Tapeçarias de Pastrana: diferenças entre revisões
Saltar para a navegação
Saltar para a pesquisa
Linha 24: | Linha 24: | ||
== Bibliografia== | == Bibliografia== | ||
*[http://hdl.handle.net/10451/8811 Araújo, Inês, "As tapeçarias de Pastrana: uma iconografia da guerra." Dissertação de mestrado, Universidade de Lisboa, 2013.] | |||
*[http://purl.pt/6391 Raczynski, Atanazy, <i>Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.</i> Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.] | *[http://purl.pt/6391 Raczynski, Atanazy, <i>Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents.</i> Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.] | ||
*Sousa, Manuel de Faria, <i>Europa Portuguesa Segunda Edicion Correta, Ilustrada, y añadida en tantos lugares, y con tales ventajas que es labor nueva por su autor Manuel de Faria, Y Sousa... Tomo I[-III].</i> Lisboa: a costa d'Antonio Craesbeeck de Mello impressor de S. Alteza, 1678-[1680]. | *Sousa, Manuel de Faria, <i>Europa Portuguesa Segunda Edicion Correta, Ilustrada, y añadida en tantos lugares, y con tales ventajas que es labor nueva por su autor Manuel de Faria, Y Sousa... Tomo I[-III].</i> Lisboa: a costa d'Antonio Craesbeeck de Mello impressor de S. Alteza, 1678-[1680]. |
Revisão das 17h42min de 5 de setembro de 2017
Tapeçarias de Pastrana | |
---|---|
Autor | oficina de Passchier Grenier, Tournai (atrib.) |
Data | c. 1471-1475 |
Dimensões | c. 4 m × c. 10 m |
Localização | Museo de la Colegiata de Nuestra Señora de la Asunción, Pastrana (Guadalajara) |
Descrição
Conjunto de quatro tapeçarias representando o desembarque em Arzila, o cerco de Arzila, a tomada de Arzila e a entrada em Tânger por D. Afonso V. Possivelmente foram encomendadas pelo próprio monarca, que as protagoniza. Faria e Sousa, no século XVII, diz ter visto uma delas na Casa do Infantado de Castela, mas não se conhecem as circunstância exactas em que passaram a ser património do Infantado. Durante muito tempo julgou-se que estavam desaparecidas, até terem sido encontradas por Reinaldo dos Santos e José de Figueiredo na Igreja de Nossa Senhora da Assunção em Pastrana, em 1915.
Referências Bibliográficas
Bibliografia
- Araújo, Inês, "As tapeçarias de Pastrana: uma iconografia da guerra." Dissertação de mestrado, Universidade de Lisboa, 2013.
- Raczynski, Atanazy, Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents. Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.
- Sousa, Manuel de Faria, Europa Portuguesa Segunda Edicion Correta, Ilustrada, y añadida en tantos lugares, y con tales ventajas que es labor nueva por su autor Manuel de Faria, Y Sousa... Tomo I[-III]. Lisboa: a costa d'Antonio Craesbeeck de Mello impressor de S. Alteza, 1678-[1680].
- Viterbo, Francisco de Sousa, Artes e Artistas em Portugal. Lisboa: Livraria Ferreira, 1892.
Ligações Externas
- Tapeçarias de Pastrana In Wikipédia.
- Tapeçarias de Pastrana In Tapices Flamengos en España.
Autor(es) do artigo
DOI
Citar este artigo
- Tapeçarias de Pastrana (última modificação: 05/09/2017). eViterbo. Visitado em 20 de setembro de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Tape%C3%A7arias_de_Pastrana