Jerónimo de Barros Ferreira

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search


Jerónimo de Barros Ferreira
Outras Grafias EQUAL
Pai José de Barros Ferreira
Mãe Ana da Silva
Filho(s) Silêncio Cristão e Vigilância Perpétua
Nascimento 3 de dezembro de 1750
[[Guimarães]]
Morte 30 de outubro de 1803 (52 anos)
[[Lisboa]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Nasceu em Guimarães, na freguesia de S. Tiago da Faia a 3 de dezembro de 1750. Foi pintor de arquitectura, flores, ornamentos e retratos em miniatura, tendo aprendido a sua arte com Miguel António do Amaral. Também foi professor de desenho e pintura. Vivia em Lisboa no Poço dos Negros e aí faleceu a 3 de outubro de 1803, sendo sepultado no claustro do Convento de Nossa Senhora de Jesus dos religiosos da ordem Terceira da Penitência[1].

Carreira

Outras informações

Segundo o suplemento da Gazeta citado por Viterbo, tinha uma colecção de 407 desenhos dos mestres, que incluía Miguel Ângelo, Rafael, Correggio e Ticiano, que vendeu em hasta pública, assim como uma colecção de 358 estampas.

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 179.

Bibliografia e Fontes

  • Caetano, Joaquim de Oliveira e Soromenho, Miguel. A ciência do desenho: a ilustração na colecção de códices da Biblioteca Nacional. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2001.
  • Fresnoy, C. A. A Arte da Pintura. tradução de Jerónimo de Barros Ferreira. Lisboa: Typographia Chalcographica, Typoplastica e Litteraria do Arco do Cego, 1801.
  • Machado, Cirilo Volkmar. Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo