Lourenço da Silva Paz

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Lourenço da Silva Paz
Outras Grafias EQUAL
Pai Gabriel da Silva da Paz
Mãe Luísa de Freitas
Filho(s) Teodoro da Silva Paz
Irmão(s) Manuel da Paz e Silva, Catarina de Freitas
Nascimento 1666
[[Lisboa, Portugal]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Filho de Gabriel da Silva da Paz e de Luísa de Freitas, nasceu na freguesia de Santa Catarina do Monte Sinai, onde foi baptizado, em 1666. Irmão do pintor Manuel da Paz e Silva e de Catarina de Freitas. Casou com Eufrásia de Mendonça Furtado[1]. Teve um filho chamado Teodoro da Silva Paz.

Carreira

A 26 de novembro de 1708 foi nomeado pintor de óleo da Casa das Obras dos paços reais da Ribeira por morte de Bento Coelho da Silveira, recebendo cinco mil réis em dinheiro e um moio de trigo como vencimento[2].

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Serrão, Vítor "Os Silva e Paz, uma família de pintores sem obra..., 110-111.
  2. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 139.

Bibliografia e Fontes

  • Flor, Susana Varela e Flor, Pedro. Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • Serrão, Vítor "Os Silva e Paz, uma família de pintores sem obra." In A cripto-história de arte. Análise de obras de arte inexistentes, 101-123. Lisboa: Livros Horizonte, 2001.
  • Sobral, Luís de Moura. Pintura Portuguesa do Século XVII: Histórias, lendas, narrativas. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2004.
  • Machado, Cirilo Volkmar,. Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.
  • ANTT, Chancelaria de D. João V, l. 32, fl. 214v

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo