Jerónimo de Barros Ferreira: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
m (subst:'ing, replaced: {{Info/Biografia extensa → {{Info/TechNetEMPIRE)
 
Linha 1: Linha 1:
{{Info/Biografia extensa
{{Info/TechNetEMPIRE
<!-- dados da imagem -->
<!-- dados da imagem -->
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em --> 8cm
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em --> 8cm
Linha 43: Linha 43:
==Biografia==  
==Biografia==  
=== Dados biográficos ===  
=== Dados biográficos ===  
Nasceu em Guimarães, na freguesia de S. Tiago da Faia a 3 de dezembro de 1750. Foi pintor de arquitectura, flores, ornamentos e retratos em miniatura, tendo aprendido a sua arte com [[Miguel António do Amaral]]. Também foi professor de desenho e pintura. Vivia em Lisboa no Poço dos Negros e aí faleceu a 3 de outubro de 1803, sendo sepultado no claustro do Convento de Nossa Senhora de Jesus dos religiosos da ordem Terceira da Penitência<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i>, 179.</ref>.
Nasceu em Guimarães, na freguesia de S. Tiago da Faia a 3 de dezembro de 1750. Foi pintor de arquitectura, flores, ornamentos e retratos em miniatura, tendo aprendido a sua arte com [[Miguel António do Amaral]]. Também foi professor de desenho e pintura. Vivia em Lisboa no Poço dos Negros e aí faleceu a 3 de outubro de 1803, sendo sepultado no claustro do Convento de Nossa Senhora de Jesus dos religiosos da ordem Terceira da Penitência<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'', 179.</ref>.


===Carreira===   
===Carreira===   
Linha 49: Linha 49:
===Outras informações===  
===Outras informações===  


Segundo o suplemento da <i>Gazeta</i> citado por Viterbo, tinha uma colecção de 407 desenhos dos mestres, que incluía Miguel Ângelo, Rafael, Correggio e Ticiano, que vendeu em hasta pública, assim como uma colecção de 358 estampas.
Segundo o suplemento da ''Gazeta'' citado por Viterbo, tinha uma colecção de 407 desenhos dos mestres, que incluía Miguel Ângelo, Rafael, Correggio e Ticiano, que vendeu em hasta pública, assim como uma colecção de 358 estampas.
   
   
==Obras==  
==Obras==  
Linha 59: Linha 59:
   
   
==Bibliografia e Fontes==
==Bibliografia e Fontes==
*Caetano, Joaquim de Oliveira e Soromenho, Miguel. <i>A ciência do desenho: a ilustração na colecção de códices da Biblioteca Nacional</i>. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2001.
*Caetano, Joaquim de Oliveira e Soromenho, Miguel. ''A ciência do desenho: a ilustração na colecção de códices da Biblioteca Nacional''. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2001.


*Fresnoy, C. A. <i>A Arte da Pintura.</i> tradução de Jerónimo de Barros Ferreira. Lisboa: Typographia Chalcographica, Typoplastica e Litteraria do Arco do Cego, 1801.
*Fresnoy, C. A. ''A Arte da Pintura.'' tradução de Jerónimo de Barros Ferreira. Lisboa: Typographia Chalcographica, Typoplastica e Litteraria do Arco do Cego, 1801.


*Machado, Cirilo Volkmar. <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i> Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
*Machado, Cirilo Volkmar. ''Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.'' Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.


*[http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/18352/2/ULFBA_ArteTeoria16-17_AnaLuisaMarques.pdf Marques, Ana Luísa. "Arte no Livro. Livros na Arte." <i>Arte Teoria</i> 16-17 (2025): 39-49.]
*[http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/18352/2/ULFBA_ArteTeoria16-17_AnaLuisaMarques.pdf Marques, Ana Luísa. "Arte no Livro. Livros na Arte." ''Arte Teoria'' 16-17 (2025): 39-49.]


*[http://purl.pt/6391 Raczynski, Atanazy. <i>Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.</i> Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.]
*[http://purl.pt/6391 Raczynski, Atanazy. ''Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.'' Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.]


*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha. <i>Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.</i> Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]
*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha. ''Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.'' Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]


*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.  
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.  
   
   
==Ligações Externas==
==Ligações Externas==
Linha 87: Linha 87:
   
   
{{DEFAULTSORT: Jeronimo de Barros Ferreira}}  
{{DEFAULTSORT: Jeronimo de Barros Ferreira}}  
[[Categoria: Pessoas]]  
[[Categoria:Pessoas]]  
[[Categoria: Activos Século XVIII]]
[[Categoria:Activos Século XVIII]]
[[Categoria: Activos Século XIX]]
[[Categoria:Activos Século XIX]]
[[Categoria:Portugal]]
[[Categoria:Portugal]]
[[Categoria: Lisboa]]  
[[Categoria:Lisboa]]  
[[Categoria: Pintores]]
[[Categoria:Pintores]]
[[Categoria: Professores]]
[[Categoria:Professores]]
[[Categoria: Com Bibliografia]]
[[Categoria:Com Bibliografia]]

Edição atual desde as 16h41min de 13 de fevereiro de 2020


Jerónimo de Barros Ferreira
Outras Grafias EQUAL
Pai José de Barros Ferreira
Mãe Ana da Silva
Filho(s) Silêncio Cristão e Vigilância Perpétua
Nascimento 3 de dezembro de 1750
[[Guimarães]]
Morte 30 de outubro de 1803 (52 anos)
[[Lisboa]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Nasceu em Guimarães, na freguesia de S. Tiago da Faia a 3 de dezembro de 1750. Foi pintor de arquitectura, flores, ornamentos e retratos em miniatura, tendo aprendido a sua arte com Miguel António do Amaral. Também foi professor de desenho e pintura. Vivia em Lisboa no Poço dos Negros e aí faleceu a 3 de outubro de 1803, sendo sepultado no claustro do Convento de Nossa Senhora de Jesus dos religiosos da ordem Terceira da Penitência[1].

Carreira

Outras informações

Segundo o suplemento da Gazeta citado por Viterbo, tinha uma colecção de 407 desenhos dos mestres, que incluía Miguel Ângelo, Rafael, Correggio e Ticiano, que vendeu em hasta pública, assim como uma colecção de 358 estampas.

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 179.

Bibliografia e Fontes

  • Caetano, Joaquim de Oliveira e Soromenho, Miguel. A ciência do desenho: a ilustração na colecção de códices da Biblioteca Nacional. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2001.
  • Fresnoy, C. A. A Arte da Pintura. tradução de Jerónimo de Barros Ferreira. Lisboa: Typographia Chalcographica, Typoplastica e Litteraria do Arco do Cego, 1801.
  • Machado, Cirilo Volkmar. Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo