José de Avelar Rebelo: diferenças entre revisões
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==Biografia== | ==Biografia== | ||
=== Dados biográficos === | === Dados biográficos === | ||
Nasceu em Lisboa entre 1600 e 1610. Com o mecenato do duque de Bragança esteve em Madrid a estudar. Em 1633 trabalhou nas obras do paço ducal de Vila Viçosa. A partir de 1637 aparece várias vezes documentado em Lisboa, com a sua mulher D. | Nasceu em Lisboa entre 1600 e 1610. Com o mecenato do duque de Bragança esteve em Madrid a estudar. Em 1633 trabalhou nas obras do paço ducal de Vila Viçosa. A partir de 1637 aparece várias vezes documentado em Lisboa, com a sua mulher D. Joana de Andrade vivendo primeiro na Rua dos Almocreves (aos Anjos) e depois na Cruz de Pedra (S. Domingos de Benfica)<ref>José de Avelar Rebelo In http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226 consultado a 16/08/2017</ref>. | ||
Morreu, depois de prolongada doença, a 14 de outubro de 1657, na sua casa na Cruz da Pedra. Por sua vontade, foi sepultado com o hábito dominicano no Convento de S. Domingos de Benfica<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'' (3ª série), 51-52.</ref>. <!-- Viterbo cita e transcreve o seu testamento e Livro terceiro dos baptismos, matrimónios e óbitos da freguesia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica, fl. 7 da segunda parte; fls. 6v, 32v e 41.--> | |||
===Carreira=== | ===Carreira=== | ||
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===Outras informações=== | ===Outras informações=== | ||
Em 1654 recebeu de D. João IV o hábito da Ordem de Avis e trinta mil réis de renda nos bens dos confiscados ou ausentes em Castela<ref> | Em 1654 recebeu de D. João IV o hábito da Ordem de Avis e trinta mil réis de renda nos bens dos confiscados ou ausentes em Castela<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'' (3ª série), 47-48.</ref>. No entanto, por doença prolongada de Avelar Rebelo e por morte de D. João IV, nunca chegou a receber esta mercê, que só veio a ser entregue ao seu filho natural Manuel Avelar de Sousa, por D. Pedro II, em 1692<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'' (3ª série), 52-53.</ref>. <!-- Viterbo cita Livro II das Portarias do Reino, p. 511; Registo de mercês de D. Pedro II, l. 14, fl. 418v --> | ||
==Obras== | ==Obras== | ||
*1633-1637 - Pintura a fresco dos tectos da sala do Cântico dos Cânticos e das Delícias da Música no Paço Ducal de Vila Viçosa. | *1633-1637 - Pintura a fresco dos tectos da sala do Cântico dos Cânticos e das Delícias da Música no Paço Ducal de Vila Viçosa. | ||
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*1640 - [https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Menino_entre_os_Doutores_(c._1635)_-_Jos%C3%A9_de_Avelar_Rebelo.png Pintura do Menino entre os Doutores para a Igreja de São Roque, Lisboa.] | *1640 - [https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Menino_entre_os_Doutores_(c._1635)_-_Jos%C3%A9_de_Avelar_Rebelo.png Pintura do Menino entre os Doutores para a Igreja de São Roque, Lisboa.] | ||
*1641 - Desenho que serviu de base à gravura de [[Agostinho Soares Floriano]] que serve de frontispício à obra: | *1641 - Desenho que serviu de base à gravura de [[Agostinho Soares Floriano]] que serve de frontispício à obra: ''Applausos Academicos da Universidade de Coimbra a El-Rei Nosso Senhor D. João IV'', impressa em Coimbra por Duarte Gomes de Loureiro. | ||
<!-- descrição em Viterbo: um pórtico de quatro colunas, fechado superiormente por uma arquitrave a meio, da qual se levanta o escudo real português ladeado por 2 anjos; vêem-se nos espaços intercolunares dois nichos, o da esquerda com a estátua de D. João III e o da direita com a de D. Dinis, e no do centro, numa moldura oval, ao alto, o busto de D. João IV, em cabelo, voltado de três quartos para a direita, olhando em frente; ao meio da arquitrave está a legenda "Invictissimo regi Lusitaniae Ioanni IV" e na parte inferior do retrato lê-se "Academia Conimbricensis libellum dicat in felicissima sua aclamatione" No chão, sobre que se levanta o pórtico, numa longa fita, está a inscrição "Iussu Emanuelis de Saldanha a consilijs regiae magestatis et eiusdem academiae rectores. Anno 1641" e a assinatura, à esquerda "Joseph de Auelar pin" e à direita "Augustin. Suaez. Florian". --> | <!-- descrição em Viterbo: um pórtico de quatro colunas, fechado superiormente por uma arquitrave a meio, da qual se levanta o escudo real português ladeado por 2 anjos; vêem-se nos espaços intercolunares dois nichos, o da esquerda com a estátua de D. João III e o da direita com a de D. Dinis, e no do centro, numa moldura oval, ao alto, o busto de D. João IV, em cabelo, voltado de três quartos para a direita, olhando em frente; ao meio da arquitrave está a legenda "Invictissimo regi Lusitaniae Ioanni IV" e na parte inferior do retrato lê-se "Academia Conimbricensis libellum dicat in felicissima sua aclamatione" No chão, sobre que se levanta o pórtico, numa longa fita, está a inscrição "Iussu Emanuelis de Saldanha a consilijs regiae magestatis et eiusdem academiae rectores. Anno 1641" e a assinatura, à esquerda "Joseph de Auelar pin" e à direita "Augustin. Suaez. Florian". --> | ||
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*1656 - Pintura do Triunfo de Nossa Senhora para a portaria do convento de S. Bento em Lisboa. | *1656 - Pintura do Triunfo de Nossa Senhora para a portaria do convento de S. Bento em Lisboa. | ||
*Uma pintura de São Tomé feita para a Capela Real, mas que deixou em testamento a Jorge Cardoso, seu amigo<ref>Francisco de Sousa Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série), 55.</ref>. | |||
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==Bibliografia e Fontes== | ==Bibliografia e Fontes== | ||
*[http://purl.pt/22500 Aranha, Tomás. | *[http://purl.pt/22500 Aranha, Tomás. ''Poesias compostas na Universidade de Coimbra na occasião da felicissima e milagrosa acclamação de D. João IV etc..'' Lisboa: na officina de Lourenço de Anvers, 1645.] | ||
*Costa, Félix | *Costa, Félix. ''The antiquity of the art of painting by Félix da Costa'', New Haven and London, Yale University Press, 1967. | ||
*[https://books.google.pt/books?id=bUtwXsQ31uMC&printsec=frontcover&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false Faria, Maria da Graça Pericão (organização) | *[https://books.google.pt/books?id=bUtwXsQ31uMC&printsec=frontcover&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false Faria, Maria da Graça Pericão (organização). ''Restauração, Catálogo da Colecção Visconde da Trindade''. Coimbra: Biblioteca Geral da Universidade, 1979.] | ||
*[https://www.academia.edu/15328706/As_Rela%C3%A7%C3%B5es_Art%C3%ADsticas_entre_Pintores_a_%C3%93leo_e_de_Azulejo_Perspectivadas_a_partir_da_Oficina_de_Marcos_da_Cruz_a._1637-1683_ Flor, Susana Varela | *[https://www.academia.edu/15328706/As_Rela%C3%A7%C3%B5es_Art%C3%ADsticas_entre_Pintores_a_%C3%93leo_e_de_Azulejo_Perspectivadas_a_partir_da_Oficina_de_Marcos_da_Cruz_a._1637-1683_ Flor, Susana Varela. "As relações artísticas entre pintores a óleo e de azulejo perspectivadas a partir da oficina de Marcos da Cruz (a.1637-1683)", ''Artis - Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa'' 9/10, (2007): 291-307.] | ||
*Flor, Susana Varela | *Flor, Susana Varela e Flor, Pedro. ''Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas''. Lisboa: Scribe, 2013. | ||
*[https://www.academia.edu/26670252/Vias_de_introdu%C3%A7%C3%A3o_do_primeiro_naturalismo_na_pintura_do_s%C3%A9culo_XVII_em_Portugal Flor, Susana Varela | *[https://www.academia.edu/26670252/Vias_de_introdu%C3%A7%C3%A3o_do_primeiro_naturalismo_na_pintura_do_s%C3%A9culo_XVII_em_Portugal Flor, Susana Varela. "Vias de introdução do “primeiro naturalismo” na pintura do século XVII em Portugal." In ''Visiones renovadas del Barroco iberoamericano'', editado por María del Pilar López e Fernando Quiles. Vol. 1, 116-133. Sevilha: Universo Barroco Iberoamericano, 2016.] | ||
*[ http://hdl.handle.net/10451/8491 Gonçalves, Susana Cavaleiro Ferreira Nobre | *[http://hdl.handle.net/10451/8491 Gonçalves, Susana Cavaleiro Ferreira Nobre. "A arte do retrato em Portugal no tempo do barroco (1683-1750): conceitos, tipologias e protagonistas." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa 2013.] | ||
*[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar | *[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar. ''Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.'' Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823]. | ||
*[http://purl.pt/6390 Raczynski, Atanazy. | *[http://purl.pt/6390 Raczynski, Atanazy. ''Les arts en Portugal : lettres adressées a la société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.'' Paris : Jules Renouard, 1846.] | ||
*[http://purl.pt/6391 Raczynski, Atanazy | *[http://purl.pt/6391 Raczynski, Atanazy. ''Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.'' Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.] | ||
*Serrão, Vítor | *Serrão, Vítor. "José de Avelar Rebelo" In ''Dicionário da Arte Barroca em Portugal.'' coord. Paulo Pereira, <!-- ver páginas -->. Lisboa: Editorial Presença. 1989. | ||
*Serrão, Vítor (dir.) | *Serrão, Vítor (dir.). ''Rouge et or: Trésors du Portugal baroque ''. [Lisboa]: Gabinete das Relações Internacionais; Paris: Institut de France, 2001. | ||
*Silva, Inocêncio Francisco | *Silva, Inocêncio Francisco. ''Diccionário bibliographico portuguez: estudos de Innocêncio Francisco da Silva aplicáveis a Portugal e ao Brazil.'' Lisboa: Imprensa Nacional, 1858-1923. | ||
*Sobral, Luís de Moura | *Sobral, Luís de Moura. ''Pintura Portuguesa do Século XVII: Histórias, lendas, narrativas.'' Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2004. | ||
*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha | *[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha. ''Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.'' Lisboa: Imprensa Regia, 1815.] | ||
*[http://purl.pt/322 Viterbo, Francisco de Sousa. | *[http://purl.pt/322 Viterbo, Francisco de Sousa. ''Artes e Artistas em Portugal''. Lisboa: Livraria Ferreira, 1892.] | ||
*Viterbo, Francisco de Sousa | *Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série). | ||
*[http://purl.pt/14127 Universidade de Coimbra. ''Invictissimo Regi Lusitaniae Joanni IV. Academia Conimbricensis libellum dicat in felicissima sua aclamatione. Jussu Emanuelis de Saldanha...'' Coimbra: Tipografia Gomes de Loureiro, 1641.] | |||
==Ligações Externas== | ==Ligações Externas== | ||
*José de Avelar Rebelo In [http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226 Mosteiro dos Jerónimos] | *José de Avelar Rebelo In [http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226 Mosteiro dos Jerónimos] | ||
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Edição atual desde as 13h30min de 13 de fevereiro de 2020
José de Avelar Rebelo | |
---|---|
Outras Grafias | EQUAL |
Mãe | Sebastiana de Avelar |
Filho(s) | Manuel Avelar de Sousa (filho natural) |
Nascimento | entre 1600 e 1610 [[Lisboa]] |
Morte | 14 de outubro de 1657 [[Lisboa]] |
Sexo | masculino |
Biografia
Dados biográficos
Nasceu em Lisboa entre 1600 e 1610. Com o mecenato do duque de Bragança esteve em Madrid a estudar. Em 1633 trabalhou nas obras do paço ducal de Vila Viçosa. A partir de 1637 aparece várias vezes documentado em Lisboa, com a sua mulher D. Joana de Andrade vivendo primeiro na Rua dos Almocreves (aos Anjos) e depois na Cruz de Pedra (S. Domingos de Benfica)[1].
Morreu, depois de prolongada doença, a 14 de outubro de 1657, na sua casa na Cruz da Pedra. Por sua vontade, foi sepultado com o hábito dominicano no Convento de S. Domingos de Benfica[2].
Carreira
Entre 1633 e 1637 pintou para o duque de Bragança, futuro rei D. João IV, no paço ducal de Vila Viçosa.
Depois da Restauração foi nomeado pintor régio, por D. João IV, e mestre de pintura do príncipe D. Teodósio de Bragança.
Em 1644 foi eleito juiz da Irmandade de São Lucas.
Outras informações
Em 1654 recebeu de D. João IV o hábito da Ordem de Avis e trinta mil réis de renda nos bens dos confiscados ou ausentes em Castela[3]. No entanto, por doença prolongada de Avelar Rebelo e por morte de D. João IV, nunca chegou a receber esta mercê, que só veio a ser entregue ao seu filho natural Manuel Avelar de Sousa, por D. Pedro II, em 1692[4].
Obras
- 1633-1637 - Pintura a fresco dos tectos da sala do Cântico dos Cânticos e das Delícias da Música no Paço Ducal de Vila Viçosa.
- 1638-1648 - Pintura do tecto da Igreja do Loreto, Lisboa.
- 1639-1648 - Pintura de 72 painéis para o tecto da Basílica dos Mártires em Lisboa, representando cenas da vida de Cristo.
- 1639-1648 - Pintura sobre a tomada de Lisboa sob o arco da capela-mor da Basílica dos Mártires em Lisboa.
- 1640-1645 - Pintura de S. Jerónimo do Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa.
- 1641 - Desenho que serviu de base à gravura de Agostinho Soares Floriano que serve de frontispício à obra: Applausos Academicos da Universidade de Coimbra a El-Rei Nosso Senhor D. João IV, impressa em Coimbra por Duarte Gomes de Loureiro.
- 1643 - Retrato de D. João IV.
- 1648 - Pintura de uma Adoração dos Magos .
- 1650 - Pintura do tecto do coro da Basílica dos Mártires, Lisboa.
- 1656 - Pintura do Triunfo de Nossa Senhora para a portaria do convento de S. Bento em Lisboa.
- Uma pintura de São Tomé feita para a Capela Real, mas que deixou em testamento a Jorge Cardoso, seu amigo[5].
Referências bibliográficas
- ↑ José de Avelar Rebelo In http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226 consultado a 16/08/2017
- ↑ Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (3ª série), 51-52.
- ↑ Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (3ª série), 47-48.
- ↑ Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (3ª série), 52-53.
- ↑ Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série), 55.
Bibliografia e Fontes
- Costa, Félix. The antiquity of the art of painting by Félix da Costa, New Haven and London, Yale University Press, 1967.
- Flor, Susana Varela e Flor, Pedro. Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
- Serrão, Vítor. "José de Avelar Rebelo" In Dicionário da Arte Barroca em Portugal. coord. Paulo Pereira, . Lisboa: Editorial Presença. 1989.
- Serrão, Vítor (dir.). Rouge et or: Trésors du Portugal baroque . [Lisboa]: Gabinete das Relações Internacionais; Paris: Institut de France, 2001.
- Silva, Inocêncio Francisco. Diccionário bibliographico portuguez: estudos de Innocêncio Francisco da Silva aplicáveis a Portugal e ao Brazil. Lisboa: Imprensa Nacional, 1858-1923.
- Sobral, Luís de Moura. Pintura Portuguesa do Século XVII: Histórias, lendas, narrativas. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2004.
- Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).
Ligações Externas
- José de Avelar Rebelo In Mosteiro dos Jerónimos
Autor(es) do artigo
DOI
Citar este artigo
- José de Avelar Rebelo (última modificação: 13/02/2020). eViterbo. Visitado em 02 de junho de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Jos%C3%A9_de_Avelar_Rebelo