José de Saldanha: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Linha 53: Linha 53:
No Arquivo Histórico do Exército, no Rio de Janeiro, constam os seguintes mapas de sua autoria:
No Arquivo Histórico do Exército, no Rio de Janeiro, constam os seguintes mapas de sua autoria:


''Mappa corográphico da capitania de São Pedro additado com o território que posteriormente a última demarcação  de limites do contestado na guerra de 1801, com a projeção da costa até Montevidéo e com os terrenos adjacentes dos governos limitrophes pelo Ten. Cel. Eng. José de Saldanha, 1777.'' Monocromático, impresso, escala em léguas marinhas, papel canson, 54,5 cm x 67 cm. (AHE 07.02.2901)
''Mappa corográphico da capitania de São Pedro additado com o território que posteriormente a última demarcação  de limites do contestado na guerra de 1801, com a projeção da costa até Montevidéo e com os terrenos adjacentes dos governos limitrophes pelo Ten. Cel. Eng. José de Saldanha, 1777.'' Monocromático, impresso, escala em léguas marinhas, papel canson, 54,5 cm x 67 cm<ref>Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 07.02.2901</ref>.


Outros trabalhos indicados:  
Outros trabalhos indicados:  

Revisão das 01h22min de 29 de julho de 2022


José de Saldanha
Outras Grafias EQUAL
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Astrónomo, prestou serviço na comissão de demarcação dos terrenos portugueses e espanhóis no continente americano.

Por decreto de 26 de janeiro de 1790 foi feito capitão de infantaria com o exercício de engenheiro. (BNP, Arquivo do Conselho Ultramarino, l. 45 de Ofícios, fl. 204) Em 1804, foi promovido a sargento-mor. O decreto datava de 2 de fevereiro de 1799, na altura José de Saldanha era capitão do real corpo de engenheiros e vivia na capitania do Rio Grande de S. Pedro[1]. (BNP, Arquivo do Conselho Ultramarino, l. 7 de Decretos, fl. 137v)

Outras informações

Obras

No Arquivo Histórico do Exército, no Rio de Janeiro, constam os seguintes mapas de sua autoria:

Mappa corográphico da capitania de São Pedro additado com o território que posteriormente a última demarcação  de limites do contestado na guerra de 1801, com a projeção da costa até Montevidéo e com os terrenos adjacentes dos governos limitrophes pelo Ten. Cel. Eng. José de Saldanha, 1777. Monocromático, impresso, escala em léguas marinhas, papel canson, 54,5 cm x 67 cm[2].

Outros trabalhos indicados:

  • 1805 - Mappa Geographico que mostra toda a Fronteira do Commando do Rio Pardo, com os terrenos conquistados nesta ultima Guerra, ao Norte e Oeste da mesma Fronteira, e parte da do Rio Grande, e dos Districtos das Freguezias de Sto. Amaro, e do Triumfo, até a Villa de Porto Alegre; extrahido, reduzido, e posto em ordem, assim dos Planos exactos d'actual Demaração de Limites, como dos antigos, e das melhores informações a respeito d'aquellas paragens, que ainda se não tem podido configurar; para servir d'intelligencia d'algumas questões subscitadas; em quanto se não conclue o Mappa Geral desta Capitania em que se trabalha, por José de Saldanha, Sargento Mayor do Real Corpo de Engenheiros e Astronomo da referida Demarcação, Arquivo Militar do Rio de Janeiro.

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol III, 6-7.
  2. Arquivo Histórico do Exército - Brasil (AHEx). Cota: AHE 07.02.2901

Bibliografia e Fontes

Ligações Externas

https://books.google.pt/books?id=8g9V3R_HP34C&pg=PA64&lpg=PA64&dq=Jos%C3%A9+de+Saldanha+astronomo&source=bl&ots=Bnmt32TnsW&sig=efJG7fI0zskwlsHcP4_JIhYVtvs&hl=en&sa=X&ved=0ahUKEwiqxL2yxonXAhWEVBQKHVpkAlcQ6AEIbDAN#v=onepage&q=Jos%C3%A9%20de%20Saldanha%20astronomo&f=false

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo