>Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.</i> Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]
*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha, <i>Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.</i> Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]

Revisão das 13h27min de 24 de agosto de 2017


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Gregório Lopes
Nascimento
Lisboa
Morte c. 1551
Lisboa
Residência Lisboa, Portugal
Nacionalidade Portuguesa
Sexo masculino
Filho(s) Cristóvão Lopes, Grimasena Lopes

Biografia

Dados biográficos

Genro de Jorge Afonso por ter casado com uma sua filha, Isabel Jorge. Vivia numas casas de Jorge Afonso por trás do Mosteiro de S. Domingos de Lisboa. Pai do pintor Cristóvão Lopes. Terá morrido por volta de 1551 pois nesse ano foi sucedido como pintor régio pelo seu filho.

Carreira

A 25 de abril de 1522 recebeu de D. João III a renovação do seu cargo de pintor régio, que já era no tempo de D. Manuel. Entre 1520 e 1525 pintou com Jorge Leal o políptico da Capela do Salvador para o Mosteiro de S. Francisco de Lisboa. Em 1529 diz-se numa carta de pagamento que estava a trabalhar nas lezírias de Vila Franca. Entre 1536 e 1539 pintou para a Charola do Convento de Cristo em Tomar.

Outras informações

Obras

  • 1536-1539 - Retábulo para a Charola do Convento de Cristo, representando Santo António, S. Sebastião, S. Bernardo e St. Maria Madalena.
  • Retábulo com o Martírio de S. Quintino para a Igreja de Nossa Senhora do Sobral de Monte Agraço.

Referências bibliográficas


Bibliografia e Fontes

  • Correia, Vergílio, Pintores Portugueses nos séculos XV e XVI. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1928.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de alguns pintores portugueses e de outros que, sendo estrangeiros, exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Typographia da Academia Real das Sciencias de Lisboa, 1903.

Ligações Externas


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