Vitorino Manuel da Serra: diferenças entre revisões

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Fazia parte da [[Irmandade de S. Lucas]], assinando como escrivão vários livros da confraria.
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Morreu a 11 de abril de 1748 e foi-lhe dedicado um elogio fúnebre que o distingue como um dos principais pintores de azulejo em Portugal. Está enterrado na Igreja de Nossa Senhora do Socorro<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i>, 138.</ref>.
Morreu a 11 de abril de 1748 e foi-lhe dedicado um elogio fúnebre que o distingue como um dos principais pintores de azulejo em Portugal. Está enterrado na Igreja de Nossa Senhora do Socorro<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 138.</ref>.


===Carreira===   
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==Bibliografia e Fontes==
==Bibliografia e Fontes==
*Bonifácio, Honório Manuel Pereira. “Menino Deus, Igreja de” In <i>Dicionário da Arte Barroca em Portugal</i>, direcção de Paulo Pereira. Lisboa: Editorial Presença, 1989. 269.
*Bonifácio, Honório Manuel Pereira. “Menino Deus, Igreja de” In ''Dicionário da Arte Barroca em Portugal'', direcção de Paulo Pereira. Lisboa: Editorial Presença, 1989. 269.


*Diniz, Filipe Blanch. "A Igreja do Menino Deus. Algumas especulações à volta do seu modelo geométrico" In <i>Vértice</i> nº 3. 1988. 41-45.
*Diniz, Filipe Blanch. "A Igreja do Menino Deus. Algumas especulações à volta do seu modelo geométrico" In ''Vértice'' nº 3. 1988. 41-45.


*Flor, Susana Varela, Flor, Pedro. <i>Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas</i>. Lisboa: Scribe, 2013.
*Flor, Susana Varela, Flor, Pedro. ''Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas''. Lisboa: Scribe, 2013.


*Machado, Cirilo Volkmar. <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i> Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
*Machado, Cirilo Volkmar. ''Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.'' Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.


*[https://run.unl.pt/bitstream/10362/13240/1/ART_15_Varia_2.pdf Mello, Magno. "O tecto da igreja do Menino-Deus: um “processo operativo” na construção do espaço perspéctico" In <i>Revista de História da Arte</i> 5 (2008): 246-258.]  
*[https://run.unl.pt/bitstream/10362/13240/1/ART_15_Varia_2.pdf Mello, Magno. "O tecto da igreja do Menino-Deus: um “processo operativo” na construção do espaço perspéctico" In ''Revista de História da Arte'' 5 (2008): 246-258.]  


*[http://www.academia.edu/6849529/Elogio_f%C3%BAnebre_de_Vitorino_Manuel_da_Serra_um_quadraturista_na_Lisboa_joanina Mello, Magno. "Elogio fúnebre de Vitorino Manuel da Serra: um quadraturista na Lisboa joanina." <i>Barroco</i> 20 (2013): 169-180.]
*[http://www.academia.edu/6849529/Elogio_f%C3%BAnebre_de_Vitorino_Manuel_da_Serra_um_quadraturista_na_Lisboa_joanina Mello, Magno. "Elogio fúnebre de Vitorino Manuel da Serra: um quadraturista na Lisboa joanina." ''Barroco'' 20 (2013): 169-180.]


*[http://hdl.handle.net/10451/2051 Reis, Vítor. "O rapto do observador: invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no Século XVIII". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2007.]
*[http://hdl.handle.net/10451/2051 Reis, Vítor. "O rapto do observador: invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no Século XVIII". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2007.]
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*[http://hdl.handle.net/10451/11216 Santos, Pedro Miguel Filipe dos. "O trompe l’oeil barroco na Igreja do Menino Deus em Lisboa: métodos e técnicas." Tese de doutoramento, Universidade de Lisboa, 2014.]   
*[http://hdl.handle.net/10451/11216 Santos, Pedro Miguel Filipe dos. "O trompe l’oeil barroco na Igreja do Menino Deus em Lisboa: métodos e técnicas." Tese de doutoramento, Universidade de Lisboa, 2014.]   


*Silveira, Ângelo Costa, Almada, Carmem Olazabal Almada e Figueira, Luís Tovar. "Igreja do Menino Deus" In <i>Monumentos</i> 10 (1999).
*Silveira, Ângelo Costa, Almada, Carmem Olazabal Almada e Figueira, Luís Tovar. "Igreja do Menino Deus" In ''Monumentos'' 10 (1999).


*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha. <i>Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.</i> Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]
*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha. ''Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.'' Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]


*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.  
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.  
   
   
==Ligações Externas==
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Edição atual desde as 12h15min de 13 de fevereiro de 2020


Vitorino Manuel da Serra
Outras Grafias EQUAL
Pai António da Serra
Mãe Vicência de Almeida
Nascimento 1692
[[Lisboa]]
Morte 11 de abril de 1748 (56 anos)
[[Lisboa]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Filho do pintor António da Serra e de Vicência de Almeida, nasceu em Lisboa em 1692 na paróquia de Santa Justa e viveu na Rua dos Vinagres da mesma cidade, trabalhando como pintor de ornamentos. Aprendeu a sua arte com o pai e pintava ao estilo de Vincenzo Bacherelli.

Fazia parte da Irmandade de S. Lucas, assinando como escrivão vários livros da confraria.

Morreu a 11 de abril de 1748 e foi-lhe dedicado um elogio fúnebre que o distingue como um dos principais pintores de azulejo em Portugal. Está enterrado na Igreja de Nossa Senhora do Socorro[1].

Carreira

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 138.

Bibliografia e Fontes

  • Bonifácio, Honório Manuel Pereira. “Menino Deus, Igreja de” In Dicionário da Arte Barroca em Portugal, direcção de Paulo Pereira. Lisboa: Editorial Presença, 1989. 269.
  • Diniz, Filipe Blanch. "A Igreja do Menino Deus. Algumas especulações à volta do seu modelo geométrico" In Vértice nº 3. 1988. 41-45.
  • Flor, Susana Varela, Flor, Pedro. Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • Machado, Cirilo Volkmar. Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
  • Silveira, Ângelo Costa, Almada, Carmem Olazabal Almada e Figueira, Luís Tovar. "Igreja do Menino Deus" In Monumentos 10 (1999).
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas

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