José da Costa e Silva: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 94: Linha 94:
SV transcreve artigo de VM.
SV transcreve artigo de VM.


Elogio, Archivo de architectura civil, nº 1, Lisboa, 1865.
Cimelios, Volume XI dos Annaes da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, 564.
CHR D: Maria I, Officios e Mercês, liv. 40, fol. 1v
Machado, Cirilo Volkmar. 1823. Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal / recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva.
-->
-->


Linha 103: Linha 107:
{{DEFAULTSORT:José da Costa e Silva}}
{{DEFAULTSORT:José da Costa e Silva}}
  [[Categoria: Pessoas]]
  [[Categoria: Pessoas]]
[[Categoria:<!—geográfica-->]]
[[Categoria: Portugal]]
[[Categoria:<!—profissão-->]]
[[Categoria: Itália]]
[[Categoria: Brasil]]
[[Categoria: Rio de Janeiro]]
[[Categoria: Pintores]]
[[Categoria:Arquitectos]]

Revisão das 11h39min de 28 de agosto de 2017


{{#cargo_store:_table=TechNetEMPIRE_BiografiaExtensa | nome_completo = | data_nascimento = 25 | nascimento_data = | local_nascimento = Vila de Povos | nascimento_local = | data_morte = 21 | morte_data = | local_morte = | morte_local = | residência = | nacionalidade = | cidadania = | etnia = | pai = | mãe = }}


José da Costa e Silva
Nascimento 25
Vila de Povos
Morte 21

Biografia

Dados biográficos

Segue para o Rio de Janeiro em 1812 levando "uma valiossissima collecção de pinturas, estampas, camapheus, moldes, livros impressos e manuscriptos, que vendeu em 1818 à Bibliotheca Real"[1].

Morre a 21 de março de 1819.

Carreira

Estuda engenharia com Filipe Rodrigues e desenho de figura com Carlos Maria Ponzoni, mestre de desenho no Colégio dos Novres, sob protecção de Angelo Brunelli em Lisboa.

Passando a Bolonha, aprende com Petronio Fancelli, pintor de prespectiva, durante ano e meio. Carlos Bianchoni, desenhador, arquitecto civil e pintor de História, torna-se o seu segundo mestre. Recebe um prémio de 2ª classe e no ano seguinte de 1ª. Passados três anos, em 1755, é recebido "entre os Academicos de honra e de merito daquella Universidade".

Viaja por Roma, Nápoles, Vicenza, Veneza, Verona, Florença, Liorne e Pisa durante alguns meses.

Em 1779 é convidado por Joaquim Ignácio da Cruz Sobral para ocupar a vaga da cadeira de Arquitectura em Coimbra.

Convidado para terminar a Capela Mor do Loerto.

D. Maria I cria uma nova Aula de Desenho em 1781, ficando José da Costa com a Cadeira de Arquitectura, com o salário de 450.000 reis e substituo Joaquim Carneiro da Silva.

A 23 de novembro de 1781 recebe da Academia de S. Lucas de Roma a patente de Académico de mérito.

Em 1789 faz os desenhos para o novo Erario, recebendo um prémio de 600.000 rs e uma pensão de 400 pela direcção da obra.

Em 1792 faz desenhos para o Teatro São Carlos cujas obras tiveram início no ano seguinte, sob direcção de Sebastião António da Cruz Sobral. No mesmo ano inicia a obra de Runa por ordem de D. Maria Francisca Benedita.

José da Costa é incumbido dos desenhos para o Palácio da Ajuda após o incêndio de 1795.

Recebe o hábito de Cristo.

[2]

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Sousa Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências) Vol I (1899), 244-246.
  2. Sousa Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências) Vol I (1899), 244-246.

Bibliografia e Fontes

  • Sousa Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências) Vol I (1899)

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo