Francesco Gentileschi: diferenças entre revisões

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==Biografia==  
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=== Dados biográficos ===  
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Filho do famoso pintor, [https://en.wikipedia.org/wiki/Orazio_Gentileschi Orazio Gentileschi] e irmão de [https://en.wikipedia.org/wiki/Artemisia_Gentileschi Artemisia Gentileschi], veio, com o irmão [[Giulio Gentileschi]], para Portugal em 1642, contratado pelo embaixador de Portugal em Inglaterra, [http://www.fcsh.unl.pt/cham/eve/content.php?printconceito=657 D. Antão de Almada]. Deviam vir fabricar peças de artilharia ligeira necessárias para a Guerra da Restauração. Os dois dirigiram um requerimento ao rei, 17 meses depois, queixando-se de não conseguirem fazer o seu trabalho como deviam pois o tenente-general da artilharia não os favorecia, antes os prejudicava. <!-- Fonte citada por Viterbo ANTT, Conselho de Guerra, m. 2, consulta 307 -->
Filho do famoso pintor, [https://en.wikipedia.org/wiki/Orazio_Gentileschi Orazio Gentileschi] e irmão de [https://en.wikipedia.org/wiki/Artemisia_Gentileschi Artemisia Gentileschi], veio, com o irmão [[Giulio Gentileschi]], para Portugal em 1642, contratado pelo embaixador de Portugal em Inglaterra, [http://www.fcsh.unl.pt/cham/eve/content.php?printconceito=657 D. Antão de Almada]. Deviam vir fabricar peças de artilharia ligeira necessárias para a Guerra da Restauração. Os dois dirigiram um requerimento ao rei, 17 meses depois, queixando-se de não conseguirem fazer o seu trabalho como deviam pois o tenente-general da artilharia não os favorecia, antes os prejudicava. <!-- Fonte citada por Viterbo Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Conselho de Guerra, m. 2, consulta 307 -->


Em 1648, tinha então 48 anos, denunciou à Inquisição o napolitano D. João de Tovar com quem se encontrara duas vezes, a primeira na prisão do Limoeiro, a segunda na hospedaria de Feliciana da Costa ao Pelourinho Velho. D. João de Tovar, por sua vez, acusou-o de juramento falso, de ter roubado pinturas da igreja de Nossa Senhora do Loreto e de ter sentença de degredo em Angola.
Em 1648, tinha então 48 anos, denunciou à Inquisição o napolitano D. João de Tovar com quem se encontrara duas vezes, a primeira na prisão do Limoeiro, a segunda na hospedaria de Feliciana da Costa ao Pelourinho Velho. D. João de Tovar, por sua vez, acusou-o de juramento falso, de ter roubado pinturas da igreja de Nossa Senhora do Loreto e de ter sentença de degredo em Angola<ref>Viterbo. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'' (2ª série), 38.</ref>.
   
   
===Carreira===
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==Bibliografia e Fontes==
==Bibliografia e Fontes==
*[https://books.google.pt/books?id=K-nALLkKkw0C&dq=giulio+gentileschi&source=gbs_navlinks_s Christiansen, Keith, Mann, Judith Walker, <i>Orazio and Artemisia Gentileschi</i>. Nova Iorque: The Metropolitan Museum of Art, 2001.]  
*[https://books.google.pt/books?id=K-nALLkKkw0C&dq=giulio+gentileschi&source=gbs_navlinks_s Christiansen, Keith, Mann, Judith Walker. ''Orazio and Artemisia Gentileschi''. Nova Iorque: The Metropolitan Museum of Art, 2001.]
 
*[https://www.academia.edu/19060963/A_presen%C3%A7a_de_artistas_estrangeiros_no_Portugal_Restaurado Flor, Susana Varela. "A presença de artistas estrangeiros no Portugal Restaurado." In ''A Herança de Santos Simões. Novas perspectivas para o estudo da azulejaria e cerâmica em Portugal.'' coordenação científica de Susana Varela Flores, 413-438. Lisboa: Colibri, 2014.]
 
*[https://books.google.pt/books/about/Abecedario_pittorico_del_M_R_P_Pellegrin.html?id=x3MGAAAAQAAJ&redir_esc=y Orlandi, Pellegrino Antonio. ''Abecedario pittorico del M.R.P. Pellegrino Antonio Orlandi, Bolognese: contenente notizie de'professore di pittura, scoltura, ed architettura, in questa edizione corretto e notabilmente di nuove notizie accresciuto''. Nápoles, 1763.]
 
*[http://revista.arp.org.pt/pt/artigos/3_5.html Serrão, Vítor – Conservar Património. "«Renovar», «repintar», «retocar»: estratégias do pintor restaurador em Portugal, do século XVI ao XIX. Razões ideológicas do iconoclasmo destruidor e da iconofilia conservadora, ou o conceito de «restauro utilitarista» versus «restauro científico».". ''Conservar Património'' 3-4 (2006): 53-71.]


*[https://books.google.pt/books/about/Abecedario_pittorico_del_M_R_P_Pellegrin.html?id=x3MGAAAAQAAJ&redir_esc=y Orlandi, Pellegrino Antonio, <i>Abecedario pittorico del M.R.P. Pellegrino Antonio Orlandi, Bolognese: contenente notizie de'professore di pittura, scoltura, ed architettura, in questa edizione corretto e notabilmente di nuove notizie accresciuto</i>. Nápoles, 1763.]
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906 (2ª série).


*[https://www.academia.edu/7265120/_Renovar_repintar_retocar_estrat%C3%A9gias_do_pintor-restaurador_em_Portugal_do_s%C3%A9culo_XVI_ao_XIX._Raz%C3%B5es_ideol%C3%B3gicas_do_iconoclasma_destruidor_e_da_iconofilia_conservadora_ou_o_conceito_de_restauro_utilitarista_versus_restauro_cient%C3%ADfico_ Serrão, Vítor, “’Renovar’, ‘repintar’, ‘retocar’: estratégias do pintor-restaurador em Portugal, do século XVI ao XIX. Razões ideológicas do iconoclasma destruidor e da iconofilia conservadora, ou o conceito de ‘restauro utilitarista’ versus ‘restauro científico”. <i>Revista Conservar Património</i> 3/4 (2006): 53-71.]
*[https://books.google.pt/books?id=JCYxDwAAQBAJ&dq=giulio%20gentileschi&source=gbs_book_other_versions Wilson, Michael. ''Nicholas Lanier: Master of the King?''. Routledge, 2017.]
<!--Masque and Opera in England, 1656-1688, cap. 5, n. 54 diz que eles estiveram em Portugal https://books.google.pt/books?id=d8rmDAAAQBAJ&pg=PT248&lpg=PT248&dq=francesco+gentileschi+portugal&source=bl&ots=YvTcxob7r8&sig=8ALt_a9PO78j4PamhFV0gvqerxw&hl=en&sa=X&ved=0ahUKEwievK3XwYjVAhWGPxoKHReOBNQQ6AEINjAD#v=onepage&q&f=false-->


*Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906 (2ª série).
*Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Inquisição de Lisboa, Caderno 31 do Promotor, fls. 318 e ss.


*[https://books.google.pt/books?id=JCYxDwAAQBAJ&dq=giulio%20gentileschi&source=gbs_book_other_versions Wilson, Michael, <i>Nicholas Lanier: Master of the King?</i>. Routledge, 2017.]
==Ligações Externas==  
==Ligações Externas==  
*Francesco Gentileschi In [http://www.catedra-alberto-benveniste.org/dic-italianos.asp?id=237 Dicionário dos italianos estantes em Portugal]. <!-- Copia informação de Pamplona -->
*Francesco Gentileschi In [http://www.catedra-alberto-benveniste.org/dic-italianos.asp?id=237 Dicionário dos italianos estantes em Portugal]. <!-- Copia informação de Pamplona -->
*Francesco Gentileschi In [https://en.wikipedia.org/wiki/Francesco_Gentileschi Wikipédia].
*http://expresso.sapo.pt/cultura/2017-12-23-Os-Ticianos-do-Chiado
<!-- Comentários vossos e bibliografia citada pela Viterbo -->


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Edição atual desde as 14h14min de 21 de junho de 2023


Francesco Gentileschi
Outras Grafias EQUAL
Pai Orazio Gentileschi
Irmão(s) Artemisia Gentileschi, Giulio Gentileschi, Marco Gentileschi
Nascimento
[[Roma]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Filho do famoso pintor, Orazio Gentileschi e irmão de Artemisia Gentileschi, veio, com o irmão Giulio Gentileschi, para Portugal em 1642, contratado pelo embaixador de Portugal em Inglaterra, D. Antão de Almada. Deviam vir fabricar peças de artilharia ligeira necessárias para a Guerra da Restauração. Os dois dirigiram um requerimento ao rei, 17 meses depois, queixando-se de não conseguirem fazer o seu trabalho como deviam pois o tenente-general da artilharia não os favorecia, antes os prejudicava.

Em 1648, tinha então 48 anos, denunciou à Inquisição o napolitano D. João de Tovar com quem se encontrara duas vezes, a primeira na prisão do Limoeiro, a segunda na hospedaria de Feliciana da Costa ao Pelourinho Velho. D. João de Tovar, por sua vez, acusou-o de juramento falso, de ter roubado pinturas da igreja de Nossa Senhora do Loreto e de ter sentença de degredo em Angola[1].

Carreira

Trabalhava com o seu irmão a adquirir arte para Carlos I de Inglaterra.

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Viterbo. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (2ª série), 38.

Bibliografia e Fontes

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1906 (2ª série).
  • Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Inquisição de Lisboa, Caderno 31 do Promotor, fls. 318 e ss.

Ligações Externas

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