Luís Gonçalves Sena: diferenças entre revisões
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=== Dados biográficos === <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes--> | === Dados biográficos === <!--Nome pelo qual é conhecido. Local de nascimento. Data. Filiação (pai/mãe). Casamento(s). Filhos(s). Formação escolar e académica. Sítios onde estudou. Outros dados biográficos que sejam interessantes/relevantes--> | ||
Luís Gonçalves Sena nasce em Santarém em 1713, formando-se sob orientação de artista local: <i>“(…) condescendem seus Pais, com estes ardentes, e naturaes desejos de seu filho, procurando-lhe hum mestre, se não perfeito na faculdade, ao menos o melhor, que na terra havia. Finalizado o abalizado tempo desta instrucçaõ, e recolhe-se ao domicilio paterno, com aquellas pequenas luzes, que hum Mestre ignorante he capaz de comunicar” </i> | Luís Gonçalves Sena nasce em Santarém em 1713, formando-se sob orientação de artista local: <i>“(…) condescendem seus Pais, com estes ardentes, e naturaes desejos de seu filho, procurando-lhe hum mestre, se não perfeito na faculdade, ao menos o melhor, que na terra havia. Finalizado o abalizado tempo desta instrucçaõ, e recolhe-se ao domicilio paterno, com aquellas pequenas luzes, que hum Mestre ignorante he capaz de comunicar” </i> <ref name=":1" /> . Não existindo referência inequívoca ao mestre de Sena, Serrão (1978, 265) avançou com a possibilidade de Inácio Xavier (bolseiro de D. João V em Roma, discípulo de Benedetto Lutti e Paolo Mattei, celebrizado no regresso à vila pela obra de Santa Rita na Igreja de Graça de), mas cujo percurso parece contraditório à ideia de hum Mestre ignorante referido por Benedicto no elogio fúnebre de Sena. | ||
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Revisão das 17h06min de 5 de julho de 2022
Luís Gonçalves Sena | |
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Nome completo | Luís Gonçalves Sena |
Outras Grafias | valor desconhecido |
Pai | Manoel Gonçalves |
Mãe | Antónia Gomes |
Cônjuge | Feliciana Rosa |
Filho(s) | valor desconhecido |
Irmão(s) | valor desconhecido |
Nascimento | 1713 Santarém, Santarém, Portugal |
Morte | 1790 Santarém, Santarém, Portugal |
Sexo | Masculino |
Religião | valor desconhecido |
Formação | |
Formação | Instrução básica |
Local de Formação | Santarém, Santarém, Portugal |
Biografia
Dados biográficos
Luís Gonçalves Sena nasce em Santarém em 1713, formando-se sob orientação de artista local: “(…) condescendem seus Pais, com estes ardentes, e naturaes desejos de seu filho, procurando-lhe hum mestre, se não perfeito na faculdade, ao menos o melhor, que na terra havia. Finalizado o abalizado tempo desta instrucçaõ, e recolhe-se ao domicilio paterno, com aquellas pequenas luzes, que hum Mestre ignorante he capaz de comunicar” [1] . Não existindo referência inequívoca ao mestre de Sena, Serrão (1978, 265) avançou com a possibilidade de Inácio Xavier (bolseiro de D. João V em Roma, discípulo de Benedetto Lutti e Paolo Mattei, celebrizado no regresso à vila pela obra de Santa Rita na Igreja de Graça de), mas cujo percurso parece contraditório à ideia de hum Mestre ignorante referido por Benedicto no elogio fúnebre de Sena.
Carreira
Orientado por um espírito autodidata, Sena recorre à tratadística coeva tratando, reunindo em seu redor as obras que o informam na arte da pintura, como também. É certo o acesso de Sena ao tratado de Andrea Pozzo, por via tradução produzida localmente e atribuída a Inácio da Piedade Vasconcellos, e ao modelo iconográfico de Cesare Ripa que orientou o mesmo Inácio da Piedade Vasconcellos na redação dos seus Artefactos (1733).
Além da encomenda local, por particulares, irmandades e colégios da vila, são dirigidas ao pintor solicitações a partir de Lisboa, enquanto retratista nos conventos de Jesus e de S. Francsico em Xabregas, ou como quadraturista na reconstrução da igreja do Real Colégio dos Nobres.
A sua obra maior corresponde à pintura do intradorso da abóbada da capela-mor do Colégio Jesuíta de Santarém, na qual Sena expressa a suas capacidades no domínio da composição arquitetónica e destreza perspética, permitindo-lhe o elogio de: “(…) quem duvidará de ser este ingénuo Pintor hum grande Architecto, ou Perspectivo, vendo a Capella mór da magnifica Igreja, (…) Aonde elle com a maior nobreza mostrou em perspectiva todos os poderes da Arte”[2]. À sua obra Serrão (1978, 270) atribui-lhe ainda, por afinidades perspéticas e estilísticas com o teto do seminário de Santarém, o teto a fresco da capela-mor da igreja do Convento de Santo António (Gaeiras).
Outras informações
Obras
Notas
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[1] BENEDICTO 1791, 5.
[2] BENEDICTO 1791, 11.
Fontes
- Benedicto, Joaquim Duarte. Elogio do grande apelles portuguez, Luiz Gonçalves de Senna. Lisboa: Officina patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1791.
- Taborda, José da Cunha. Regras da arte da pintura. Lisboa: Impressão Régia, 1815.
- Raczynski, Atanazy. Dictionnaire historico-artistique du Portugal pour faire suite à lªouvrage ayant pour titre: Les arts en Portugal, lettres adressées à la Société artistique et scientifique de Berlin et accompagnées de documents / par Le Comte A. Raczynski. Paris: Jules Renouard et Cie, Libraires-Éditeurs, 1847.
Bibliografia
- Almada, Carmen; Figueira, Luís Tovar. “Conservação e Restauro da Igreja do Seminário de Santarém”, Monumentos , vol. 4 (1996): 66-72.
- Cabeleira, João. “Experiencing Architecture through Baroque Image: Gonçalves Sena, Painted Architecture as Architectural Space”, The International Journal of the Image , vol. 2 (2011): 119-213.
- Cabeleira, João. “Deconstructing the imaginary space of a Quadratura”, Nexus Network Journal, Architecture and Mathematics , vol. 22, 2 (2019): 25-44.
- Cabeleira, João. “Realidade e Ilusão. A dimensão arquitetónica na Quadratura de Gonçalves Sena”, in Neves, Eva Raquel; Ganhão, Joaquim (coord.) Catedral e Museu Diocesano de Santarém , Santarém: Museu Diocesano de Santarém, 2021, 26-43.
- Mello, Magno. A pintura de tectos em perspectiva no Portugal de D. João V , Lisboa: Estampa, 1998.
- Mello, Magno. Os tectos pintados em Santarém durante a fase barroca , Santarém: Câmara Municipal, 2001.
- Mello, Magno. “O modelo pozziano na pintura de falsa arquitetura na obra do pintor-decorador Luís Gonçalves de Sena (1713-1790)”, in Actas do IV Encontro de História da Arte – IFCH/UNICAMP , Campinas: Unicamp, 2008, 388-407.
- Serrão, Victor. “Luís Gonçalves da Sena, pintor de Santarém no século XVIII (1978)”, in Estudos de pintura Maneirista e Barroca , Lisboa: Editorial Caminho, 1989, 263-270.
- Serrão, Victor. “Os tectos pintados da Igreja do Antigo Colégio Jesuítico de Santarém e os seus autores”, Monumentos , vol. 4 (1996): 73.
- Serrão, Victor. “O tecto da Igreja do Seminário de Santarém e os seus presumíveis autores (1975)”, in Estudos de pintura Maneirista e Barroca , Lisboa: Editorial Caminho, 1989, 253-261.
Ligações Externas
Autor(es) do artigo
João Cabeleira
Lab2PT - Universidade do Minho
http://orcid.org/0000-0002-6800-8557
Financiamento
Fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto TechNetEMPIRE | Redes técnico-cientificas na formação do ambiente construído no Império português (1647-1871) PTDC/ART-DAQ/31959/2017
DOI
Citar este artigo
- Luís Gonçalves Sena (última modificação: 05/07/2022). eViterbo. Visitado em 14 de junho de 2024, em https://eviterbo.fcsh.unl.pt/wiki/Lu%C3%ADs_Gon%C3%A7alves_Sena