Francisco Sousa Ramos: diferenças entre revisões

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==Biografia==
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=== Dados biográficos === <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->
===Dados biográficos=== <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes-->
Nasceu em 1845 é natural de Elvas distrito de Portalegre. Filho de José Maria dos Ramos. Assentou praça como voluntário no regimento de artilharia n.º 2. em 1 de junho de 1851 e serviu até 21 de julho de 1870 data em que foi promovido a alferes.  Foi destacado para Cabo Verde a 21 de novembro de 1877 e apresentou-se na Praia a como condutor de 2ª do quadro das Obras públicas a 15 de outubro de 1878. Regressou ao reino em 13 de novembro de 1880. Por decreto de 2 de abril de 1881 foi de novo destacado para Cabo Verde como condutor auxiliar das obras públicas. Apresentou-se a 16 de abril de 1881. Foi transferido de São Tomé e como condutor de 2ª em 1778. Chegou a Cabo Verde a 14 de outubro de 1778 e aqui permaneceu até 13 de novembro de 1880, data em que regressou ao reino. Serviu como condutor de 2ª desde 14 de outubro de 1878 até 13 de novembro de 1880, e passou a condutor auxiliar desde 14 de abril de 1881. Tinha o posto de Tenente Almoxarife do exército de Portugal, efetivo de artilharia e era Condutor Auxiliar. Foi destacado para o interior de Santiago onde executou trabalhos em Órgãos, Achada Lém, Ribeira da Barca e na Guiné. Em 1881 aparece encontrava-se destacado para a ilha do Maio e em julho estava na ilha do Fogo. Em março do mesmo ano foi promovido a Condutor de 2ª e chefe dos trabalhos na ilha do Fogo onde permaneceu até 1886. Foi exonerado das suas funções por portaria de 18 de janeiro de 1882


===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
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==Fontes==<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
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==Bibliografia == <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->
AHCV/SGG619_02_112
 
==Bibliografia== <!-- Ou seja, a bibliografia, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography-->


==Ligações Externas== <!--Ligações externas a sítios de internet, etc. que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->
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<!--A acrescentar posteriormente-->
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==Citar este artigo==
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Revisão das 20h50min de 16 de maio de 2022


Francisco Sousa Ramos
Nome completo Francisco José Maria de Sousa Ramos
Outras Grafias valor desconhecido
Mãe Maria do Resgate Migueis
Cônjuge Amélia Carolina Soares e Silva
Filho(s) Idaleto, Francisco e Maria
Irmão(s) valor desconhecido
Nascimento 1 julho 1845
Elvas, Portalegre, Portugal
Morte valor desconhecido
Sexo Masculino
Religião Cristã
Cargos
Cargo Condutor auxiliar


Biografia

Dados biográficos

Nasceu em 1845 é natural de Elvas distrito de Portalegre. Filho de José Maria dos Ramos. Assentou praça como voluntário no regimento de artilharia n.º 2. em 1 de junho de 1851 e serviu até 21 de julho de 1870 data em que foi promovido a alferes.  Foi destacado para Cabo Verde a 21 de novembro de 1877 e apresentou-se na Praia a como condutor de 2ª do quadro das Obras públicas a 15 de outubro de 1878. Regressou ao reino em 13 de novembro de 1880. Por decreto de 2 de abril de 1881 foi de novo destacado para Cabo Verde como condutor auxiliar das obras públicas. Apresentou-se a 16 de abril de 1881. Foi transferido de São Tomé e como condutor de 2ª em 1778. Chegou a Cabo Verde a 14 de outubro de 1778 e aqui permaneceu até 13 de novembro de 1880, data em que regressou ao reino. Serviu como condutor de 2ª desde 14 de outubro de 1878 até 13 de novembro de 1880, e passou a condutor auxiliar desde 14 de abril de 1881. Tinha o posto de Tenente Almoxarife do exército de Portugal, efetivo de artilharia e era Condutor Auxiliar. Foi destacado para o interior de Santiago onde executou trabalhos em Órgãos, Achada Lém, Ribeira da Barca e na Guiné. Em 1881 aparece encontrava-se destacado para a ilha do Maio e em julho estava na ilha do Fogo. Em março do mesmo ano foi promovido a Condutor de 2ª e chefe dos trabalhos na ilha do Fogo onde permaneceu até 1886. Foi exonerado das suas funções por portaria de 18 de janeiro de 1882

Carreira

Outras informações

Obras

Notas


Fontes

AHCV/SGG619_02_112

Bibliografia

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

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