Custódio José Vilas Boas: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 228: Linha 228:
[[Categoria:TechNetEMPIRE]]
[[Categoria:TechNetEMPIRE]]
[[Categoria:TechNetEMPIRE Pessoas]]
[[Categoria:TechNetEMPIRE Pessoas]]
[[Categoria: Viterbo]]

Revisão das 13h44min de 4 de novembro de 2019


Custódio José Vilas Boas
Nome completo Custódio José Gomes de Vilas Boas
Outras Grafias EQUAL


Biografia

Dados biográficos

Carreira

Cartógrafo. Trabalhou com Manuel do Espírito Limpo Santo na Sociedade Real Marítima, Militar e Geográfica. Examinaram juntos a publicação do Francisco António Cabral por ordem da Sociedade Real Marítima, Militar e Geográfica. A censura anónima, publicada em 1805, à carta de Cabral. que fora examinada por Manuel do Espírito Santo Limpo e Custódio Gomes Vilas-Boas por ordem da Sociedade, é na realidade da autoria do primeiro (A. TEIXEIRA DA MOTA, 1972), que fora nomeado, com outros, censor da carta impressa e dos planos por imprimir e ainda da memória que os acompanhava. (Maria Helena Dias, 1999)

Fez o projecto para o encanamento do Rio Cávado, a fim de o tornar navegável, desde a sua foz em Esposende até o vau do Bico[1].

Outras informações

Obras

Notas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 192.

Fontes

Bibliografia

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol III. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo