Conrado Jacob de Niemeyer: diferenças entre revisões

Fonte: eViterbo
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 206: Linha 206:


==Obras== <!-- Incluí projectos não realizados mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na info-box, mas deve constar aqui-->
==Obras== <!-- Incluí projectos não realizados mas sobre os quais tenhamos informação. Pode incluir informação que não sendo segura, pode ser atribuída; por exemplo: uma determinada obra sobre a qual haja informação de que deve ser atribuída a x pessoa, não deve ser acrescentada na info-box, mas deve constar aqui-->
* ''Planta do Reconhecimento feito nas Capitanias de Pernambuco, & Alagoas, para servir ao projecto do estabelecimento da Estrada Militar, Defeza da Costa, e Correspondencia Telegraphica entre a Vila de Santo Antonio do Recife, e a cidade de S. Salvador na Capitania da Bahia, que por ordem do Ex.mo Sr. Luiz do Rego Barreto, Governador de Pernambuco levantou o Capitão do Real Corpo de Engenheiros Conrado Jacob de Niemeyer''. 1819.
No Arquivo Histórico do Exército, no Rio de Janeiro, constam os seguintes mapas de sua autoria:
* ''Planta hydrographica do rio Beberibe, e terrenos adjacentes, para servir projectos de encanam.to e navegação do dito rio, com aproveitamento dos terrenos actualmente alagados, segundo as diversas observações e exames feitos entre os annos de 1818 a 1855 pelo coronel engh. Conrado Jacob de Niemeyer''. 1885.
 
''Planta do Reconhecimento feito nas Capitanias de Pernambuco, & Alagoas, para servir ao projecto do estabelecimento da Estrada Militar, Defeza da Costa, e Correspondencia Telegraphica entre a Vila de Santo Antonio do Recife, e a cidade de S. Salvador na Capitania da Bahia, que por ordem do Ex.mo Sr. Luiz do Rego Barreto, Governador de Pernambuco levantou o Capitão do Real Corpo de Engenheiros Conrado Jacob de Niemeyer''. 1819. Colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, com nota explicativa, com legenda, com seta norte, escala em léguas, papel canson telado, 68,5cm x 75,5cm. (AHE 06.07.0150)
 
''Planta topográphica do bairro da Boa Vista na villa do Recife, capital da província de Pernambuco e do terreno que lhe fica ao Noroeste até as águas denominadas da Parta para servir ao nivelamento e projeto do encanamento destas águas para o Recife. Levantada por ordem do Sargento Mor comandante da Brigada de Engenheiros da mesma província pelos capitães Miranda de Brito e o 1º Tenente Niemeyer''. Colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, com nota explicativa, com rosa dos ventos, escala em braças, papel canson telado, 53cm x 88,5cm. Copia feita no Arquivo Militar em 1821. (AHE 06.06.0123)
 
Outros trabalhos:
 
''Planta hydrographica do rio Beberibe, e terrenos adjacentes, para servir projectos de encanam.to e navegação do dito rio, com aproveitamento dos terrenos actualmente alagados, segundo as diversas observações e exames feitos entre os annos de 1818 a 1855 pelo coronel engh. Conrado Jacob de Niemeyer''. 1885.


==Notas==<!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago full note with bibliography-->
==Notas==<!-- As notas e a bibliografia que foi, de facto, usada para construir a informação. Atenção: Chicago full note with bibliography-->

Revisão das 16h26min de 10 de junho de 2020


Conrado Jacob de Niemeyer
Nome completo Conrado Jacob de Niemeyer
Outras Grafias Conrado Jacó de Niemeyer
Filho(s) Conrado Jacob de Niemayer 21 de abril de 1831
Nascimento 1801
[[Rio de Janeiro, Brasil]]
Morte 1900
Postos
Posto Coronel de engenheiros
Actividade
Actividade Desenho cartográfico
Data Início: 1819
Local de Actividade [[Pernambuco, Brasil]]

Actividade Desenho hidrográfico
Data Início: 1818
Fim: 1855
Local de Actividade [[Rio Beberibe, Pernambuco, Brasil]]


Biografia

Dados biográficos

(Datas de nascimento e de morte inferidas, uma vez que se sabe que esteve activo no século XIX)

Carreira

Coronel de engenheiros ao serviço de Portugal no Brasil[1].

Outras informações

Obras

No Arquivo Histórico do Exército, no Rio de Janeiro, constam os seguintes mapas de sua autoria:

Planta do Reconhecimento feito nas Capitanias de Pernambuco, & Alagoas, para servir ao projecto do estabelecimento da Estrada Militar, Defeza da Costa, e Correspondencia Telegraphica entre a Vila de Santo Antonio do Recife, e a cidade de S. Salvador na Capitania da Bahia, que por ordem do Ex.mo Sr. Luiz do Rego Barreto, Governador de Pernambuco levantou o Capitão do Real Corpo de Engenheiros Conrado Jacob de Niemeyer. 1819. Colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, com nota explicativa, com legenda, com seta norte, escala em léguas, papel canson telado, 68,5cm x 75,5cm. (AHE 06.07.0150)

Planta topográphica do bairro da Boa Vista na villa do Recife, capital da província de Pernambuco e do terreno que lhe fica ao Noroeste até as águas denominadas da Parta para servir ao nivelamento e projeto do encanamento destas águas para o Recife. Levantada por ordem do Sargento Mor comandante da Brigada de Engenheiros da mesma província pelos capitães Miranda de Brito e o 1º Tenente Niemeyer. Colorido, nanquim, tinta colorida, aquarela, com nota explicativa, com rosa dos ventos, escala em braças, papel canson telado, 53cm x 88,5cm. Copia feita no Arquivo Militar em 1821. (AHE 06.06.0123)

Outros trabalhos:

Planta hydrographica do rio Beberibe, e terrenos adjacentes, para servir projectos de encanam.to e navegação do dito rio, com aproveitamento dos terrenos actualmente alagados, segundo as diversas observações e exames feitos entre os annos de 1818 a 1855 pelo coronel engh. Conrado Jacob de Niemeyer. 1885.

Notas

  1. Viterbo, Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal, Vol II, 197

Fontes

Bibliografia

  • Viterbo, Francisco de Sousa. Diccionario Histórico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portugueses ou a serviço de Portugal. Vol II. Lisboa: Tipografia da Academia Real das Ciências, 1904.

Ligações Externas

Autor(es) do artigo

Financiamento

Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017

DOI

Citar este artigo