Francisco Mendes Esculca: diferenças entre revisões

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==Biografia==
==Biografia==


=== Dados biográficos === <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->
===Dados biográficos=== <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->


Francisco Mendes Esculca nasceu a 21 de Abril de 1866 em Vendas de Galizes, freguesia de Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital. Filho de Francisco Esculca e Maria José Mendes. Até à data de 1903, encontrava-se solteiro e sem filhos. <ref name=":0">Arquivo Histórico Ultramarino. Francisco Mendes Esculca. Processo Individual.  771/2 1D MU., 1879-1929. "Processos Individuais Caixa 2", Angola, (Fotografias P1143128, P1143129)</ref>
Francisco Mendes Esculca nasceu a 21 de Abril de 1866 em Vendas de Galizes, freguesia de Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital. Filho de Francisco Esculca e Maria José Mendes. Até à data de 1903, encontrava-se solteiro e sem filhos. <ref name=":0">Arquivo Histórico Ultramarino. Francisco Mendes Esculca. Processo Individual.  771/2 1D MU., 1879-1929. "Processos Individuais Caixa 2", Angola, (Fotografias P1143128, P1143129)</ref>


===Carreira===
===Carreira===
Iniciou a sua carreira como apontador no município de Ponte de Soure, cargo que desempenhou de 1885 a 1889. De Novembro a Dezembro de 1889, passou a trabalhar como condutor auxiliar nas Obras Públicas em [[Bragança, Bragança, Portugal|Bragança]]. Tornou-se condutor de 3ª classe em 1892 e de 2ª classe em 1899. De 1898 a 1899, chefiou a 4ª secção de construção das Obras Públicas de [[Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal|Viana do Castelo]]. <ref name=":0" />
Iniciou a sua carreira como apontador no município de Ponte de Soure, cargo que desempenhou de 1885 a 1889. De Novembro a Dezembro de 1889, passou a trabalhar como condutor auxiliar nas Obras Públicas em Bragança. Tornou-se condutor de 3ª classe em 1892 e de 2ª classe em 1899. De 1898 a 1899, chefiou a 4ª secção de construção das Obras Públicas de Viana do Castelo. <ref name=":0" />


Em Maio de 1898, pediu ao Ministério da Marinha e das Obras Públicas para ser enviado para a África Ocidental. O seu pedido foi aceite em Março de 1899, quando recebeu uma licença para desempenhar o cargo de condutor de 2ª classe em [[Angola]].
Em Maio de 1898, pediu ao Ministério da Marinha e das Obras Públicas para ser enviado para a África Ocidental. O seu pedido foi aceite em Março de 1899, quando recebeu uma licença para desempenhar o cargo de condutor de 2ª classe em Angola.


Em Agosto de 1902, foi nomeado para o serviço de fiscalização dos Caminhos de Ferro de Ambaca enquanto condutor de 1ª classe provisório, tendo em conta a falta de condutores nesta província.<ref name=":0" />
Em Agosto de 1902, foi nomeado para o serviço de fiscalização dos Caminhos de Ferro de Ambaca enquanto condutor de 1ª classe provisório, tendo em conta a falta de condutores nesta província.<ref name=":0" />


Regressou ao reino em 1906, após ter sido exonerado a seu pedido do lugar de condutor de 1ª classe da Direcção de Caminhos de Ferro de Luanda <ref>“Guia da Direcção dos Caminhos de Ferro Ultramarinos, de 23 de Março de 1906” in Francisco Mendes Esculca. Processo Individual. Arquivo Histórico Ultramarino. SEMU-DGU, Angola, "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 2", 1879-1929. (771/2 1D MU) (Fotografia P1143125)</ref>, onde continuou a sua carreira.  
Regressou ao reino em 1906, após ter sido exonerado a seu pedido do lugar de condutor de 1ª classe da [[Direcção de Caminhos de Ferro de Luanda]] <ref>“Guia da Direcção dos Caminhos de Ferro Ultramarinos, de 23 de Março de 1906” in Francisco Mendes Esculca. Processo Individual. Arquivo Histórico Ultramarino. SEMU-DGU, Angola, "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 2", 1879-1929. (771/2 1D MU) (Fotografia P1143125)</ref>, onde continuou a sua carreira.  


Em 1913, encontrava-se inativo por doença. <ref>‘Diário do Governo’, sessão nº37 de 15 de Fevereiro de 1913 (Lisboa, 1913), p. 11.</ref>
Em 1913, encontrava-se inativo por doença. <ref>‘Diário do Governo’, sessão nº37 de 15 de Fevereiro de 1913 (Lisboa, 1913), p. 11.</ref>
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===Outras informações===
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Antes de Francisco Mendes Esculca, [[António Heitor]] desempenhava o cargo de condutor de primeira classe na fiscalização dos Caminhos de Ferro de Ambaca. Em 1903, este último foi transferido para a repartição dos caminhos de ferro ultramarinos. <ref name=":0" />
Antes de Francisco Mendes Esculca, [[António Heitor]] desempenhava o cargo de condutor de primeira classe na fiscalização dos Caminhos de Ferro de Ambaca. Em 1903, este último foi transferido para a repartição dos caminhos de ferro ultramarinos. <ref name=":0" />
Fiscalização dos Caminhos de Ferro de Luanda a Ambaca (1902-1906).


===Obras===
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Fiscalização dos Caminhos de Ferro de Luanda a Ambaca (1902-1906).
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==Autor(es) do artigo==
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Mariana Nicolau


==Financiamento==
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Outras Grafias EQUAL
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Formação
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Postos
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Cargos
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Actividade
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Biografia

Dados biográficos

Francisco Mendes Esculca nasceu a 21 de Abril de 1866 em Vendas de Galizes, freguesia de Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital. Filho de Francisco Esculca e Maria José Mendes. Até à data de 1903, encontrava-se solteiro e sem filhos. [1]

Carreira

Iniciou a sua carreira como apontador no município de Ponte de Soure, cargo que desempenhou de 1885 a 1889. De Novembro a Dezembro de 1889, passou a trabalhar como condutor auxiliar nas Obras Públicas em Bragança. Tornou-se condutor de 3ª classe em 1892 e de 2ª classe em 1899. De 1898 a 1899, chefiou a 4ª secção de construção das Obras Públicas de Viana do Castelo. [1]

Em Maio de 1898, pediu ao Ministério da Marinha e das Obras Públicas para ser enviado para a África Ocidental. O seu pedido foi aceite em Março de 1899, quando recebeu uma licença para desempenhar o cargo de condutor de 2ª classe em Angola.

Em Agosto de 1902, foi nomeado para o serviço de fiscalização dos Caminhos de Ferro de Ambaca enquanto condutor de 1ª classe provisório, tendo em conta a falta de condutores nesta província.[1]

Regressou ao reino em 1906, após ter sido exonerado a seu pedido do lugar de condutor de 1ª classe da Direcção de Caminhos de Ferro de Luanda [2], onde continuou a sua carreira.

Em 1913, encontrava-se inativo por doença. [3]

Outras informações

Antes de Francisco Mendes Esculca, António Heitor desempenhava o cargo de condutor de primeira classe na fiscalização dos Caminhos de Ferro de Ambaca. Em 1903, este último foi transferido para a repartição dos caminhos de ferro ultramarinos. [1]

Fiscalização dos Caminhos de Ferro de Luanda a Ambaca (1902-1906).

Obras


Notas

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 Arquivo Histórico Ultramarino. Francisco Mendes Esculca. Processo Individual.  771/2 1D MU., 1879-1929. "Processos Individuais Caixa 2", Angola, (Fotografias P1143128, P1143129)
  2. “Guia da Direcção dos Caminhos de Ferro Ultramarinos, de 23 de Março de 1906” in Francisco Mendes Esculca. Processo Individual. Arquivo Histórico Ultramarino. SEMU-DGU, Angola, "Obras Públicas - Processos Individuais - letras: F. Caixa 2", 1879-1929. (771/2 1D MU) (Fotografia P1143125)
  3. ‘Diário do Governo’, sessão nº37 de 15 de Fevereiro de 1913 (Lisboa, 1913), p. 11.

Fontes


Bibliografia

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Mariana Nicolau

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

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