Custódio José Vilas Boas

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Custódio José Vilas Boas
Nome completo Custódio José Gomes de Vilas Boas
Outras Grafias Custódio Gomes Vilas-Boas
Pai valor desconhecido
Mãe valor desconhecido
Cônjuge valor desconhecido
Filho(s) valor desconhecido
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento valor desconhecido
Morte valor desconhecido
Sexo Masculino
Religião valor desconhecido
Cargos
Cargo Membro de comissão
Actividade
Actividade Censor
Data Início: 1805
Fim: 1805
Local de Actividade Lisboa, Lisboa, Portugal


Biografia

Dados biográficos

Carreira

Custódio José Gomes de Vilas Boas era cartógrafo. Trabalhou com Manuel do Espírito Santo Limpo na Sociedade Real Marítima, Militar e Geográfica. Examinaram juntos a publicação do Francisco António Cabral por ordem da Sociedade Real Marítima, Militar e Geográfica. A censura anónima, publicada em 1805, à carta de Cabral. que fora examinada por Manuel do Espírito Santo Limpo e Custódio Gomes Vilas-Boas por ordem da Sociedade, é na realidade da autoria do primeiro (A. TEIXEIRA DA MOTA, 1972), que fora nomeado, com outros, censor da carta impressa e dos planos por imprimir e ainda da memória que os acompanhava. (Maria Helena Dias, 1999)

Fez o projecto para o encanamento do Rio Cávado, a fim de o tornar navegável, desde a sua foz em Esposende até o vau do Bico[1][2].

Outras informações

Obras

Notas

  1. Viterbo, Diccionario Historico e Documental dos Architectos, 3:192.
  2. Silva, Luzia Pinto da. O Encanamento do Rio Este e o Regadio das Veigas de Nine nos Séculos XVIII e XIX: Uma Obra de Custódio José Gomes de Vilas Boas e dos Lavradores das Veigas. Vila Nova De Famalicão: Húmus, 2021 (Publicação de Tese de Mestrado em Arqueologia, defendida na Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2013).

Fontes

Bibliografia

Guerreiro, Inácio. A Sociedade Real Marítima e o exame das cartas hidrográficas. Censura da Carta de Cabo Verde, de Francisco António Cabral (1790). Coimbra: Instituto de Investigação Científica Tropical, 1985.

Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol. 3. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1922.

Ligações Externas

Cartografia digitalizada de Custódio José Gomes Vilas Boas.

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo

Custódio José Vilas Boas (última modificação: 30/04/2024). eViterbo. Visitado em 22 de julho de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Cust%C3%B3dio_Jos%C3%A9_Vilas_Boas