Vincenzo Bacherelli: diferenças entre revisões

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==Biografia==  
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=== Dados biográficos ===
=== Dados biográficos ===
Pintor, quadraturista e cenógrafo florentino. Esteve em Portugal entre 1701 e 1719. Em 1702 vivia em Lisboa, no Poço do Borratém. Foi membro da Irmandade de S. Lucas, onde serviu como mordomo em 1715-1716. Em 1721 regressou a Florença. Pintou vários tectos de igrejas lisboetas<ref>Susana Varela Flor e Pedro Flor <i>Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas</i>. (Lisboa: Scribe, 2013), 162.</ref>.  
Pintor, quadraturista e cenógrafo florentino. Esteve em Portugal entre 1701 e 1719. Em 1702 vivia em Lisboa, no Poço do Borratém. Foi membro da Irmandade de S. Lucas, onde serviu como mordomo em 1715-1716. Em 1721 regressou a Florença. Pintou vários tectos de igrejas lisboetas<ref>Susana Varela Flor e Pedro Flor. <i>Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas</i>. 162.</ref><ref>Viterbo, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal</i>, 138.</ref>.  
   
   
===Carreira===   
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==Obras==
==Obras==
*1710 - Pintura do tecto da portaria do Mosteiro de S. Vicente de Fora, Lisboa (com colaboração de [[Vitorino Manuel da Serra]].
*1710 - Pintura do tecto da portaria do [http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71213/ Mosteiro de S. Vicente de Fora], Lisboa (com colaboração de [[Vitorino Manuel da Serra]].
   
   
==Referências bibliográficas==
==Referências bibliográficas==
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==Bibliografia e Fontes==
==Bibliografia e Fontes==
*Flor, Susana Varela, Flor, Pedro, <i>Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas</i>. Lisboa: Scribe, 2013.
*Flor, Susana Varela, Flor, Pedro. <i>Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas</i>. Lisboa: Scribe, 2013.


*García Cueto, David, Raggi, Giuseppina, <i>Ilusionismos: os tetos pintados do Palácio Alvor</i>. Lisboa : Museu Nacional de Arte Antiga, 2013.
*García Cueto, David, Raggi, Giuseppina. <i>Ilusionismos: os tetos pintados do Palácio Alvor</i>. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2013.


*[https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2439691 Mello, Magno Moraes, "Os painéis da capela-mor da igreja uma atribuiçao a Vincenzo Bacherelli." <i>Monumentos: Revista semestral de edifícios e monumentos</i> 18 (2003): 74-81.]  
*[https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2439691 Mello, Magno Moraes. "Os painéis da capela-mor da igreja uma atribuiçao a Vincenzo Bacherelli" In <i>Monumentos: Revista semestral de edifícios e monumentos</i> 18 (2003): 74-81.]  


*[http://dx.doi.org/10.1590/S0104-87752007000200016  
*[http://dx.doi.org/10.1590/S0104-87752007000200016 Mello, Magno Moraes. "Vincenzo Bacherelli e o ambiente florentino: a formação de um quadraturista" In <i>Varia historia</i> 23, nº 38 (Julho-Dezembro 2007).]   
Mello, Magno Moraes, "Vincenzo Bacherelli e o ambiente florentino: a formação de um quadraturista." <i>Varia historia</> 23, nº 38 (Julho-Dezembro 2007).]   


*[http://hdl.handle.net/10451/2051 Reis, Vítor, "O rapto do observador:invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no Século XVIII". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2007.]
*[http://hdl.handle.net/10451/2051 Reis, Vítor. "O rapto do observador:invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no Século XVIII". Dissertação de Doutoramento. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2007.]


*[http://hdl.handle.net/10451/11216 Santos, Pedro Miguel Filipe, "O trompe l’oeil barroco na Igreja do Menino Deus em Lisboa: métodos e técnicas." Tese de doutoramento, Universidade de Lisboa, 2014.]   
*[http://hdl.handle.net/10451/11216 Santos, Pedro Miguel Filipe. "O trompe l’oeil barroco na Igreja do Menino Deus em Lisboa: métodos e técnicas." Tese de doutoramento, Universidade de Lisboa, 2014.]   
 
*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha. <i>Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.</i> Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]


*[http://purl.pt/6251 Taborda, José da Cunha, <i>Regras da arte da pintura: com breves reflexões criticas sobre os caracteres distinctivos de suas escolas: vidas e quadros dos seus mais célebres professores: escritas na lingua italiana por Micael Angelo Prunetti dedicadas as excellentissimo senhor Marquez e Borba.</i> Lisboa: Imprensa Regia, 1815.]
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Edição atual desde as 13h06min de 14 de fevereiro de 2020


Vincenzo Bacherelli
Outras Grafias EQUAL
Nascimento 1682
[[Florença]]
Morte 1745 (63 anos)
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Pintor, quadraturista e cenógrafo florentino. Esteve em Portugal entre 1701 e 1719. Em 1702 vivia em Lisboa, no Poço do Borratém. Foi membro da Irmandade de S. Lucas, onde serviu como mordomo em 1715-1716. Em 1721 regressou a Florença. Pintou vários tectos de igrejas lisboetas[1][2].

Carreira

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Susana Varela Flor e Pedro Flor. Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. 162.
  2. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal, 138.

Bibliografia e Fontes

  • Flor, Susana Varela, Flor, Pedro. Pintores de Lisboa: Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • García Cueto, David, Raggi, Giuseppina. Ilusionismos: os tetos pintados do Palácio Alvor. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 2013.

Ligações Externas

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