José de Avelar Rebelo: diferenças entre revisões

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==Biografia==  
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=== Dados biográficos ===  
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Nasceu em Lisboa entre 1600 e 1610. Com o mecenato do duque de Bragança esteve em Madrid a estudar. Em 1633 trabalhou nas obras do paço ducal de Vila Viçosa. A partir de 1637 aparece várias vezes documentado em Lisboa, com a sua mulher D. [[Joana de Andrade]] vivendo primeiro na Rua dos Almocreves (aos Anjos) e depois na Cruz de Pedra (S. Domingos de Benfica)<ref>José de Avelar Rebelo In http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226 consultado a 16/08/2017</ref>.
Nasceu em Lisboa entre 1600 e 1610. Com o mecenato do duque de Bragança esteve em Madrid a estudar. Em 1633 trabalhou nas obras do paço ducal de Vila Viçosa. A partir de 1637 aparece várias vezes documentado em Lisboa, com a sua mulher D. Joana de Andrade vivendo primeiro na Rua dos Almocreves (aos Anjos) e depois na Cruz de Pedra (S. Domingos de Benfica)<ref>José de Avelar Rebelo In http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226 consultado a 16/08/2017</ref>.


Morreu, depois de prolongada doença, a 14 de outubro de 1657, na sua casa na Cruz da Pedra. Por sua vontade, foi sepultado com o hábito dominicano no Convento de S. Domingos de Benfica<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i> (3ª série), 51-52.</ref>. <!-- Viterbo cita e transcreve o seu testamento e Livro terceiro dos baptismos, matrimónios e óbitos da freguesia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica, fl. 7 da segunda parte; fls. 6v, 32v e 41.-->
Morreu, depois de prolongada doença, a 14 de outubro de 1657, na sua casa na Cruz da Pedra. Por sua vontade, foi sepultado com o hábito dominicano no Convento de S. Domingos de Benfica<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'' (3ª série), 51-52.</ref>. <!-- Viterbo cita e transcreve o seu testamento e Livro terceiro dos baptismos, matrimónios e óbitos da freguesia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica, fl. 7 da segunda parte; fls. 6v, 32v e 41.-->


===Carreira===
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===Outras informações===
===Outras informações===


Em 1654 recebeu de D. João IV o hábito da Ordem de Avis e trinta mil réis de renda nos bens dos confiscados ou ausentes em Castela<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i> (3ª série), 47-48.</ref>. No entanto, por doença prolongada de Avelar Rebelo e por morte de D. João IV, nunca chegou a receber esta mercê, que só veio a ser entregue ao seu filho natural [[Manuel Avelar de Sousa]], por D. Pedro II, em 1692<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i> (3ª série), 52-53.</ref>. <!-- Viterbo cita Livro II das Portarias do Reino, p. 511; Registo de mercês de D. Pedro II, l. 14, fl. 418v -->
Em 1654 recebeu de D. João IV o hábito da Ordem de Avis e trinta mil réis de renda nos bens dos confiscados ou ausentes em Castela<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'' (3ª série), 47-48.</ref>. No entanto, por doença prolongada de Avelar Rebelo e por morte de D. João IV, nunca chegou a receber esta mercê, que só veio a ser entregue ao seu filho natural Manuel Avelar de Sousa, por D. Pedro II, em 1692<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'' (3ª série), 52-53.</ref>. <!-- Viterbo cita Livro II das Portarias do Reino, p. 511; Registo de mercês de D. Pedro II, l. 14, fl. 418v -->


==Obras==
==Obras==
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*1640 - [https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Menino_entre_os_Doutores_(c._1635)_-_Jos%C3%A9_de_Avelar_Rebelo.png  Pintura do Menino entre os Doutores para a Igreja de São Roque, Lisboa.]
*1640 - [https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Menino_entre_os_Doutores_(c._1635)_-_Jos%C3%A9_de_Avelar_Rebelo.png  Pintura do Menino entre os Doutores para a Igreja de São Roque, Lisboa.]


*1641 - Desenho que serviu de base à gravura de [[Agostinho Soares Floriano]] que serve de frontispício à obra: <i>Applausos Academicos da Universidade de Coimbra a El-Rei Nosso Senhor D. João IV</i>, impressa em Coimbra por Duarte Gomes de Loureiro.  
*1641 - Desenho que serviu de base à gravura de [[Agostinho Soares Floriano]] que serve de frontispício à obra: ''Applausos Academicos da Universidade de Coimbra a El-Rei Nosso Senhor D. João IV'', impressa em Coimbra por Duarte Gomes de Loureiro.  
<!-- descrição em Viterbo: um pórtico de quatro colunas, fechado superiormente por uma arquitrave a meio, da qual se levanta o escudo real português ladeado por 2 anjos; vêem-se nos espaços intercolunares dois nichos, o da esquerda com a estátua de D. João III e o da direita com a de D. Dinis, e no do centro, numa moldura oval, ao alto, o busto de D. João IV, em cabelo, voltado de três quartos para a direita, olhando em frente; ao meio da arquitrave está a legenda "Invictissimo regi Lusitaniae Ioanni IV" e na parte inferior do retrato lê-se "Academia Conimbricensis libellum dicat in felicissima sua aclamatione" No chão, sobre que se levanta o pórtico, numa longa fita, está a inscrição "Iussu Emanuelis de Saldanha a consilijs regiae magestatis et eiusdem academiae rectores. Anno 1641" e a assinatura, à esquerda "Joseph de Auelar pin" e à direita "Augustin. Suaez. Florian". -->
<!-- descrição em Viterbo: um pórtico de quatro colunas, fechado superiormente por uma arquitrave a meio, da qual se levanta o escudo real português ladeado por 2 anjos; vêem-se nos espaços intercolunares dois nichos, o da esquerda com a estátua de D. João III e o da direita com a de D. Dinis, e no do centro, numa moldura oval, ao alto, o busto de D. João IV, em cabelo, voltado de três quartos para a direita, olhando em frente; ao meio da arquitrave está a legenda "Invictissimo regi Lusitaniae Ioanni IV" e na parte inferior do retrato lê-se "Academia Conimbricensis libellum dicat in felicissima sua aclamatione" No chão, sobre que se levanta o pórtico, numa longa fita, está a inscrição "Iussu Emanuelis de Saldanha a consilijs regiae magestatis et eiusdem academiae rectores. Anno 1641" e a assinatura, à esquerda "Joseph de Auelar pin" e à direita "Augustin. Suaez. Florian". -->


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*1656 - Pintura do Triunfo de Nossa Senhora para a portaria do convento de S. Bento em Lisboa.
*1656 - Pintura do Triunfo de Nossa Senhora para a portaria do convento de S. Bento em Lisboa.


*Uma pintura de São Tomé feita para a Capela Real, mas que deixou em testamento a Jorge Cardoso, seu amigo<ref>Francisco de Sousa Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série), 55.</ref>.
*Uma pintura de São Tomé feita para a Capela Real, mas que deixou em testamento a Jorge Cardoso, seu amigo<ref>Francisco de Sousa Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série), 55.</ref>.


   
   
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==Bibliografia e Fontes==
==Bibliografia e Fontes==
*[http://purl.pt/22500 Aranha, Tomás. <i>Poesias compostas na Universidade de Coimbra na occasião da felicissima e milagrosa acclamação de D. João IV etc..</i> Lisboa: na officina de Lourenço de Anvers, 1645.]
*[http://purl.pt/22500 Aranha, Tomás. ''Poesias compostas na Universidade de Coimbra na occasião da felicissima e milagrosa acclamação de D. João IV etc..'' Lisboa: na officina de Lourenço de Anvers, 1645.]


*Costa, Félix. <i>The antiquity of the art of painting by Félix da Costa</i>, New Haven and London, Yale University Press, 1967.
*Costa, Félix. ''The antiquity of the art of painting by Félix da Costa'', New Haven and London, Yale University Press, 1967.


*[https://books.google.pt/books?id=bUtwXsQ31uMC&printsec=frontcover&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false Faria, Maria da Graça Pericão (organização). <i>Restauração, Catálogo da Colecção Visconde da Trindade</i>. Coimbra: Biblioteca Geral da Universidade, 1979.]
*[https://books.google.pt/books?id=bUtwXsQ31uMC&printsec=frontcover&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false Faria, Maria da Graça Pericão (organização). ''Restauração, Catálogo da Colecção Visconde da Trindade''. Coimbra: Biblioteca Geral da Universidade, 1979.]


*[https://www.academia.edu/15328706/As_Rela%C3%A7%C3%B5es_Art%C3%ADsticas_entre_Pintores_a_%C3%93leo_e_de_Azulejo_Perspectivadas_a_partir_da_Oficina_de_Marcos_da_Cruz_a._1637-1683_ Flor, Susana Varela. "As relações artísticas entre pintores a óleo e de azulejo perspectivadas a partir da oficina de Marcos da Cruz (a.1637-1683)", <i>Artis - Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa</i> 9/10, (2007): 291-307.]  
*[https://www.academia.edu/15328706/As_Rela%C3%A7%C3%B5es_Art%C3%ADsticas_entre_Pintores_a_%C3%93leo_e_de_Azulejo_Perspectivadas_a_partir_da_Oficina_de_Marcos_da_Cruz_a._1637-1683_ Flor, Susana Varela. "As relações artísticas entre pintores a óleo e de azulejo perspectivadas a partir da oficina de Marcos da Cruz (a.1637-1683)", ''Artis - Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa'' 9/10, (2007): 291-307.]  


*Flor, Susana Varela e Flor, Pedro. <i>Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas</i>. Lisboa: Scribe, 2013.
*Flor, Susana Varela e Flor, Pedro. ''Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas''. Lisboa: Scribe, 2013.


*[https://www.academia.edu/26670252/Vias_de_introdu%C3%A7%C3%A3o_do_primeiro_naturalismo_na_pintura_do_s%C3%A9culo_XVII_em_Portugal Flor, Susana Varela. "Vias de introdução do “primeiro naturalismo” na pintura do século XVII em Portugal." In <i>Visiones renovadas del Barroco iberoamericano</i>, editado por María del Pilar López e Fernando Quiles. Vol. 1, 116-133. Sevilha: Universo Barroco Iberoamericano, 2016.]
*[https://www.academia.edu/26670252/Vias_de_introdu%C3%A7%C3%A3o_do_primeiro_naturalismo_na_pintura_do_s%C3%A9culo_XVII_em_Portugal Flor, Susana Varela. "Vias de introdução do “primeiro naturalismo” na pintura do século XVII em Portugal." In ''Visiones renovadas del Barroco iberoamericano'', editado por María del Pilar López e Fernando Quiles. Vol. 1, 116-133. Sevilha: Universo Barroco Iberoamericano, 2016.]


*[http://hdl.handle.net/10451/8491 Gonçalves, Susana Cavaleiro Ferreira Nobre. "A arte do retrato em Portugal no tempo do barroco (1683-1750): conceitos, tipologias e protagonistas." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa 2013.]
*[http://hdl.handle.net/10451/8491 Gonçalves, Susana Cavaleiro Ferreira Nobre. "A arte do retrato em Portugal no tempo do barroco (1683-1750): conceitos, tipologias e protagonistas." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa 2013.]


*[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar. <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i> Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823].
*[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar. ''Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.'' Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823].


*[http://purl.pt/6390 Raczynski, Atanazy. <i>Les arts en Portugal : lettres adressées a la société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.</i> Paris : Jules Renouard, 1846.]
*[http://purl.pt/6390 Raczynski, Atanazy. ''Les arts en Portugal : lettres adressées a la société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.'' Paris : Jules Renouard, 1846.]


*[http://purl.pt/6391 Raczynski, Atanazy. <i>Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.</i> Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.]
*[http://purl.pt/6391 Raczynski, Atanazy. ''Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.'' Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.]


*Serrão, Vítor. "José de Avelar Rebelo" In <i>Dicionário da Arte Barroca em Portugal.</i> coord. Paulo Pereira, <!-- ver páginas -->. Lisboa: Editorial Presença. 1989.
*Serrão, Vítor. "José de Avelar Rebelo" In ''Dicionário da Arte Barroca em Portugal.'' coord. Paulo Pereira, <!-- ver páginas -->. Lisboa: Editorial Presença. 1989.


*Serrão, Vítor (dir.). <i>Rouge et or: Trésors du Portugal baroque </i>. [Lisboa]: Gabinete das Relações Internacionais; Paris: Institut de France, 2001.
*Serrão, Vítor (dir.). ''Rouge et or: Trésors du Portugal baroque ''. [Lisboa]: Gabinete das Relações Internacionais; Paris: Institut de France, 2001.


*Silva, Inocêncio Francisco. <i>Diccionário bibliographico portuguez: estudos de Innocêncio Francisco da Silva aplicáveis a Portugal e ao Brazil.</i> Lisboa: Imprensa Nacional, 1858-1923.
*Silva, Inocêncio Francisco. ''Diccionário bibliographico portuguez: estudos de Innocêncio Francisco da Silva aplicáveis a Portugal e ao Brazil.'' Lisboa: Imprensa Nacional, 1858-1923.


*Sobral, Luís de Moura. <i>Pintura Portuguesa do Século XVII: Histórias, lendas, narrativas.</i> Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2004.
*Sobral, Luís de Moura. ''Pintura Portuguesa do Século XVII: Histórias, lendas, narrativas.'' Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2004.


*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha. <i>Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.</i> Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]
*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha. ''Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.'' Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]


*[http://purl.pt/322 Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Artes e Artistas em Portugal</i>. Lisboa: Livraria Ferreira, 1892.]
*[http://purl.pt/322 Viterbo, Francisco de Sousa. ''Artes e Artistas em Portugal''. Lisboa: Livraria Ferreira, 1892.]


*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).


*[http://purl.pt/14127 Universidade de Coimbra. <i>Invictissimo Regi Lusitaniae Joanni IV. Academia Conimbricensis libellum dicat in felicissima sua aclamatione. Jussu Emanuelis de Saldanha...</i> Coimbra: Tipografia Gomes de Loureiro, 1641.]
*[http://purl.pt/14127 Universidade de Coimbra. ''Invictissimo Regi Lusitaniae Joanni IV. Academia Conimbricensis libellum dicat in felicissima sua aclamatione. Jussu Emanuelis de Saldanha...'' Coimbra: Tipografia Gomes de Loureiro, 1641.]


==Ligações Externas==
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Edição atual desde as 13h30min de 13 de fevereiro de 2020


José de Avelar Rebelo
Outras Grafias EQUAL
Mãe Sebastiana de Avelar
Filho(s) Manuel Avelar de Sousa (filho natural)
Nascimento entre 1600 e 1610
[[Lisboa]]
Morte 14 de outubro de 1657
[[Lisboa]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Nasceu em Lisboa entre 1600 e 1610. Com o mecenato do duque de Bragança esteve em Madrid a estudar. Em 1633 trabalhou nas obras do paço ducal de Vila Viçosa. A partir de 1637 aparece várias vezes documentado em Lisboa, com a sua mulher D. Joana de Andrade vivendo primeiro na Rua dos Almocreves (aos Anjos) e depois na Cruz de Pedra (S. Domingos de Benfica)[1].

Morreu, depois de prolongada doença, a 14 de outubro de 1657, na sua casa na Cruz da Pedra. Por sua vontade, foi sepultado com o hábito dominicano no Convento de S. Domingos de Benfica[2].

Carreira

Entre 1633 e 1637 pintou para o duque de Bragança, futuro rei D. João IV, no paço ducal de Vila Viçosa.

Depois da Restauração foi nomeado pintor régio, por D. João IV, e mestre de pintura do príncipe D. Teodósio de Bragança.

Em 1644 foi eleito juiz da Irmandade de São Lucas.


Outras informações

Em 1654 recebeu de D. João IV o hábito da Ordem de Avis e trinta mil réis de renda nos bens dos confiscados ou ausentes em Castela[3]. No entanto, por doença prolongada de Avelar Rebelo e por morte de D. João IV, nunca chegou a receber esta mercê, que só veio a ser entregue ao seu filho natural Manuel Avelar de Sousa, por D. Pedro II, em 1692[4].

Obras

  • 1633-1637 - Pintura a fresco dos tectos da sala do Cântico dos Cânticos e das Delícias da Música no Paço Ducal de Vila Viçosa.
  • 1638-1648 - Pintura do tecto da Igreja do Loreto, Lisboa.
  • 1639-1648 - Pintura de 72 painéis para o tecto da Basílica dos Mártires em Lisboa, representando cenas da vida de Cristo.
  • 1639-1648 - Pintura sobre a tomada de Lisboa sob o arco da capela-mor da Basílica dos Mártires em Lisboa.
  • 1640-1645 - Pintura de S. Jerónimo do Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa.
  • 1641 - Desenho que serviu de base à gravura de Agostinho Soares Floriano que serve de frontispício à obra: Applausos Academicos da Universidade de Coimbra a El-Rei Nosso Senhor D. João IV, impressa em Coimbra por Duarte Gomes de Loureiro.
  • 1643 - Retrato de D. João IV.
  • 1648 - Pintura de uma Adoração dos Magos .
  • 1650 - Pintura do tecto do coro da Basílica dos Mártires, Lisboa.
  • 1656 - Pintura do Triunfo de Nossa Senhora para a portaria do convento de S. Bento em Lisboa.
  • Uma pintura de São Tomé feita para a Capela Real, mas que deixou em testamento a Jorge Cardoso, seu amigo[5].


Referências bibliográficas

  1. José de Avelar Rebelo In http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226 consultado a 16/08/2017
  2. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (3ª série), 51-52.
  3. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (3ª série), 47-48.
  4. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (3ª série), 52-53.
  5. Francisco de Sousa Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série), 55.

Bibliografia e Fontes

  • Costa, Félix. The antiquity of the art of painting by Félix da Costa, New Haven and London, Yale University Press, 1967.
  • Flor, Susana Varela e Flor, Pedro. Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • Serrão, Vítor. "José de Avelar Rebelo" In Dicionário da Arte Barroca em Portugal. coord. Paulo Pereira, . Lisboa: Editorial Presença. 1989.
  • Serrão, Vítor (dir.). Rouge et or: Trésors du Portugal baroque . [Lisboa]: Gabinete das Relações Internacionais; Paris: Institut de France, 2001.
  • Silva, Inocêncio Francisco. Diccionário bibliographico portuguez: estudos de Innocêncio Francisco da Silva aplicáveis a Portugal e ao Brazil. Lisboa: Imprensa Nacional, 1858-1923.
  • Sobral, Luís de Moura. Pintura Portuguesa do Século XVII: Histórias, lendas, narrativas. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2004.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).

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