Salva com cenas bíblicas (PNA): diferenças entre revisões
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*<i>Catalogo illustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola</i>. Lisboa: Imprensa Nacional, 1882. | *<i>Catalogo illustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola</i>. Lisboa: Imprensa Nacional, 1882. | ||
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Edição atual desde as 10h45min de 18 de agosto de 2022
| Salva de pé baixo | |
|---|---|
| Data | século XVI |
| Género | Ourivesaria |
| Técnica | Prata dourada, cinzelada e gravada |
| Dimensões | 5 cm × 57 cm (diâmetro) |
| Localização | Palácio Nacional da Ajuda (PNA), Lisboa |
Historial
Salva manuelina representando episódios do Antigo Testamento retirados do Liber Chronicarum (1493). O centro apresenta um medalhão amovível colocado posteriormente, com as iniciais M.F., que parece ser o monograma de D. Maria II e do seu marido, D. Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha.
Fazia parte da colecção do rei D. Fernando e adornava, com outras salvas e um gomil, o seu gabinete de trabalho no Palácio das Necessidades[1].
Em 1882 figurou na Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, na Sala F, com o número 104[2].
Em 1903, foi mudada para o quarto do rei D. Carlos, onde ficou instalado o rei Eduardo VII de Inglaterra, durante a sua visita a Portugal.
Em 1910 encontrava-se nos aposentos do rei D. Manuel II, no mesmo palácio, tendo sido transferida para o Palácio da Ajuda em 1931[3].
Descrição
Descrita no catálogo da Exposição de 1882 como um "grande prato circular de prata dourada, centro levantado; em roda duas zonas de grande ornamentação em relevo representando scenas biblicas e outras [José chamado pelo Faraó para interpretar o seu sonho, O sacrifício de Isaac, Lot e as filhas fugindo de Sodoma e Gomorra, a embriaguês de Noé, as tentações de Santo Antão (?), a luta de Jacob com o anjo, os inimigos de David, a adoração de Mafoma, a adoração do bezerro de ouro, Moisés quebrando as tábuas da Lei, a fuga do Egipto, a submissão do exército do Faraó e o encontro de Abraão e Melquisedeque], separadas por festões, e cada uma d'ellas, na zona exterior, designada por palavras portuguezas. Alem das figuras humanas, monstros e chymeras. Obra portugueza do seculo XVI[4]".
Notas
- ↑ http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=990936 consultado a 13 de setembro de 2017.
- ↑ Catalogo illustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola. (Lisboa: Imprensa Nacional, 1882), 249.
- ↑ http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=990936 consultado a 13 de setembro de 2017.
- ↑ Catalogo illustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola. (Lisboa: Imprensa Nacional, 1882), 249.
Bibliografia e Fontes
- Catalogo illustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola. Lisboa: Imprensa Nacional, 1882.
- Viterbo, Francisco de Sousa, Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883.
Ligações Externas
- Salva In MatrizNet.
Autor(es) do artigo
DOI
Citar este artigo
- Salva com cenas bíblicas (PNA) (última modificação: 18/08/2022). eViterbo. Visitado em 26 de novembro de 2025, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Salva_com_cenas_b%C3%ADblicas_(PNA)