João de Vargas Ollero: diferenças entre revisões
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===Dados biográficos=== <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes--> | ===Dados biográficos=== <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes--> | ||
Desconhece-se, até ao momento, a data de nascimento e naturalidade de João Carlos de Vargas Ollero. | |||
Faleceu em 5 de Dezembro de 1916<ref>Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Capa de processo.</ref>. | |||
===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário--> | ===Carreira===<!-- Fazer copy/paste do que escreveram em Excel (caixas de notas). Incluí prémios e condecorações/homenagens/ títulos honoríficos. Este é o local para colocar toda a informação que não cabe nas info-box, como por exemplo, as justificações das informações que estão na info-box. subdividida em períodos se necessário--> | ||
Trabalhou como apontador afecto aos trabalhos no Caminho de Ferro do Minho em 11 de Junho de 1873. Devido a doença interrompeu o serviço naquele mês e retomou a Lisboa. Não sendo certo quando retomou o serviço, ainda em 23 de Junho seria transferido para a Direcção das Obras Públicas de Évora<ref>Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Documento 317.</ref>. | |||
= | Foi requisitado pelo Ministério da Marinha e Ultramar para servir na província de Angola em 26 de dezembro de 1876 e nomeado condutor de 3ª classe da [[Direcção das Obras Públicas de Angola]] em 3 de janeiro de 1877<ref name=":0">Arquivo Histórico Ultramarino. 768/1. 1D. MU. Cx. 1876-1932. Processos Individuais. ANG. João Carlos de Vargas Ollero. Folha de resumo.</ref>. Em 1879, encontrava-se a dirigir a construção do lanço de estrada do rio Girául<ref>Ribeiro, "Relação do pessoal technico das obras publicas em 1879", 764.</ref>. Terminou a comissão em Junho de 1880<ref name=":4" />. | ||
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=== Outras informações === | |||
== Obras == | |||
- Direcção da construção do lanço de estrada do rio Girául, Angola (1879). | |||
- Estrada real n.º 19, Beja (1888). | |||
==Notas==<!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago full note with bibliography--> | ==Notas==<!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago full note with bibliography--> | ||
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==Fontes==<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography--> | ==Fontes==<!-- Ou seja, as fontes, com links quando possível, que conhecem sobre o assunto. Atenção: Chicago bibliography--> | ||
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Capa de processo. | |||
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Documento 44, fls. 1-4. | |||
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Documento 317. | |||
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Documento 97-97v.. | |||
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Ofício n.º 23 da Direcção das Obras Públicas do Districto de Beja à Direcção Geral das Obras Públicas e Minas. Beja, 20 de Fevereiro de 1888. | |||
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Ofício n.º 149 da Direcção de Hidráulica Agrícola à Direcção Geral de Obras Públicas e Minas. Lisboa, 23 de Dezembro de 1912. | |||
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Ofício n.º 237 da Direcção de Hidráulica Agrícola à Direcção Geral de Obras Públicas e Minas. Lisboa, 23 de Abril de 1909. | |||
Arquivo Histórico Ultramarino. 768/1. 1D. MU. Cx. 1876-1932. Processos Individuais. ANG. João Carlos de Vargas Ollero. Folha de resumo. | |||
== Bibliografia == | |||
Ribeiro, Manuel Ferreira. "Relação do pessoal technico das obras publicas em 1879". Em ''As Conferencias e o Itinerario do viajante Serpa Pinto atravez das terras da Africa Austral nos limites das provincias de Angola e Moçambique. Junho a Dezembro de 1878. Estudo critico e documentado contendo duas cartas geographicas por Manuel Ferreira Ribeiro,'' 761-765. Lisboa: Typographia Nova Minerva, 1879[https://www.google.pt/books/edition/As_conferencias_e_o_itinerario_do_viajan/L1s9JJjdXeMC?hl=pt-PT&gbpv=1&dq=%22Francisco+Romano+Newton%22&pg=PA763&printsec=frontcover .] | |||
== Autor(es) do artigo == | |||
João de Almeida Barata | |||
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João de Vargas Ollero | |
---|---|
Nome completo | João Carlos de Vargas Ollero |
Outras Grafias | valor desconhecido |
Pai | valor desconhecido |
Mãe | valor desconhecido |
Cônjuge | valor desconhecido |
Filho(s) | valor desconhecido |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | valor desconhecido |
Morte | 5 dezembro 1916 |
Sexo | Masculino |
Religião | valor desconhecido |
Residência | |
Residência | Évora, Portugal |
Data | Fim: 1877 |
Residência | Angola |
Data | Início: 1877 |
Cargos | |
Cargo | Apontador |
Data | Início: 11 de junho de 1873 Fim: 03 de janeiro de 1877 |
Cargo | Condutor de 3ª classe |
Data | Início: 03 de janeiro de 1877 Fim: junho de 1880 |
Cargo | Condutor auxiliar |
Data | Início: 01 de outubro de 1880 Fim: 18 de novembro de 1886 |
Cargo | Condutor de 3ª classe |
Data | Início: 18 de novembro de 1886 Fim: 03 de agosto de 1898 |
Cargo | Condutor de 2ª classe |
Data | Início: 03 de agosto de 1898 Fim: 31 de dezembro de 1908 |
Cargo | Condutor de 1ª classe |
Data | Início: 31 de dezembro de 1908 Fim: 05 de dezembro de 1916 |
Actividade | |
Actividade | Fiscalização |
Data | Início: 07 de outubro de 1880 Fim: 01 de agosto de 1881 |
Local de Actividade | Douro, Portugal |
Actividade | Acompanhamento de obra |
Data | Início: 1888 Fim: 1888 |
Local de Actividade | Beja, Portugal |
Actividade | Levantamento do território |
Data | Início: 1908 Fim: 1909 |
Actividade | Levantamento do território |
Data | Início: 1912 Fim: 1912 |
Local de Actividade | Santarém, Portugal |
Biografia
Dados biográficos
Desconhece-se, até ao momento, a data de nascimento e naturalidade de João Carlos de Vargas Ollero.
Faleceu em 5 de Dezembro de 1916[1].
Carreira
Trabalhou como apontador afecto aos trabalhos no Caminho de Ferro do Minho em 11 de Junho de 1873. Devido a doença interrompeu o serviço naquele mês e retomou a Lisboa. Não sendo certo quando retomou o serviço, ainda em 23 de Junho seria transferido para a Direcção das Obras Públicas de Évora[2].
Foi requisitado pelo Ministério da Marinha e Ultramar para servir na província de Angola em 26 de dezembro de 1876 e nomeado condutor de 3ª classe da Direcção das Obras Públicas de Angola em 3 de janeiro de 1877[3]. Em 1879, encontrava-se a dirigir a construção do lanço de estrada do rio Girául[4]. Terminou a comissão em Junho de 1880[5].
Após o regresso ao Reino foi nomeado condutor auxiliar em 1 de Outubro e transferido para o serviço de fiscalização da empreitada da oitava secção do Caminho de Ferro do Douro no dia 7 daquele mês[5]. No ano seguinte, em 1 de Agosto, seria novamente transferido, desta feita para a Direcção das Obras Públicas de Beja[6] e colocado no lugar de chefe de trabalhos em 23 desse mês. Alcançou a efectividade no lugar de condutor de 3.ª classe em 18 de Novembro de 1886[7]. Nessa condição, dirigiu os trabalhos de construção da estrada real n.º 19, no districto de Beja, em 1888[8]. No ano seguinte, em 5 de Abril, foi transferido, a seu pedido, para o districto de Santarém[7]. Não obstante, segundo o mesmo documento, a colocação efectiva na Direcção das Obras Públicas daquele districto apenas terá acontecido por portaria de 18 de Fevereiro de 1893[9].
Alcançou o lugar de condutor de 2.ª classe em 3 de Agosto de 1898 e transferido para a 1.ª circunscrição dos trabalhos hidráulicos no dia 12 do mesmo mês[9]. Serviu nos serviços do Tejo e do porto de Lisboa a partir de 15 de Outubro de 1898. No ano seguinte, recebeu colocação efectiva no quadro como condutor de 2.ª classe[10].
Por ordem de serviço de 31 de Março de 1900, passou a estar afecto à Direcção Geral dos Correios e Telégrafos, sendo colocado no quadro daquele serviço na situação de destacado em 7 de Novembro do ano seguinte[11]. Manteve-se ao serviço daquela Direcção até 28 de Fevereiro de 1906 quando se apresentou à Direcção Geral de Obras Públicas e Minas. Seguidamente, foi colocado na situação de disponibilidade e transitou para a Direcção de Hidráulica Agrícola em 30 de Julho daquele ano[12].
Foi promovido ao lugar de condutor de 1.ª classe em 31 de Dezembro de 1908 e permaneceu afecto àquela última Direcção[12]. Nessa condição, esteve encarregue do reconhecimento das ribeiras do Carregado e do Vale de Galinha entre 1908 e 1909[13]. Participou igualmente no levantamento de uma planta parcelar de terrenos localizados, possivelmente, em Alvega no concelho de Abrantes em 1912[14].
Outras informações
Obras
- Direcção da construção do lanço de estrada do rio Girául, Angola (1879).
- Estrada real n.º 19, Beja (1888).
Notas
- ↑ Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Capa de processo.
- ↑ Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Documento 317.
- ↑ Arquivo Histórico Ultramarino. 768/1. 1D. MU. Cx. 1876-1932. Processos Individuais. ANG. João Carlos de Vargas Ollero. Folha de resumo.
- ↑ Ribeiro, "Relação do pessoal technico das obras publicas em 1879", 764.
- ↑ 5,0 5,1 Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Documento 97.
- ↑ Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Documento 97v..
- ↑ 7,0 7,1 Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Documento 44, fl. 1.
- ↑ Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Ofício n.º 23 da Direcção das Obras Públicas do Districto de Beja à Direcção Geral das Obras Públicas e Minas. Beja, 20 de Fevereiro de 1888.
- ↑ 9,0 9,1 Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Documento 44, fls. 2-3.
- ↑ Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Documento 44, fl. 3.
- ↑ Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Documento 44, fls. 3-4.
- ↑ 12,0 12,1 Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Documento 44, fl. 4.
- ↑ Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Ofício n.º 237 da Direcção de Hidráulica Agrícola à Direcção Geral de Obras Públicas e Minas. Lisboa, 23 de Abril de 1909.
- ↑ Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Ofício n.º 149 da Direcção de Hidráulica Agrícola à Direcção Geral de Obras Públicas e Minas. Lisboa, 23 de Dezembro de 1912.
Fontes
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Capa de processo.
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Documento 44, fls. 1-4.
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Documento 317.
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Documento 97-97v..
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Ofício n.º 23 da Direcção das Obras Públicas do Districto de Beja à Direcção Geral das Obras Públicas e Minas. Beja, 20 de Fevereiro de 1888.
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Ofício n.º 149 da Direcção de Hidráulica Agrícola à Direcção Geral de Obras Públicas e Minas. Lisboa, 23 de Dezembro de 1912.
Acervo Infraestruturas, Transportes e Comunicações. Processos Individuais de Funcionários. PI-Cx. 120, proc. 13. Ollero, João Carlos de Vargas. Ofício n.º 237 da Direcção de Hidráulica Agrícola à Direcção Geral de Obras Públicas e Minas. Lisboa, 23 de Abril de 1909.
Arquivo Histórico Ultramarino. 768/1. 1D. MU. Cx. 1876-1932. Processos Individuais. ANG. João Carlos de Vargas Ollero. Folha de resumo.
Bibliografia
Ribeiro, Manuel Ferreira. "Relação do pessoal technico das obras publicas em 1879". Em As Conferencias e o Itinerario do viajante Serpa Pinto atravez das terras da Africa Austral nos limites das provincias de Angola e Moçambique. Junho a Dezembro de 1878. Estudo critico e documentado contendo duas cartas geographicas por Manuel Ferreira Ribeiro, 761-765. Lisboa: Typographia Nova Minerva, 1879.
Autor(es) do artigo
João de Almeida Barata
https://orcid.org/0000-0001-9048-0447
Miguel Ferreira Miranda
https://orcid.org/0000-0002-7316-6736
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-científicas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
Almeida Barata, João de, e Miguel Ferreira Miranda. "João de Vargas Ollero", in eViterbo. Lisboa: CHAM - Centro de Humanidades, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, {{{year}}} 2022. Consultado a 28 de setembro de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Jo%C3%A3o_de_Vargas_Ollero. DOI: []