Lourenço da Silva Paz: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
m (subst:'ing, replaced: {{Info/Biografia extensa → {{Info/TechNetEMPIRE)
 
Linha 1: Linha 1:
{{Info/Biografia extensa
{{Info/TechNetEMPIRE
<!-- dados da imagem -->
<!-- dados da imagem -->
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em --> 8cm
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em --> 8cm
Linha 47: Linha 47:


===Carreira===   
===Carreira===   
A 26 de novembro de 1708 foi nomeado pintor de óleo da Casa das Obras dos paços reais da Ribeira por morte de Bento Coelho da Silveira, recebendo cinco mil réis em dinheiro e um moio de trigo como vencimento<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i>, 139.</ref>.
A 26 de novembro de 1708 foi nomeado pintor de óleo da Casa das Obras dos paços reais da Ribeira por morte de Bento Coelho da Silveira, recebendo cinco mil réis em dinheiro e um moio de trigo como vencimento<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 139.</ref>.
   
   
===Outras informações===  
===Outras informações===  
Linha 59: Linha 59:
   
   
==Bibliografia e Fontes==
==Bibliografia e Fontes==
*[http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/article/view/90/83 Desterro, Maria Teresa. "O conjunto pictórico oriundo da capela-mor da igreja do Convento das Trinas do Mocambo: subsídios para o seu estudo." <i>ArtisOn</i> 3 (2016): 71-80.]
*[http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/article/view/90/83 Desterro, Maria Teresa. "O conjunto pictórico oriundo da capela-mor da igreja do Convento das Trinas do Mocambo: subsídios para o seu estudo." ''ArtisOn'' 3 (2016): 71-80.]


*[http://revista.arp.org.pt/pdf/2015017.pdf Ferreira, Sílvia. "Dourar e pintar: a polivalência artística dos mestres douradores de Lisboa na época barroca." <i>Conservar Património</i> 22 (2015): 7-16.]
*[http://revista.arp.org.pt/pdf/2015017.pdf Ferreira, Sílvia. "Dourar e pintar: a polivalência artística dos mestres douradores de Lisboa na época barroca." ''Conservar Património'' 22 (2015): 7-16.]


*Flor, Susana Varela e Flor, Pedro. <i>Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas</i>. Lisboa: Scribe, 2013.
*Flor, Susana Varela e Flor, Pedro. ''Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas''. Lisboa: Scribe, 2013.


*Serrão, Vítor "Os Silva e Paz, uma família de pintores sem obra." In <i>A cripto-história de arte. Análise de obras de arte inexistentes</i>, 101-123. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.  
*Serrão, Vítor "Os Silva e Paz, uma família de pintores sem obra." In ''A cripto-história de arte. Análise de obras de arte inexistentes'', 101-123. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.  


*Sobral, Luís de Moura. <i>Pintura Portuguesa do Século XVII: Histórias, lendas, narrativas.</i> Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2004.
*Sobral, Luís de Moura. ''Pintura Portuguesa do Século XVII: Histórias, lendas, narrativas.'' Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2004.


*Machado, Cirilo Volkmar,. <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i> Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
*Machado, Cirilo Volkmar,. ''Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.'' Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.


*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.


*ANTT, Chancelaria de D. João V, l. 32, fl. 214v
*ANTT, Chancelaria de D. João V, l. 32, fl. 214v
Linha 83: Linha 83:
   
   
{{DEFAULTSORT: Lourenco da Silva Paz}}  
{{DEFAULTSORT: Lourenco da Silva Paz}}  
[[Categoria: Pessoas]]  
[[Categoria:Pessoas]]  
[[Categoria: Activos Século XVIII]]  
[[Categoria:Activos Século XVIII]]  
[[Categoria:Portugal]]
[[Categoria:Portugal]]
[[Categoria:Lisboa]]  
[[Categoria:Lisboa]]  
[[Categoria: Pintores]]
[[Categoria:Pintores]]
[[Categoria: Com Bibliografia]]
[[Categoria:Com Bibliografia]]

Edição atual desde as 12h40min de 13 de fevereiro de 2020


Lourenço da Silva Paz
Outras Grafias EQUAL
Pai Gabriel da Silva da Paz
Mãe Luísa de Freitas
Filho(s) Teodoro da Silva Paz
Irmão(s) Manuel da Paz e Silva, Catarina de Freitas
Nascimento 1666
[[Lisboa, Portugal]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Filho de Gabriel da Silva da Paz e de Luísa de Freitas, nasceu na freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai, onde foi baptizado, em 1666. Irmão do pintor Manuel da Paz e Silva e de Catarina de Freitas. Casou com Eufrásia de Mendonça Furtado[1]. Teve um filho chamado Teodoro da Silva Paz.

Carreira

A 26 de novembro de 1708 foi nomeado pintor de óleo da Casa das Obras dos paços reais da Ribeira por morte de Bento Coelho da Silveira, recebendo cinco mil réis em dinheiro e um moio de trigo como vencimento[2].

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Serrão, Vítor "Os Silva e Paz, uma família de pintores sem obra..., 110-111.
  2. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 139.

Bibliografia e Fontes

  • Flor, Susana Varela e Flor, Pedro. Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • Serrão, Vítor "Os Silva e Paz, uma família de pintores sem obra." In A cripto-história de arte. Análise de obras de arte inexistentes, 101-123. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
  • Sobral, Luís de Moura. Pintura Portuguesa do Século XVII: Histórias, lendas, narrativas. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2004.
  • Machado, Cirilo Volkmar,. Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
  • ANTT, Chancelaria de D. João V, l. 32, fl. 214v

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo