Catarina Vieira: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
m (subst:'ing, replaced: {{Info/Biografia extensa → {{Info/TechNetEMPIRE)
 
(Há uma revisão intermédia de outro utilizador que não está a ser apresentada)
Linha 1: Linha 1:
{{Info/Biografia extensa
{{Info/TechNetEMPIRE
<!-- dados da imagem -->
<!-- dados da imagem -->
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em --> 8cm
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em --> 8cm
Linha 43: Linha 43:
==Biografia==  
==Biografia==  
=== Dados biográficos ===  
=== Dados biográficos ===  
Irmã de [[Francisco Vieira de Matos]] e sua discípula, fez pinturas para o Oratório da casa nobre de Moreira Dias, na rua da Fé, um representando S. Loucas e outro S. João Evangelista. Dizia-se que ela e [[Ana de Lorena]] haviam pintado parte dos quadros da Ermida de S. Joaquim, inventados por Vieira Lusitano<ref>Volkmar Machado, <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.</i>.  83.</ref>.
Irmã de [[Francisco Vieira de Matos]] e sua discípula, fez pinturas para o Oratório da casa nobre de Moreira Dias, na rua da Fé, um representando S. Loucas e outro S. João Evangelista. Dizia-se que ela e [[Ana de Lorena]] haviam pintado parte dos quadros da Ermida de S. Joaquim, inventados por Vieira Lusitano<ref>Volkmar Machado, ''Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.''.  83.</ref>.


===Carreira===   
===Carreira===   
Linha 56: Linha 56:
   
   
==Bibliografia e Fontes==
==Bibliografia e Fontes==
*Machado, Cirilo Volkmar. <i>Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI</i>. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.
*Machado, Cirilo Volkmar. ''Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI''. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.


==Ligações Externas==   
==Ligações Externas==   
Linha 66: Linha 66:
   
   
{{DEFAULTSORT:Catarina Vieira}}  
{{DEFAULTSORT:Catarina Vieira}}  
[[Categoria: Pessoas]]  
[[Categoria:Pessoas]]  
[[Categoria: Activos Século XIX]]  
[[Categoria:Activos Século XIX]]  
[[Categoria:Portugal]]
[[Categoria:Portugal]]
[[Categoria: Lisboa]]  
[[Categoria:Lisboa]]  
[[Categoria: Pintores]]
[[Categoria:Pintores]]
[[Categoria:Sem Bibliografia]]

Edição atual desde as 16h51min de 13 de fevereiro de 2020


Catarina Vieira
Outras Grafias EQUAL
Pai Francisco Vieira
Irmão(s) Francisco Vieira de Matos
Sexo feminino

Biografia

Dados biográficos

Irmã de Francisco Vieira de Matos e sua discípula, fez pinturas para o Oratório da casa nobre de Moreira Dias, na rua da Fé, um representando S. Loucas e outro S. João Evangelista. Dizia-se que ela e Ana de Lorena haviam pintado parte dos quadros da Ermida de S. Joaquim, inventados por Vieira Lusitano[1].

Carreira

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Volkmar Machado, Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI.. 83.

Bibliografia e Fontes

  • Machado, Cirilo Volkmar. Collecção de memórias, relativas às vidas dos pintores, e escultores, architetos, e gravadores portuguezes, e dos estrangeiros, que estiverão em Portugal recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado, pintor ao serviço de S. Magestade o senhor D. João VI. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo