Salva com cenas bíblicas (PNA)

From eViterbo
Jump to navigation Jump to search
Salva de pé baixo
Data século XVI
Género Ourivesaria
Técnica Prata dourada, cinzelada e gravada
Dimensões 5 cm  × 57 cm (diâmetro) 
Localização Palácio Nacional da Ajuda (PNA), Lisboa

Historial

Salva manuelina representando episódios do Antigo Testamento retirados do Liber Chronicarum (1493). O centro apresenta um medalhão amovível colocado posteriormente, com as iniciais M.F., que parece ser o monograma de D. Maria II e do seu marido, D. Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha.

Fazia parte da colecção do rei D. Fernando e adornava, com outras salvas e um gomil, o seu gabinete de trabalho no Palácio das Necessidades[1].

Em 1882 figurou na Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, na Sala F, com o número 104[2].

Em 1903, foi mudada para o quarto do rei D. Carlos, onde ficou instalado o rei Eduardo VII de Inglaterra, durante a sua visita a Portugal.

Em 1910 encontrava-se nos aposentos do rei D. Manuel II, no mesmo palácio, tendo sido transferida para o Palácio da Ajuda em 1931[3].

Descrição

Descrita no catálogo da Exposição de 1882 como um "grande prato circular de prata dourada, centro levantado; em roda duas zonas de grande ornamentação em relevo representando scenas biblicas e outras [José chamado pelo Faraó para interpretar o seu sonho, O sacrifício de Isaac, Lot e as filhas fugindo de Sodoma e Gomorra, a embriaguês de Noé, as tentações de Santo Antão (?), a luta de Jacob com o anjo, os inimigos de David, a adoração de Mafoma, a adoração do bezerro de ouro, Moisés quebrando as tábuas da Lei, a fuga do Egipto, a submissão do exército do Faraó e o encontro de Abraão e Melquisedeque], separadas por festões, e cada uma d'ellas, na zona exterior, designada por palavras portuguezas. Alem das figuras humanas, monstros e chymeras. Obra portugueza do seculo XVI[4]".

Notas

  1. http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=990936 consultado a 13 de setembro de 2017.
  2. Catalogo illustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola. (Lisboa: Imprensa Nacional, 1882), 249.
  3. http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=990936 consultado a 13 de setembro de 2017.
  4. Catalogo illustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola. (Lisboa: Imprensa Nacional, 1882), 249.

Bibliografia e Fontes

  • Catalogo illustrado da exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola. Lisboa: Imprensa Nacional, 1882.
  • Viterbo, Francisco de Sousa, Exposição d’Arte Ornamental. Notas ao Catalogo. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo