Francesco Gentileschi: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
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*[https://books.google.pt/books/about/Abecedario_pittorico_del_M_R_P_Pellegrin.html?id=x3MGAAAAQAAJ&redir_esc=y Orlandi, Pellegrino Antonio, <i>Abecedario pittorico del M.R.P. Pellegrino Antonio Orlandi, Bolognese: contenente notizie de'professore di pittura, scoltura, ed architettura, in questa edizione corretto e notabilmente di nuove notizie accresciuto</i>. Nápoles, 1763.]
*[https://books.google.pt/books/about/Abecedario_pittorico_del_M_R_P_Pellegrin.html?id=x3MGAAAAQAAJ&redir_esc=y Orlandi, Pellegrino Antonio, <i>Abecedario pittorico del M.R.P. Pellegrino Antonio Orlandi, Bolognese: contenente notizie de'professore di pittura, scoltura, ed architettura, in questa edizione corretto e notabilmente di nuove notizie accresciuto</i>. Nápoles, 1763.]


*[https://www.academia.edu/7265120/_Renovar_repintar_retocar_estrat%C3%A9gias_do_pintor-restaurador_em_Portugal_do_s%C3%A9culo_XVI_ao_XIX._Raz%C3%B5es_ideol%C3%B3gicas_do_iconoclasma_destruidor_e_da_iconofilia_conservadora_ou_o_conceito_de_restauro_utilitarista_versus_restauro_cient%C3%ADfico_ Serrão, Vítor, “’Renovar’, ‘repintar’, ‘retocar’: estratégias do pintor-restaurador em Portugal, do século XVI ao XIX. Razões ideológicas do iconoclasma destruidor e da iconofilia conservadora, ou o conceito de ‘restauro utilitarista’ versus ‘restauro científico”. <i>Revista Conservar Património</i> 3/4 (2006): 53-71.]
*[http://revista.arp.org.pt/pt/artigos/3_5.html Serrão, Vítor – Conservar Património. "«Renovar», «repintar», «retocar»: estratégias do pintor restaurador em Portugal, do século XVI ao XIX. Razões ideológicas do iconoclasmo destruidor e da iconofilia conservadora, ou o conceito de «restauro utilitarista» versus «restauro científico».". <i>Conservar Património</i> 3-4 (2006): 53-71.]


*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906 (2ª série).
*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906 (2ª série).

Revisão das 18h25min de 28 de agosto de 2017


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Francesco Gentileschi
Nascimento
Roma
Nacionalidade Italiana
Progenitores Pai: Orazio Gentileschi
Sexo masculino
Irmão(s) Artemisia Gentileschi, Giulio Gentileschi, Marco Gentileschi

Biografia

Dados biográficos

Filho do famoso pintor, Orazio Gentileschi e irmão de Artemisia Gentileschi, veio, com o irmão Giulio Gentileschi, para Portugal em 1642, contratado pelo embaixador de Portugal em Inglaterra, D. Antão de Almada. Deviam vir fabricar peças de artilharia ligeira necessárias para a Guerra da Restauração. Os dois dirigiram um requerimento ao rei, 17 meses depois, queixando-se de não conseguirem fazer o seu trabalho como deviam pois o tenente-general da artilharia não os favorecia, antes os prejudicava.

Em 1648, tinha então 48 anos, denunciou à Inquisição o napolitano D. João de Tovar com quem se encontrara duas vezes, a primeira na prisão do Limoeiro, a segunda na hospedaria de Feliciana da Costa ao Pelourinho Velho. D. João de Tovar, por sua vez, acusou-o de juramento falso, de ter roubado pinturas da igreja de Nossa Senhora do Loreto e de ter sentença de degredo em Angola.

Carreira

Trabalhava com o seu irmão a adquirir arte para Carlos I de Inglaterra.

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas


Bibliografia e Fontes

  • Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906 (2ª série).
  • ANTT, Inquisição de Lisboa, Caderno 31 do Promotor, fls. 318 e ss.

Ligações Externas


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