Simão Rodrigues: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
mSem resumo de edição
 
(Há 15 revisões intermédias de 3 utilizadores que não estão a ser apresentadas)
Linha 1: Linha 1:
{{Info/Biografia extensa
{{Info/TechNetEMPIRE
<!-- dados da imagem -->
<!-- dados da imagem -->
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em -->
|largura              = <!-- largura da caixa ex.: 25em -->8cm
|bgcolour            = <!-- cor de funda da caixa ex.: silver --> #A4C4D0
|bgcolour            = <!-- cor de funda da caixa ex.: silver --> #A4C4D0
|nome                = <big>{{PAGENAME }}</big>
|nome                = <big>Simão Rodrigues</big>
|nome_nativo          = <!-- nome escrito na lingua original ex.: (em [[Língua Árabe|árabe]] '''الله''' {{pronúncia|Ar-allah.ogg}}, ''allāh'', "O Deus", "A Divindade") -->
|nome_nativo          = <!-- nome escrito na lingua original ex.: (em [[Língua Árabe|árabe]] '''الله''' {{pronúncia|Ar-allah.ogg}}, ''allāh'', "O Deus", "A Divindade") -->
|título_comum        = <!-- título mais conhecido ex.: [[Lista de reis de França|Imperador de França]] -->
|título_comum        = <!-- título mais conhecido ex.: [[Lista de reis de França|Imperador de França]] -->
Linha 45: Linha 45:
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário-->


Pintor "de óleo e imaginária". Por alvará de 20 de maio de 1589 foi dispensado de servir na bandeira de S. Jorge <!-- Fonte em Viterbo ANTT, Chancelaria de D. Filipe I, Privilégios, l. 5, fl. 239 --> <ref>Viterbo, Francisco de Sousa, <i>Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.</i> Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903, 135.</ref>.. Foi um dos membros fundadores da [[Irmandade de São Lucas]], em 1602<ref>http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226</ref>.
Pintor "''de óleo e imaginária''". Por alvará de 20 de maio de 1589 foi dispensado de servir na bandeira de S. Jorge <!-- Fonte em Viterbo ANTT, Chancelaria de D. Filipe I, Privilégios, l. 5, fl. 239 --> <ref>Viterbo, Francisco de Sousa, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903), 135.</ref>. Foi um dos membros fundadores da [[Irmandade de São Lucas]], em 1602<ref>http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226</ref>.
 
Em 1612 assinava, com [[Domingos Vieira Serrão]], um contrato para pintar o retábulo da capela-mor da Universidade de Coimbra. Graças a esse documento percebe-se, também,  que tinham feito, anteriormente, um retábulo para a igreja de Santa Cruz<ref>Viterbo, ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal'' (3ª série), 149.</ref>.
 
===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores-->
   
   
===Outras informações=== <!--é o local onde cabe tudo o que não se relaciona especificamente com os dois parâmetros anteriores--> 
==Obras==
*1590-1610 - Pinturas representando a [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=250628 Prisão] e [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=250626&EntSep=0&EntRegAss=1#gotoPosition Martírio] de S. João Baptista, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.
==Obras== <!-- Incluí projectos não realizados mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na info-box, mas deve constar aqui--
 
*1600-1629 - [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=208354 Pintura representando a Sagrada Família, Museu Grão Vasco, Viseu.]
 
*1608-1610 - Execução de dez pinturas para a sacristia da Sé Velha de Coimbra com [[Domingos Vieira Serrão]] (ver [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=165372&EntSep=0&EntRegAss=1#gotoPosition registos associados]).
   
   
*1611-1620 - Pintura de retábulo, possivelmente para o convento de Santa Ana de Coimbra, com [[Domingos Vieira Serrão]], Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra (ver [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=159642&EntSep=0&EntRegAss=1#gotoPosition este] e registos associados).
*c. 1612 - Pintura de retábulo para a igreja de Santa Cruz de Coimbra com [[Domingos Vieira Serrão]].
*c. 1612 - Pintura do retábulo da capela-mor da capela da Universidade de Coimbra com [[Domingos Vieira Serrão]].
*[http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=12783 Pintura representando a Transfiguração, Museu de Évora.]
*Pintura representando os Quatro Evangelistas para a igreja do paço episcopal de Fontelo, Museu Grão Vasco, Viseu (ver [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=207811&EntSep=0&EntRegAss=1#gotoPosition registos associados]).
*[http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=774 Pintura representando a Visitação, Museu da Guarda.]
*[http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=216813 Pintura representando S. João Baptista, Museu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco.]
*Pinturas representando [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=208380 S. João Baptista e S. João Evangelista] e [http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=209493 São Pedro e São Paulo], Museu Grão Vasco, Viseu .
   
   
*[http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=208921 Pintura representando a Virgem com o Menino e S. João Baptista, Museu Grão Vasco, Viseu].
==Referências bibliográficas==<!--Ou seja, a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação-->  
==Referências bibliográficas==<!--Ou seja, a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação-->  
<references />  
<references />  
Linha 57: Linha 81:
==Bibliografia e Fontes==
==Bibliografia e Fontes==


*Cordeiro, Filipa Raposo, <i>Thomas Luis, pintor maneirista do sacro e do profano: arte, conservação e restauro: casos de Évora, Aldeia Galega, Elvas, Idanha-a-Nova e Vila Viçosa - Séculos XVI a XVII.</i> Tese de doutoramento, História Arte Património e Restauro, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014. <!-- http://hdl.handle.net/10451/11426 -->
*[http://hdl.handle.net/10451/11426 Cordeiro, Filipa Raposo. "Thomas Luis, pintor maneirista do sacro e do profano: arte, conservação e restauro: casos de Évora, Aldeia Galega, Elvas, Idanha-a-Nova e Vila Viçosa - Séculos XVI a XVII". Dissertação de Doutoramento, História Arte Património e Restauro, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014.]
 
*Costa, José Francisco de Faria e Coelho, Maria Helena da Cruz. ''A Universidade de Coimbra: o tangível e o intangível''. Coimbra: Imprensa da Universidade, 2009.
 
*Dias, Pedro, Santos, J.J. Carvalhão. ''Pintura Maneirista de Coimbra - ensaio iconográfico.'' Coimbra: Instituto H.A. da FLUC, 1988.
 
*Flor, Susana Varela e Pedro Flor. ''Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas.'' Lisboa: Scribe, 2013.


*Flor, Susana Varela e Flor, Pedro, <i>Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas.</i> Lisboa: Scribe, 2013.
*[https://www.academia.edu/26670252/Vias_de_introdu%C3%A7%C3%A3o_do_primeiro_naturalismo_na_pintura_do_s%C3%A9culo_XVII_em_Portugal Flor, Susana Varela. "Vias de introdução do “primeiro naturalismo” na pintura do século XVII em Portugal" In ''Visiones renovadas del Barroco iberoamericano'', editado por María del Pilar López e Fernando Quiles. Vol. 1, 116-133. Sevilha: Universo Barroco Iberoamericano, 2016.]


*Flor, Susana Varela, "Vias de introdução do “primeiro naturalismo” na pintura do século XVII em Portugal." In <i>Visiones renovadas del Barroco iberoamericano</i>, editado por María del Pilar López e Fernando Quiles. Vol. 1, 116-133. Sevilha: Universo Barroco Iberoamericano, 2016. <!-- https://www.academia.edu/26670252/Vias_de_introdu%C3%A7%C3%A3o_do_primeiro_naturalismo_na_pintura_do_s%C3%A9culo_XVII_em_Portugal -->
*Gonçalves, Flávio. "O pintor Simão Rodrigues de Lisboa, e os pintores seus homónimos" In ''A Cidade de Évora'', 43-44, (1916): 11-16.


*Gonçalves, Flávio, "O pintor Simão Rodrigues de Lisboa, e os pintores seus homónimos". <i>A Cidade de Évora</i>, 43-44, (1916): 11-16.
*Gusmão, Adriano. ''Simão Rodrigues e seus colaboradores''. [Lisboa]: Artis, 1957.


*Gusmão, Adriano, <i>Simão Rodrigues e seus colaboradores</i>. [Lisboa]: Artis, 1957.
*Gusmão, Adriano. ''Pintura Maneirista do Museu Nacional de Machado de Castro''. Coimbra: Secretaria de Estado da Cultura, 1987.


*Machado, José Alberto Simões Gomes, <i>Pintura portuguesa: séc. XVI - XVII - XVIII, do Museu Nogueira da Silva </i>. Braga: Universidade do Minho, [1994].
*Machado, José Alberto Simões Gomes. ''Pintura portuguesa: séc. XVI - XVII - XVIII, do Museu Nogueira da Silva ''. Braga: Universidade do Minho, [1994].


*Massa, Sílvia Marília Moniz, <i>A pintura moderna na Ilha de São Miguel, Açores: séculos XVI-XVII.</i>. Tese de Mestrado em Arte, Património e Restauro apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2010. <!-- http://hdl.handle.net/10451/4601]-->
*[http://hdl.handle.net/10451/4601 Massa, Sílvia Marília Moniz. "A pintura moderna na Ilha de São Miguel, Açores: séculos XVI-XVII." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2010.]


*Monteiro, Maria Stella Prata da Silva, <i>Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão: pintores portugueses dos séculos XVI e XVII.</i> Dissertação de licenciatura, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1957.
*Monteiro, Maria Stella Prata da Silva. "Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão: pintores portugueses dos séculos XVI e XVII". Tese de licenciatura, Universidade de Coimbra, 1957.


*Monteiro, Patrícia Alexandra Rodrigues, <i>A pintura mural no Norte Alentejo (séculos XVI a XVIII): núcleos temáticos da Serra de S. Mamede</i>. Dissertação de doutoramento em História da Arte apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013. <!--http://hdl.handle.net/10451/8454 -->
*[http://hdl.handle.net/10451/8454 Monteiro, Patrícia Alexandra Rodrigues. "A pintura mural no Norte Alentejo (séculos XVI a XVIII): núcleos temáticos da Serra de S. Mamede". Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2013.]


*Museu Nacional de Machado de Castro, <i>Pintura maneirista de Coimbra</i>. Coimbra: Imprensa de Coimbra, 1983.
*Museu Nacional de Machado de Castro. ''Pintura maneirista de Coimbra''. Coimbra: Imprensa de Coimbra, 1983.


*Paulino, Francisco Faria (coord.), <i>A pintura maneirista em Portugal: a arte no tempo de Camões</i>. Lisboa: C.N.C.D.P., 1995.
*Paulino, Francisco Faria (coord.). ''A pintura maneirista em Portugal: a arte no tempo de Camões''. Lisboa: C.N.C.D.P., 1995.


*Pereira, Célia Nunes Santos, <i>A arte na igreja do Convento de Santa Maria do Carmo de Lisboa,1389/1755: contributos para o seu estudo cripto-histórico.</i> Tese de mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2010. <!--http://hdl.handle.net/10451/6780 -->
*[http://hdl.handle.net/10451/6780 Pereira, Célia Nunes Santos. "A arte na igreja do Convento de Santa Maria do Carmo de Lisboa,1389/1755: contributos para o seu estudo cripto-histórico." Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2010.]


*Pestana, Maria Isabel, <i>Das coisa visíveis às invisíveis: contributos para o estudo da pintura maneirista na Ilha da Madeira (1540-1620).</i> Dissertação de doutoramento em História da Arte da Época Moderna apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014. <!-- http://hdl.handle.net/10400.13/615 -->
*[http://hdl.handle.net/10400.13/615  Pestana, Maria Isabel. "Das coisa visíveis às invisíveis: contributos para o estudo da pintura maneirista na Ilha da Madeira (1540-1620)." Dissertação de Doutoramento, Universidade de Lisboa, 2014.]


*Santos, Sofia Martins, "Novos elementos para a história dos painéis pintados da Sacristia da Sé do Porto". <i>estudos de conservação e restauro</i> 4 (2012): 72-86. <!-- https://doi.org/10.7559/ecr.4.3086 -->
*''Roteiro do Museu da Guarda.'' Lisboa: Instituto Português de Museus/Guarda: Museu da Guarda, 2004.


*Serrão, Vítor, <i>A pintura maneirista em Portugal.</i> Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991 (3ª ed.).
*[https://doi.org/10.7559/ecr.4.3086 Santos, Sofia Martins. "Novos elementos para a história dos painéis pintados da Sacristia da Sé do Porto" In ''estudos de conservação e restauro'' 4 (2012): 72-86.]


*Serrão, Vítor, <i>A pintura protobarroca em Portugal, 1612-1657: o triunfo do naturalismo e do tenebrismo.</i> Lisboa: Edições Colibri, 2000.
*Serrão, Vítor. ''A pintura maneirista em Portugal''. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991.


*Serrão, Vítor, "Simão Rodrigues em Roma. A Influência do Oratorio del Crocifisso na Pintura Maneirista Portuguesa". <i>PROMONTORIA</i> I (2002/2003): 89-106. <!-- https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/7088/1/06%20Texto%20V.%20Serr%C3%A3o.pdf -->
*Serrão, Vítor. ''A pintura protobarroca em Portugal, 1612-1657: o triunfo do naturalismo e do tenebrismo''. Lisboa: Edições Colibri, 2000.


*Serrão, Vítor, "Pittura senza tempo em Coimbra, cerca de 1600: as tábuas de Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão na sacristia da Igreja do Carmo". <i>Monumentos</i> 25 (Set. 2006): 92-107.
*[https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/7088/1/06%20Texto%20V.%20Serr%C3%A3o.pdf Serrão, Vítor. "Simão Rodrigues em Roma. A Influência do Oratorio del Crocifisso na Pintura Maneirista Portuguesa" In ''PROMONTORIA'' I (2002/2003): 89-106.]


*Serrão, Vítor, "O Antigo Retábulo do Convento de Nossa Senhora das Relíquias do Carmo, da Vidigueira, pelo pintor maneirista Simão Rodrigues (1605)." <i>Callipole – Revista de Cultura</i> 24 (2017): 171-189. <!-- https://www.academia.edu/33835216/O_ANTIGO_RET%C3%81BULO_DO_CONVENTO_DE_NOSSA_SENHORA_DAS_REL%C3%8DQUIAS_DO_CARMO_NA_VIDIGUEIRA_PELO_PINTOR_MANEIRISTA_SIM%C3%83O_RODRIGUES_1605_ -->
*Serrão, Vítor. "Pittura senza tempo em Coimbra, cerca de 1600: as tábuas de Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão na sacristia da Igreja do Carmo" In ''Monumentos'' 25 (Set. 2006): 92-107.
 
*[https://www.academia.edu/33835216/O_ANTIGO_RET%C3%81BULO_DO_CONVENTO_DE_NOSSA_SENHORA_DAS_REL%C3%8DQUIAS_DO_CARMO_NA_VIDIGUEIRA_PELO_PINTOR_MANEIRISTA_SIM%C3%83O_RODRIGUES_1605_ Serrão, Vítor. "O Antigo Retábulo do Convento de Nossa Senhora das Relíquias do Carmo, da Vidigueira, pelo pintor maneirista Simão Rodrigues (1605)" In ''Callipole – Revista de Cultura'' 24 (2017): 171-189.]
 
*Silva, Andreia Cunha et al. ''Belas Artes da Academia: uma colecção desconhecida''.  Lisboa: Ministério da Cultura, Palácio Nacional da Ajuda, 2015.
 
*Vasconcelos, António. ''Real Capela da Universidade (Alguns Apontamentos e Notas para a Sua História)''. Coimbra: Minerva, 1990 (1ª ed. 1908).
 
*Viterbo, Francisco de Sousa. ''Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal.'' Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 e 1911 (3ª série).


*Silva, Andreia Cunha et al. <i>Belas Artes da Academia : uma colecção desconhecida.</i>  Lisboa: Ministério da Cultura, Palácio Nacional da Ajuda, 2015.
==Ligações Externas== <!--Ligações que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->
==Ligações Externas== <!--Ligações que não foram utilizadas concretamente na construção da biografia -->
Simão Rodrigues In [http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226 Mosteiro dos Jerónimos]
*Simão Rodrigues In [http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226 Mosteiro dos Jerónimos].
Simão Rodrigues In [http://www.treccani.it/enciclopedia/simao-rodrigues/ Trecanni]  
*Simão Rodrigues In [http://www.treccani.it/enciclopedia/simao-rodrigues/ Trecanni].
*Simão Rodrigues In [https://pt.wikipedia.org/wiki/Sim%C3%A3o_Rodrigues_(pintor) Wikipédia].
<!-- Comentários vossos e bibliografia citada pela Viterbo -->
   
   
<!-- Comentários vossos e bibliografia citada pela Viterbo -->
==Autor(es) do artigo==  
==Autor(es) do artigo==  
==DOI==  
==DOI==  
Linha 108: Linha 145:
* {{FULLPAGENAME}} (última modificação: {{REVISIONDAY2}}/{{REVISIONMONTH}}/{{REVISIONYEAR}}). ''{{SITENAME}}''. Visitado em {{CURRENTDAY2}} de {{CURRENTMONTHNAME}} de {{CURRENTYEAR}}, em {{fullurl:{{FULLPAGENAME}}}}  
* {{FULLPAGENAME}} (última modificação: {{REVISIONDAY2}}/{{REVISIONMONTH}}/{{REVISIONYEAR}}). ''{{SITENAME}}''. Visitado em {{CURRENTDAY2}} de {{CURRENTMONTHNAME}} de {{CURRENTYEAR}}, em {{fullurl:{{FULLPAGENAME}}}}  
   
   
{{DEFAULTSORT:Simão Rodrigues}}  
{{DEFAULTSORT: Simao Rodrigues}}  
[[Categoria: Pessoas]]  
[[Categoria:Pessoas]]
[[Categoria: Nascidos Século XVI]]  
[[Categoria:Activos Século XVI]]  
[[Categoria:Alcácer do Sal]]  
[[Categoria:Activos Século XVII]]
[[Categoria:Portugal]]
[[Categoria:Lisboa]]
[[Categoria:Coimbra]]  
[[Categoria:Pintores]]
[[Categoria:Pintores]]
[[Categoria:Sé Velha de Coimbra]]
[[Categoria:Irmandade de São Lucas]]
[[Categoria: Universidade de Coimbra]]
[[Categoria:Com Bibliografia]]

Edição atual desde as 18h37min de 19 de março de 2024


Simão Rodrigues
Outras Grafias EQUAL
Nascimento c. 1560
[[Alcácer do Sal]]
Morte 1629 (69 anos)
[[Lisboa]]
Sexo masculino

Biografia

Dados biográficos

Carreira

Pintor "de óleo e imaginária". Por alvará de 20 de maio de 1589 foi dispensado de servir na bandeira de S. Jorge [1]. Foi um dos membros fundadores da Irmandade de São Lucas, em 1602[2].

Em 1612 assinava, com Domingos Vieira Serrão, um contrato para pintar o retábulo da capela-mor da Universidade de Coimbra. Graças a esse documento percebe-se, também, que tinham feito, anteriormente, um retábulo para a igreja de Santa Cruz[3].

Outras informações

Obras

  • 1590-1610 - Pinturas representando a Prisão e Martírio de S. João Baptista, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.
  • 1611-1620 - Pintura de retábulo, possivelmente para o convento de Santa Ana de Coimbra, com Domingos Vieira Serrão, Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra (ver este e registos associados).
  • Pintura representando os Quatro Evangelistas para a igreja do paço episcopal de Fontelo, Museu Grão Vasco, Viseu (ver registos associados).

Referências bibliográficas

  1. Viterbo, Francisco de Sousa, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903), 135.
  2. http://www.mosteirojeronimos.gov.pt/pt/index.php?s=white&pid=226
  3. Viterbo, Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal (3ª série), 149.

Bibliografia e Fontes

  • Costa, José Francisco de Faria e Coelho, Maria Helena da Cruz. A Universidade de Coimbra: o tangível e o intangível. Coimbra: Imprensa da Universidade, 2009.
  • Dias, Pedro, Santos, J.J. Carvalhão. Pintura Maneirista de Coimbra - ensaio iconográfico. Coimbra: Instituto H.A. da FLUC, 1988.
  • Flor, Susana Varela e Pedro Flor. Pintores de Lisboa. Séculos XVII-XVIII. A Irmandade de S. Lucas. Lisboa: Scribe, 2013.
  • Gonçalves, Flávio. "O pintor Simão Rodrigues de Lisboa, e os pintores seus homónimos" In A Cidade de Évora, 43-44, (1916): 11-16.
  • Gusmão, Adriano. Simão Rodrigues e seus colaboradores. [Lisboa]: Artis, 1957.
  • Gusmão, Adriano. Pintura Maneirista do Museu Nacional de Machado de Castro. Coimbra: Secretaria de Estado da Cultura, 1987.
  • Machado, José Alberto Simões Gomes. Pintura portuguesa: séc. XVI - XVII - XVIII, do Museu Nogueira da Silva . Braga: Universidade do Minho, [1994].
  • Monteiro, Maria Stella Prata da Silva. "Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão: pintores portugueses dos séculos XVI e XVII". Tese de licenciatura, Universidade de Coimbra, 1957.
  • Museu Nacional de Machado de Castro. Pintura maneirista de Coimbra. Coimbra: Imprensa de Coimbra, 1983.
  • Paulino, Francisco Faria (coord.). A pintura maneirista em Portugal: a arte no tempo de Camões. Lisboa: C.N.C.D.P., 1995.
  • Roteiro do Museu da Guarda. Lisboa: Instituto Português de Museus/Guarda: Museu da Guarda, 2004.
  • Serrão, Vítor. A pintura maneirista em Portugal. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação e das Universidades, 1991.
  • Serrão, Vítor. A pintura protobarroca em Portugal, 1612-1657: o triunfo do naturalismo e do tenebrismo. Lisboa: Edições Colibri, 2000.
  • Serrão, Vítor. "Pittura senza tempo em Coimbra, cerca de 1600: as tábuas de Simão Rodrigues e Domingos Vieira Serrão na sacristia da Igreja do Carmo" In Monumentos 25 (Set. 2006): 92-107.
  • Silva, Andreia Cunha et al. Belas Artes da Academia: uma colecção desconhecida.  Lisboa: Ministério da Cultura, Palácio Nacional da Ajuda, 2015.
  • Vasconcelos, António. Real Capela da Universidade (Alguns Apontamentos e Notas para a Sua História). Coimbra: Minerva, 1990 (1ª ed. 1908).
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Notícia de Alguns Pintores Portuguezes e de outros que sendo estrangeiros exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1903 e 1911 (3ª série).

Ligações Externas


Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo