Vitorino Manuel da Serra: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
m (subst:'ing, replaced: {{Info/Biografia extensa → {{Info/TechNetEMPIRE)
 
(Há 4 revisões intermédias de 2 utilizadores que não estão a ser apresentadas)
Linha 1: Linha 1:
{{Info/Biografia extensa
{{Info/TechNetEMPIRE
<!-- dados da imagem -->
<!-- dados da imagem -->
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em --> 8cm
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em --> 8cm
|bgcolour            = <!-- cor de funda da caixa ex.: silver --> #A4C4D0
|bgcolour            = <!-- cor de funda da caixa ex.: silver --> #A4C4D0
|nome                = <big>{{PAGENAME }}</big>
|nome                = <big>Vitorino Manuel da Serra</big>
|nome_nativo          = <!-- nome escrito na lingua original ex.: (em [[Língua Árabe|árabe]] '''الله''' {{pronúncia|Ar-allah.ogg}}, ''allāh'', "O Deus", "A Divindade") -->
|nome_nativo          = <!-- nome escrito na lingua original ex.: (em [[Língua Árabe|árabe]] '''الله''' {{pronúncia|Ar-allah.ogg}}, ''allāh'', "O Deus", "A Divindade") -->
|título_comum        = <!-- título mais conhecido ex.: [[Lista de reis de França|Imperador de França]] -->
|título_comum        = <!-- título mais conhecido ex.: [[Lista de reis de França|Imperador de França]] -->
Linha 47: Linha 47:
Fazia parte da [[Irmandade de S. Lucas]], assinando como escrivão vários livros da confraria.
Fazia parte da [[Irmandade de S. Lucas]], assinando como escrivão vários livros da confraria.


Morreu a 11 de abril de 1748 e foi-lhe dedicado um elogio fúnebre que o distingue como um dos principais pintores de azulejo em Portugal. Está enterrado na Igreja de Nossa Senhora do Socorro.
Morreu a 11 de abril de 1748 e foi-lhe dedicado um elogio fúnebre que o distingue como um dos principais pintores de azulejo em Portugal. Está enterrado na Igreja de Nossa Senhora do Socorro<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 138.</ref>.


===Carreira===   
===Carreira===   
Linha 61: Linha 61:
   
   
==Bibliografia e Fontes==
==Bibliografia e Fontes==
*Bonifácio, Honório Manuel Pereira, “Menino Deus, Igreja de.” In <i>Dicionário da Arte Barroca em Portugal</i>. Direcção de Paulo Pereira, 269. Lisboa: Editorial Presença, 1989.
*Bonifácio, Honório Manuel Pereira. “Menino Deus, Igreja de” In ''Dicionário da Arte Barroca em Portugal'', direcção de Paulo Pereira. Lisboa: Editorial Presença, 1989. 269.


*Diniz, Filipe Blanch, "A Igreja do Menino Deus. Algumas especulações à volta do seu modelo geométrico." <i>Vértice</i>, .......pp. 41-45.
*Diniz, Filipe Blanch. "A Igreja do Menino Deus. Algumas especulações à volta do seu modelo geométrico" In ''Vértice'' nº 3. 1988. 41-45.


*Flor, Susana Varela, Flor, Pedro, <i>Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas</i>. Lisboa: Scribe, 2013.
*Flor, Susana Varela, Flor, Pedro. ''Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas''. Lisboa: Scribe, 2013.


*Machado, Cirilo Volkmar, <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i> Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
*Machado, Cirilo Volkmar. ''Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.'' Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.


*[https://run.unl.pt/bitstream/10362/13240/1/ART_15_Varia_2.pdf Mello, Magno, "O tecto da igreja do Menino-Deus: um “processo operativo” na construção do espaço perspéctico." <i>Revista de História da Arte</i> 5 (2008): 246-258.]  
*[https://run.unl.pt/bitstream/10362/13240/1/ART_15_Varia_2.pdf Mello, Magno. "O tecto da igreja do Menino-Deus: um “processo operativo” na construção do espaço perspéctico" In ''Revista de História da Arte'' 5 (2008): 246-258.]  


*[http://www.academia.edu/6849529/Elogio_f%C3%BAnebre_de_Vitorino_Manuel_da_Serra_um_quadraturista_na_Lisboa_joanina Mello, Magno, "Elogio fúnebre de Vitorino Manuel da Serra: um quadraturista na Lisboa joanina." <i>Barroco</i> 20 (2013): 169-180.]
*[http://www.academia.edu/6849529/Elogio_f%C3%BAnebre_de_Vitorino_Manuel_da_Serra_um_quadraturista_na_Lisboa_joanina Mello, Magno. "Elogio fúnebre de Vitorino Manuel da Serra: um quadraturista na Lisboa joanina." ''Barroco'' 20 (2013): 169-180.]


*[http://hdl.handle.net/10451/2051 Reis, Vítor, "O rapto do observador:invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no Século XVIII". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2007.]
*[http://hdl.handle.net/10451/2051 Reis, Vítor. "O rapto do observador: invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no Século XVIII". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2007.]


*"Sala do Definitório da Misericórdia de Abrantes": http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/1775/18/22800_ulfl066731_tm_08_abrantes.pdf
*[http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/1775/18/22800_ulfl066731_tm_08_abrantes.pdf "Sala do Definitório da Misericórdia de Abrantes"].


*[http://hdl.handle.net/10451/11216 Santos, Pedro Miguel Filipe dos, "O trompe l’oeil barroco na Igreja do Menino Deus em Lisboa : métodos e técnicas." Tese de doutoramento, Universidade de Lisboa, 2014.]   
*[http://hdl.handle.net/10451/11216 Santos, Pedro Miguel Filipe dos. "O trompe l’oeil barroco na Igreja do Menino Deus em Lisboa: métodos e técnicas." Tese de doutoramento, Universidade de Lisboa, 2014.]   


*Silveira, Ângelo Costa, Almada, Carmem Olazabal Almada e Figueira, Luís Tovar, "Igreja do Menino Deus." <i>Monumentos</i> 10 (1999).
*Silveira, Ângelo Costa, Almada, Carmem Olazabal Almada e Figueira, Luís Tovar. "Igreja do Menino Deus" In ''Monumentos'' 10 (1999).


*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha, <i>Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.</i> Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]
*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha. ''Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.'' Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]


*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.  
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.  
   
   
==Ligações Externas==
==Ligações Externas==
Linha 94: Linha 94:
   
   
{{DEFAULTSORT: Vitorino Manuel da Serra}}  
{{DEFAULTSORT: Vitorino Manuel da Serra}}  
[[Categoria: Pessoas]]  
[[Categoria:Pessoas]]  
[[Categoria: Nascidos Século XVII]]  
[[Categoria:Activos Século XVIII]]  
[[Categoria:Portugal]]
[[Categoria:Portugal]]
[[Categoria: Lisboa]]  
[[Categoria:Lisboa]]  
[[Categoria: Pintores]]
[[Categoria:Pintores]]
[[Categoria:Irmandade de São Lucas]]
[[Categoria:Com Bibliografia]]

Edição atual desde as 12h15min de 13 de fevereiro de 2020


Vitorino Manuel da Serra
Outras Grafias EQUAL
Pai António da Serra
Mãe Vicência de Almeida
Nascimento 1692
[[Lisboa]]
Morte 11 de abril de 1748 (56 anos)
[[Lisboa]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Filho do pintor António da Serra e de Vicência de Almeida, nasceu em Lisboa em 1692 na paróquia de Santa Justa e viveu na Rua dos Vinagres da mesma cidade, trabalhando como pintor de ornamentos. Aprendeu a sua arte com o pai e pintava ao estilo de Vincenzo Bacherelli.

Fazia parte da Irmandade de S. Lucas, assinando como escrivão vários livros da confraria.

Morreu a 11 de abril de 1748 e foi-lhe dedicado um elogio fúnebre que o distingue como um dos principais pintores de azulejo em Portugal. Está enterrado na Igreja de Nossa Senhora do Socorro[1].

Carreira

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 138.

Bibliografia e Fontes

  • Bonifácio, Honório Manuel Pereira. “Menino Deus, Igreja de” In Dicionário da Arte Barroca em Portugal, direcção de Paulo Pereira. Lisboa: Editorial Presença, 1989. 269.
  • Diniz, Filipe Blanch. "A Igreja do Menino Deus. Algumas especulações à volta do seu modelo geométrico" In Vértice nº 3. 1988. 41-45.
  • Flor, Susana Varela, Flor, Pedro. Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • Machado, Cirilo Volkmar. Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
  • Silveira, Ângelo Costa, Almada, Carmem Olazabal Almada e Figueira, Luís Tovar. "Igreja do Menino Deus" In Monumentos 10 (1999).
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo