Giacomo Azzolini: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 77: Linha 77:
*[http://oldportuguesestuff.com/feature/giacomo-azzolini/ Obras de Giacomo Azzolini].
*[http://oldportuguesestuff.com/feature/giacomo-azzolini/ Obras de Giacomo Azzolini].
*[http://www.treccani.it/enciclopedia/giovanni-azzolini_(Dizionario-Biografico)/ Giacomo Azzolini In Treccani].
*[http://www.treccani.it/enciclopedia/giovanni-azzolini_(Dizionario-Biografico)/ Giacomo Azzolini In Treccani].
<!-- Comentários vossos e bibliografia citada pela Viterbo  
<!-- Comentários vossos e bibliografia citada pela Viterbo  



Revisão das 17h10min de 2 de novembro de 2017


{{#cargo_store:_table=TechNetEMPIRE_BiografiaExtensa | nome_completo = Giacomo Azzolini | data_nascimento = | nascimento_data = | local_nascimento = Bolonha | nascimento_local = | data_morte = | morte_data = | local_morte = | morte_local = | residência = | nacionalidade = | cidadania = | etnia = | pai = | mãe = }}


Giacomo Azzolini
Nome completo Giacomo Azzolini
Nascimento
Bolonha

Biografia

Dados biográficos

Vem para Portugal em 1752. Naturalizado cidadão português em 1760 [1].

Carreira

Entre 1786 e 1787 trabalha na direcção dos cenários do Teatro Régio da Ajuda[2][3].

Outras informações

Obras

Referências bibliográficas

  1. Sousa Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal (Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências) Vol I (1899), 84-86 e 518-519.
  2. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 84-86.
  3. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol I, 518-519.

Bibliografia e Fontes

  • Anthony, R. DelDonna,Pierpaolo Polzonetti (eds.). The Cambridge Companion to Eighteenth-Century Opera. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. 237.
  • Carvalho, A. Aires. "A Influência da cenografia barroca da escola de Bolonha na pintura decorativa dos palácios portugueses: Giacomo Azzolini (contemporâneo de Giovanni Carlo Sicinio Galli Bibiena) no ano de 1791 deixa um discípulo, Emanuel Piolti, que será o dirigente dos pintores e decoradores dos palácios de Belém, Ajuda e Mafra." In Belas artes S. 3, n. 2 (1980): 59-65.
  • Bessone, Silvana. De picadeiro a museu, de museu a picadeiro. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1995.
  • Brito, Manuel Carlos de. Opera in Portugal in the Eighteenth Century. Cambridge: Cambridge University Press, 1989. 25 e 38.
  • Carneiro, Luís Soares. "Arquitectura dos Teatros Setecentistas Portugueses. Dois Documentos".
  • Gonçalves, A. Nogueira. O arquitecto e cenógrafo Giacomo Azzolini em Coimbra. Lisboa : Tip. Editorial Império, 1971.
  • Guedes, Natália Correia. Museu Nacional dos Coches. Lisboa, 1986.
  • Lobo, Rui. "Giacomo Azzolini: a Bolognese architect in Lisbon and Coimbra (1753-1791)", comunicação apresentada no Convegno Internazionale di Studi "Da Bologna all'Europa:artisti bolognesi in Portogallo" (XVI-XIX Secolo) .Bolonha, 30 de Novembro a 01 de Dezembro 2015.
  • "O Picadeiro Real de Belém: documentos inéditos relativos à sua construção" In Museus de Portugal, vol. 1. Lisboa: Direcção-Geral do Património Cultural, 1978.
  • Raggi, Giuseppina. "Pinturas de fundais e falsos interiores: decorações pictóricas integrais de Pasquali Parente" In Monumentos. Lisboa, 2003. 109-117.
  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol I. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1899.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

DOI

Citar este artigo