Francisco Vieira de Matos: diferenças entre revisões

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Mais conhecido como Vieira Lusitano, para o distinguir de [[Francisco Vieira]], conhecido como Vieira Portuense.  
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Viterbo menciona a sua vida amorosa conturbada e louva o amor constante que mostrou por D. Inês Helena de Lima e Melo, com quem casara às escondidas e que tirou do convento onde a família a forçara a professar, levando um tiro do irmão dela por isso. Estes factos são contados na sua auto-biografia <i>O insigne pintor, e leal esposo Viera Lusitano, Historia verdadeira, que elle escreve em cantos lyricos</i>. Enviuvou dela em 1775.
Viterbo menciona a sua vida amorosa conturbada e louva o amor constante que mostrou por D. Inês Helena de Lima e Melo, com quem casara às escondidas e que tirou do convento onde a família a forçara a professar, levando um tiro do irmão dela por isso. Estes factos são contados na sua auto-biografia ''O insigne pintor, e leal esposo Viera Lusitano, Historia verdadeira, que elle escreve em cantos lyricos''. Enviuvou dela em 1775.


Estudou em Roma, na Academia de S. Lucas, graças ao patrocínio do Marquês de Abrantes que, vendo o seu talento, para lá o levou em 1712. Aí estudou com Lutti e Trevisani até 1719, ano em que ganhou o primeiro prémio da Academia na 1ª classe.  
Estudou em Roma, na Academia de S. Lucas, graças ao patrocínio do Marquês de Abrantes que, vendo o seu talento, para lá o levou em 1712. Aí estudou com Lutti e Trevisani até 1719, ano em que ganhou o primeiro prémio da Academia na 1ª classe.  
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Em 1733, quis regressar a Roma, só chegando, todavia, até Sevilha, pois foi entretanto chamado à corte para ser pintor do rei com uma pensão de 720000 réis, que foi renovada por D. José.
Em 1733, quis regressar a Roma, só chegando, todavia, até Sevilha, pois foi entretanto chamado à corte para ser pintor do rei com uma pensão de 720000 réis, que foi renovada por D. José.


Foi feito cavaleiro da Ordem de S. Tiago a 23 de Setembro de 1744<ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i> (2ª série), 80.</ref><ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i> (3ª série), 165.</ref>.
Foi feito cavaleiro da Ordem de S. Tiago a 23 de Setembro de 1744<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'' (2ª série), 80.</ref><ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'' (3ª série), 165.</ref>.
   
   
===Outras informações===  
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*Pinturas de Santo António pregando aos peixes e Santo António prostrado perante a Virgem, igreja de S. Roque, Lisboa.
*Pinturas de Santo António pregando aos peixes e Santo António prostrado perante a Virgem, igreja de S. Roque, Lisboa.
   
   
*c. 1727 - Execução de 9 gravuras para a obra <i>Compendio delle Vite de Santi Orefici ed Argentieri, raccolta da diversi autori</i> de Liborio Caglieri, impressa em Roma (assinada)<ref>descrição em Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> 81.</ref>.
*c. 1727 - Execução de 9 gravuras para a obra ''Compendio delle Vite de Santi Orefici ed Argentieri, raccolta da diversi autori'' de Liborio Caglieri, impressa em Roma (assinada)<ref>descrição em Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' 81.</ref>.


*1736 -<!-- segundo Volkmar --> [https://pt.wikipedia.org/wiki/Vieira_Lusitano#/media/File:Lusitano_st-agostinho-1.jpg Pintura representando Santo Agostinho Calcando aos Pés a Heresia feita para a portaria do convento da Graça, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.]
*1736 -<!-- segundo Volkmar --> [https://pt.wikipedia.org/wiki/Vieira_Lusitano#/media/File:Lusitano_st-agostinho-1.jpg Pintura representando Santo Agostinho Calcando aos Pés a Heresia feita para a portaria do convento da Graça, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.]
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*1736-1740 - Pintura do painel de São Francisco despojado dos hábitos seculares, igreja do Menino Deus.
*1736-1740 - Pintura do painel de São Francisco despojado dos hábitos seculares, igreja do Menino Deus.
   
   
*c. 1743 - Gravuras para o <i>Canon Missae Pontificalis</i> impresso em Roma para a capela de S. João Baptista em S. Roque, Lisboa.
*c. 1743 - Gravuras para o ''Canon Missae Pontificalis'' impresso em Roma para a capela de S. João Baptista em S. Roque, Lisboa.


*1744 - Retrato do primeiro cardeal-patriarca de Lisboa, D. Tomás de Ataíde.
*1744 - Retrato do primeiro cardeal-patriarca de Lisboa, D. Tomás de Ataíde.
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==Bibliografia e Fontes==
==Bibliografia e Fontes==
*AA. VV. <i>Joanni V Magnifico: A Pintura em Portugal ao tempo de D. João V, 1706, 1750.</i> Lisboa: IPPAR, D.L. 1994.
*AA. VV. ''Joanni V Magnifico: A Pintura em Portugal ao tempo de D. João V, 1706, 1750.'' Lisboa: IPPAR, D.L. 1994.


*Arruda, Luísa, Carvalho, José Alberto Seabra. <i>Vieira Lusitano (1699-1783): o desenho.</i> Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2000.
*Arruda, Luísa, Carvalho, José Alberto Seabra. ''Vieira Lusitano (1699-1783): o desenho.'' Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2000.


*[http://hdl.handle.net/10451/15999 Arruda, Luísa. "Francisco Vieira Lusitano (1699-1783): uma época de desenho." Tese de doutoramento, Universidade de Lisboa, 2000.]   
*[http://hdl.handle.net/10451/15999 Arruda, Luísa. "Francisco Vieira Lusitano (1699-1783): uma época de desenho." Tese de doutoramento, Universidade de Lisboa, 2000.]   


*Arruda, Luísa Capucho, Hall, Aline Gallasch. <i>Mulheres do século XVIII. Pintoras portuguesas.</i> Lisboa: Ela por Ela, 2006.  
*Arruda, Luísa Capucho, Hall, Aline Gallasch. ''Mulheres do século XVIII. Pintoras portuguesas.'' Lisboa: Ela por Ela, 2006.  


*Costa, Luís Xavier. <i>Francisco Vieira Lusitano, poeta e abridor de águas-fortes</i>. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1929.  
*Costa, Luís Xavier. ''Francisco Vieira Lusitano, poeta e abridor de águas-fortes''. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1929.  


*De Lama, Giuseppe. <i>Vita del cavaliere Giambattista Bodoni : tipografo italiano, e catalogo cronologico delle sue edizioni</i>. Parma: Stamperia Ducale, 1816.
*De Lama, Giuseppe. ''Vita del cavaliere Giambattista Bodoni : tipografo italiano, e catalogo cronologico delle sue edizioni''. Parma: Stamperia Ducale, 1816.


*Flor, Susana Varela e Flor, Pedro. <i>Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas.</i> Lisboa: Scribe, 2013.
*Flor, Susana Varela e Flor, Pedro. ''Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas.'' Lisboa: Scribe, 2013.


*[http://hdl.handle.net/10451/8491 Gonçalves, Susana Cavaleiro Ferreira Nobre. "A arte do retrato em Portugal no tempo do barroco (1683-1750): conceitos, tipologias e protagonistas." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa 2013.]
*[http://hdl.handle.net/10451/8491 Gonçalves, Susana Cavaleiro Ferreira Nobre. "A arte do retrato em Portugal no tempo do barroco (1683-1750): conceitos, tipologias e protagonistas." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa 2013.]


*[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar. <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i> Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.]
*[http://purl.pt/28030 Machado, Cirilo Volkmar. ''Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.'' Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.]


*[http://hdl.handle.net/10451/4601 Massa, Sílvia Marília Moniz, "A pintura moderna na Ilha de São Miguel, Açores: séculos XVI-XVII." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2010.]
*[http://hdl.handle.net/10451/4601 Massa, Sílvia Marília Moniz, "A pintura moderna na Ilha de São Miguel, Açores: séculos XVI-XVII." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2010.]


*Mena Junior, António César. "Um esboceto de Vieira Lusitano." separata do <i>Boletim da Real Associação dos Architectos civis e Archeologos Portuguezes</i>.
*Mena Junior, António César. "Um esboceto de Vieira Lusitano." separata do ''Boletim da Real Associação dos Architectos civis e Archeologos Portuguezes''.


*[http://purl.pt/6391 Raczynski, Atanazy. <i>Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.</i> Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.]
*[http://purl.pt/6391 Raczynski, Atanazy. ''Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.'' Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.]


*[http://hdl.handle.net/10451/28045 Reis, Vítor. "O regresso de um cometa: a redescoberta de um estudo para o tecto da Basílica dos Mártires de Francisco Vieira Lusitano: 1699-1783." In <i>Desenho: história e ensino.</i> coordenação de Fernando António Baptista Pereira e Luísa Arruda, 76-85. Lisboa: Scribe, 2016.]  
*[http://hdl.handle.net/10451/28045 Reis, Vítor. "O regresso de um cometa: a redescoberta de um estudo para o tecto da Basílica dos Mártires de Francisco Vieira Lusitano: 1699-1783." In ''Desenho: história e ensino.'' coordenação de Fernando António Baptista Pereira e Luísa Arruda, 76-85. Lisboa: Scribe, 2016.]  


*[http://hdl.handle.net/10451/2051 Reis, Vítor. "O rapto do observador:invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no Século XVIII". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2007.]
*[http://hdl.handle.net/10451/2051 Reis, Vítor. "O rapto do observador:invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no Século XVIII". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2007.]


*Saldanha, Nuno. "Vieira Lusitano (1699-1783) Pintor Académico Romano". In <i>Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII</i>, 46-79. Lisboa: Livros Horizonte, 1995.
*Saldanha, Nuno. "Vieira Lusitano (1699-1783) Pintor Académico Romano". In ''Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII'', 46-79. Lisboa: Livros Horizonte, 1995.


*Saldanha, Nuno. "Da utilidade do Desenho. O Ensino e as práticas do Desenho em Portugal". In <i>Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII</i>, 88-93. Lisboa: Livros Horizonte, 1995.
*Saldanha, Nuno. "Da utilidade do Desenho. O Ensino e as práticas do Desenho em Portugal". In ''Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII'', 88-93. Lisboa: Livros Horizonte, 1995.


*Saldanha, Nuno. "Et in arcadia ego. Mesoclassicismo joanino e a influência da arcádia nas Poéticas da Arte". In <i>Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII</i>, 214-231. Lisboa: Livros Horizonte, 1995.
*Saldanha, Nuno. "Et in arcadia ego. Mesoclassicismo joanino e a influência da arcádia nas Poéticas da Arte". In ''Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII'', 214-231. Lisboa: Livros Horizonte, 1995.


*[http://revista.arp.org.pt/pt/artigos/3_5.html Serrão, Vítor – Conservar Património. "«Renovar», «repintar», «retocar»: estratégias do pintor restaurador em Portugal, do século XVI ao XIX. Razões ideológicas do iconoclasmo destruidor e da iconofilia conservadora, ou o conceito de «restauro utilitarista» versus «restauro científico».". <i>Conservar Património</i> 3-4 (2006): 53-71.]
*[http://revista.arp.org.pt/pt/artigos/3_5.html Serrão, Vítor – Conservar Património. "«Renovar», «repintar», «retocar»: estratégias do pintor restaurador em Portugal, do século XVI ao XIX. Razões ideológicas do iconoclasmo destruidor e da iconofilia conservadora, ou o conceito de «restauro utilitarista» versus «restauro científico».". ''Conservar Património'' 3-4 (2006): 53-71.]


*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha. <i>Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas : vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.</i> Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]
*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha. ''Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas : vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.'' Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]


*Turner, Nicholas. <i>Desenhos de mestres europeus em coleccções portuguesas.</i> Lisboa: Centro Cultural de Belém, 2000.
*Turner, Nicholas. ''Desenhos de mestres europeus em coleccções portuguesas.'' Lisboa: Centro Cultural de Belém, 2000.


*[http://www.jstor.org/stable/20444520 Tuerner, Nicholas. "New light on Vieira Lusitano as a draftsman." <i>Master Drawings</i> 45, nº 3 (2007): 367-386.] Gulb. PAF 6 Jstore  
*[http://www.jstor.org/stable/20444520 Tuerner, Nicholas. "New light on Vieira Lusitano as a draftsman." ''Master Drawings'' 45, nº 3 (2007): 367-386.] Gulb. PAF 6 Jstore  


*Vieira, Francisco de Matos. <i>O insigne pintor, e leal esposo Viera Lusitano, Historia verdadeira, que elle escreve em cantos lyricos.</i> Lisboa: Na officina Patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1780.
*Vieira, Francisco de Matos. ''O insigne pintor, e leal esposo Viera Lusitano, Historia verdadeira, que elle escreve em cantos lyricos.'' Lisboa: Na officina Patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1780.


*Visconde de Castilho. <i>Amores de Vieira Lusitano, apontamentos biographicos</i>. Lisboa: António Maria Pereira/Livraria editora, 1901.
*Visconde de Castilho. ''Amores de Vieira Lusitano, apontamentos biographicos''. Lisboa: António Maria Pereira/Livraria editora, 1901.


*[http://purl.pt/322 Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Artes e Artistas em Portugal</i>. Lisboa: Livraria Ferreira, 1892.]
*[http://purl.pt/322 Viterbo, Francisco de Sousa. ''Artes e Artistas em Portugal''. Lisboa: Livraria Ferreira, 1892.]


*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906 (2ª série).
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906 (2ª série).


*Viterbo, Francisco de Sousa. <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).


==Ligações Externas==   
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Edição atual desde as 16h50min de 13 de fevereiro de 2020


Francisco Vieira de Matos
Outras Grafias EQUAL
Pai Francisco Vieira
Irmão(s) Catarina Vieira
Nascimento 4 de outubro de 1699
[[Lisboa]]
Morte 13 de agosto de 1783 (83 anos)
[[Lisboa]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Mais conhecido como Vieira Lusitano, para o distinguir de Francisco Vieira, conhecido como Vieira Portuense.

Viterbo menciona a sua vida amorosa conturbada e louva o amor constante que mostrou por D. Inês Helena de Lima e Melo, com quem casara às escondidas e que tirou do convento onde a família a forçara a professar, levando um tiro do irmão dela por isso. Estes factos são contados na sua auto-biografia O insigne pintor, e leal esposo Viera Lusitano, Historia verdadeira, que elle escreve em cantos lyricos. Enviuvou dela em 1775.

Estudou em Roma, na Academia de S. Lucas, graças ao patrocínio do Marquês de Abrantes que, vendo o seu talento, para lá o levou em 1712. Aí estudou com Lutti e Trevisani até 1719, ano em que ganhou o primeiro prémio da Academia na 1ª classe.

Teve como discípulos a sua irmã, Catarina Vieira e o Morgado de Setúbal.

Carreira

Regressado a Portugal, Vieira trabalhou para D. João V entre 1719 e 1722, nas pinturas da Patriarcal, que não acabou. A 22 de outubro de 1719 entrou na Irmandade de S. Lucas e no ano seguinte serviu na mesa. Em 1722 regressou a Roma para pedir recurso e tirar a mulher do convento. Aí ficou até 1728 e foi feito académico de mérito da Academia de São Lucas.

Regressado a Portugal, esteve entre 1730 e 1731 retirado no Convento dos Paulistas, depois de ter causado escândalo ao tirar a mulher do convento, e pintou para lá os Eremitas do cruzeiro da igreja.

Em 1733, quis regressar a Roma, só chegando, todavia, até Sevilha, pois foi entretanto chamado à corte para ser pintor do rei com uma pensão de 720000 réis, que foi renovada por D. José.

Foi feito cavaleiro da Ordem de S. Tiago a 23 de Setembro de 1744[1][2].

Outras informações

Obras

  • Pinturas de Santo António pregando aos peixes e Santo António prostrado perante a Virgem, igreja de S. Roque, Lisboa.
  • c. 1727 - Execução de 9 gravuras para a obra Compendio delle Vite de Santi Orefici ed Argentieri, raccolta da diversi autori de Liborio Caglieri, impressa em Roma (assinada)[3].
  • 1736-1740 - Pinturas várias para o marquês de Polvolide: Santo António, S. Pedro, S. Paulo, Sagrada Família e Santa Bárbara.
  • 1736-1740 - Pintura do painel de São Francisco despojado dos hábitos seculares, igreja do Menino Deus.
  • c. 1743 - Gravuras para o Canon Missae Pontificalis impresso em Roma para a capela de S. João Baptista em S. Roque, Lisboa.
  • 1744 - Retrato do primeiro cardeal-patriarca de Lisboa, D. Tomás de Ataíde.
  • 1750 - Pintura sobre a Tomada de Lisboa aos Mouros por D. Afonso Henriques que ocupava o centro do tecto da igreja de Nossa Senhora dos Mártires (destruída, restam desenhos).
  • 1762 - Pintura de um Santo António para o conde de Lipe.
  • c. 1765 - Execução de várias pinturas para S. Francisco de Paula (retrato do santo na capela-mor, e nas capelas menores o de Nossa Senhora da Conceição, Santo António e Sagrada Família).
  • Pintura de S. Lucas feito para o Marquês de Penalva.
  • Várias pinturas para a cassa dos Condes de Assumar, incluindo uma Sagrada Família.
  • Pinturas da sacristia da Patriarcal (destruída).
  • Pintura de uma Sagrada Família para a capela dos sete altares em Mafra (havia uma réplica na Casa de Cadaval).
  • Pinturas para a Ermida de S. Joaquim ao Calvário, incluindo uma Sagrada Família sobre o Altar.
  • Pintura da Adoração dos Reis para William Hudson.
  • Pintura de Nossa Senhora da Conceição para a Junta do Comércio.

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (2ª série), 80.
  2. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (3ª série), 165.
  3. descrição em Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. 81.

Bibliografia e Fontes

  • AA. VV. Joanni V Magnifico: A Pintura em Portugal ao tempo de D. João V, 1706, 1750. Lisboa: IPPAR, D.L. 1994.
  • Arruda, Luísa, Carvalho, José Alberto Seabra. Vieira Lusitano (1699-1783): o desenho. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2000.
  • Arruda, Luísa Capucho, Hall, Aline Gallasch. Mulheres do século XVIII. Pintoras portuguesas. Lisboa: Ela por Ela, 2006.
  • Costa, Luís Xavier. Francisco Vieira Lusitano, poeta e abridor de águas-fortes. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1929.
  • De Lama, Giuseppe. Vita del cavaliere Giambattista Bodoni : tipografo italiano, e catalogo cronologico delle sue edizioni. Parma: Stamperia Ducale, 1816.
  • Flor, Susana Varela e Flor, Pedro. Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • Mena Junior, António César. "Um esboceto de Vieira Lusitano." separata do Boletim da Real Associação dos Architectos civis e Archeologos Portuguezes.
  • Saldanha, Nuno. "Vieira Lusitano (1699-1783) Pintor Académico Romano". In Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII, 46-79. Lisboa: Livros Horizonte, 1995.
  • Saldanha, Nuno. "Da utilidade do Desenho. O Ensino e as práticas do Desenho em Portugal". In Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII, 88-93. Lisboa: Livros Horizonte, 1995.
  • Saldanha, Nuno. "Et in arcadia ego. Mesoclassicismo joanino e a influência da arcádia nas Poéticas da Arte". In Artistas, Imagens e Ideias na Pintura do Século XVIII, 214-231. Lisboa: Livros Horizonte, 1995.
  • Turner, Nicholas. Desenhos de mestres europeus em coleccções portuguesas. Lisboa: Centro Cultural de Belém, 2000.
  • Vieira, Francisco de Matos. O insigne pintor, e leal esposo Viera Lusitano, Historia verdadeira, que elle escreve em cantos lyricos. Lisboa: Na officina Patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1780.
  • Visconde de Castilho. Amores de Vieira Lusitano, apontamentos biographicos. Lisboa: António Maria Pereira/Livraria editora, 1901.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906 (2ª série).
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1911 (3ª série).

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